Como funciona o Sisu? Tutorial do programa para estudar em universidades públicas

estudantes

Conquistar uma bolsa de estudos em uma universidade pública é garantia de um ensino de qualidade, por isso é importante saber como funciona o Sisu. 

O Sistema de Seleção Unificada, popularmente conhecido pela sigla Sisu, é um programa do Ministério da Educação para que jovens possam entrar em universidades federais brasileiras. 

Publicidade

Publicidade

Por meio do Sisu, os estudantes não precisam fazer o vestibular da faculdade em questão, mas é necessário realizar o Enem. O processo seletivo acontece duas vezes por ano – uma a cada semestre – e é todo feito pela internet, pelo site do programa. 

Para que o aluno seja selecionado pela nota e garanta sua vaga, é necessário se inscrever no Sisu.

Saiba mais sobre como funciona o Sisu e como realizar sua inscrição na primeira etapa de 2021.

Publicidade

Publicidade

estudantes

Inscrições Sisu 2021

As inscrições para o Sisu 2021 vão até o dia 13 de abril. A inscrição é totalmente gratuita e feita pelo site do Sisu.

Para se inscrever na primeira etapa de 2021 do programa, basta seguir o tutorial abaixo:

  1. Acesse o site do Sisu;
  2. Use seu número de matrícula no Enem e senha;
  3. Preencha todos os dados pessoais pedidos;
  4. Após se inscrever, clique em “Minha inscrição”;
  5. Lá, selecione sua primeira e segunda opção de curso/universidade;
  6. Depois de feitos estes passos, clique em “Confirmar inscrição”.

Após realizar a inscrição e escolher suas opções de curso, você deve aguardar o resultado, que sai alguns dias depois do encerramento das inscrições, no site do Sisu. O calendário completo do processo seletivo também está disponível na plataforma essencial.

Outro passo importante é confirmar toda a documentação de matrícula exigida no site, como fotos 3×4, histórico escolar completo do Ensino Médio ou equivalente e demais itens pedidos. Depois, apenas certifique-se de que tudo está correto na sua inscrição e na primeira e segunda opção de curso.

Se você não for selecionado na chamada regular, fique tranquilo, pois o Sisu também libera uma lista de espera das universidades. Fique atento e confira esta lista, pois você pode fazer parte dela e ainda ter chance de garantir uma vaga na faculdade.

Nota de corte Sisu 2021

Quanto maior a sua nota do Enem, mais chances você tem de ser selecionado no Sisu 2021. Este critério também é chamado de “nota de corte”. Cada curso e área possui uma nota média diferente. 

Publicidade

Publicidade

Cursos como medicina, odontologia, engenharias, arquitetura e direito, geralmente, são os mais concorridos. Por isso a importância de se preparar bastante para tirar uma boa nota no Enem.

Como existem centenas de cursos, com notas de cortes diferentes, existem sites que podem facilitar essa consulta, para que você tenha uma base das suas chances no processo seletivo. Uma das plataformas de consulta é o site Quero Bolsa, que oferece uma área de pesquisa para as notas de corte (clique aqui e seja redirecionado).

Basta clicar na universidade ou no curso que você deseja, que o site informa todas as informações necessárias sobre a nota de corte do Sisu. 

Resultado Sisu 2021

O momento mais aguardado do processo seletivo é a divulgação da lista de aprovados. Os resultados do primeiro semestre, geralmente, são divulgados no fim de janeiro. Já os do segundo semestre são divulgados no fim de junho. 

Publicidade

Para saber com exatidão, é bom se manter ligado no site do Sisu, pois lá existe um cronograma completo de datas e divulgações. Para realizar a consulta quando os resultados saírem, faça login no site do Sisu com a matrícula e senha do Enem e vá até a “Área do candidato”.

Publicidade

Se você for aprovado, o site vai mostrar a mensagem “Você foi aprovado para a chamada regular!”. Você também será avisado caso passe na segunda chamada. Mas, se não for, não desanime e aguarde a lista de espera. 

Agora que você já sabe como funciona o Sisu, é só realizar sua inscrição que pode te ajudar a garantir a tão sonhada bolsa de estudos em uma universidade federal.

Natália SatlerJornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
Veja mais ›
Fechar