No Detalhe explica: como funciona a fatura do cartão de crédito?
Entenda como funciona a fatura do cartão de crédito, o significado da data de vencimento, se é possível fazer parcelamento da fatura e mais!
Uma das formas de pagamento mais comuns é o cartão de crédito. Inclusive, no Brasil, houve um aumento de pessoas que se consideram endividadas por conta do cartão de crédito, em relação ao último ano.
É muito importante que os consumidores estejam atentos à fatura do cartão de crédito, para evitar dores de cabeça no futuro por causa de finanças.
Nesta matéria do NoDetalhe, você fica por dentro de como funciona a fatura do cartão de crédito, qual o significado da data de fechamento da fatura do cartão, se é possível fazer parcelamento da fatura e por que é importante ter controle sobre o uso do cartão de crédito. Confira!
Como funciona a fatura do cartão de crédito?

A fatura do cartão de crédito é, de maneira resumida, um extrato ou documento que é enviado ao cliente mensalmente, onde se encontram todas as informações a respeito das compras realizadas com aquela forma de pagamento durante o mês a que corresponde a fatura, que pode variar de acordo com a data de fechamento.
Ter esse extrato é importante para o cliente visualize os detalhes do dinheiro que foi movimentado na conta, como o estabelecimento em que as compras foram realizadas, a data em que ocorreram, o número de parcelas e o valor do bem ou do serviço adquirido.
Também constam na fatura do cartão as assinaturas recorrentes que são pagas com o cartão, como é o caso de planos mensais, por exemplo.
O que é a data de fechamento da fatura?
Tendo em vista que o crédito do cartão é um tipo de empréstimo mensal, assim como tem um prazo para pagá-lo, o cliente também tem um prazo máximo para utilizar esse crédito.
Em geral, essa data pode ser definida em diálogo entre o cliente e a instituição financeira responsável pelo cartão no início do contrato. O cliente ainda tem a possibilidade de solicitar a alteração da data de fechamento durante o uso do cartão, caso haja necessidade.
Tendo em vista a flexibilidade da data de vencimento da fatura, que pode ser alterada durante o uso do cartão, o cliente tem a possibilidade de adequá-la à sua realidade financeira. Em outras palavras, o cliente pode ajustar a data de fechamento e, como consequência, o prazo que tem para pagá-la, ao melhor período do mês para fazer o pagamento, para evitar usar mais créditos do que poderá pagar mais tarde.
Tendo em vista o que a data de fechamento da fatura representa nesse contexto de compras, ela é um dos principais parâmetros que o consumidor deve utilizar na hora de programar as compras que irá realizar ao longo do mês.
Como o crédito do cartão funciona como uma espécie de empréstimo, o banco emissor poderá cobrar juros e multas sobre o valor devido, caso o cliente não faça o pagamento da fatura até a data prevista para o vencimento.
É possível fazer parcelamento da fatura?
Caso o cliente não consiga fazer o pagamento completo da fatura, não tendo em mãos o valor total para pagar o extrato, existe a possibilidade de fazer o pagamento mínimo. O valor faltante será cobrado no mês seguinte, com juros.
Em outra instância, algumas instituições podem enviar uma proposta para que o cliente pague a fatura de forma parcelada. Nesse caso, também é dada a opção de efetuar o pagamento mínimo, antes de solicitar o parcelamento.
Por que é importante ter controle sobre o uso do cartão de crédito?
Algo que os consumidores devem ter sempre em mente é que o cartão de crédito funciona como um agente de empréstimos e que, desse modo, o crédito gasto será cobrado em algum momento ao longo do mês.
Quando o consumidor se preocupa em evitar gastar mais do que pode, ele acaba por evitar dores de cabeça com dívidas e outros eventuais transtornos financeiros.
Veja também: 5 cartões de crédito com aprovação fácil [ATÉ PARA NEGATIVADOS]
Deixe seu comentário