Programa de pontos do cartão de crédito: entenda o que é e como funciona

Cartões de crédito
Você consegue resgatar os pontos do cartão de crédito (imagem: reprodução/site Juros Baixos)

Diversas instituições financeiras disponibilizam aos seus clientes os programas de pontos do cartão de crédito, no entanto, muitos não sabem como funciona essa recompensa.

Embora cada banco tenha detalhes específicos, todos eles possuem uma lógica semelhante: comprar com o cartão da instituição resulta no acúmulo de pontos que podem ser convertidos em produtos e até descontos.

Publicidade

Publicidade

Hoje, neste post, vamos mostrar algumas dessas vantagens que você pode conseguir ao utilizar o cartão de crédito! Saiba mais a seguir.

O que são os pontos do cartão de crédito?

Cartões de crédito
Você consegue resgatar os pontos do cartão de crédito (imagem: reprodução/site Juros Baixos)

As instituições bancárias utilizam bastante esse serviço para incentivar as transações financeiras. Assim, na medida em que o cliente efetua compras de determinado valor, ele ganha pontos e como recompensa pode adquirir outros benefícios.

De forma geral, é necessário gastar, no mínimo, um dólar em território nacional ou estrangeiro para pontuar.

Publicidade

Publicidade

Vale mencionar que esses pontos, a depender do banco, podem variar, bem como o nível do cartão administrado.

Logo, se o cartão é de modalidade nacional ou internacional, o usuário vai receber um ponto a cada dólar gasto.

Todo cartão de crédito oferece o serviço de pontuação?

Nem todas as opções de cartão de crédito oferecem certo programa de fidelidade. Então, caso o seu cartão não disponha desse serviço, não estranhe.

Pode ser que para ter acesso ao benéfico de pontos do cartão de crédito, você tenha que se cadastrar, uma vez que o programa tem custo.

Desta forma, vale a pena contatar a operadora de seu cartão para verificar se ela oferece essa possibilidade, e quais são diretrizes a respeito do serviço.

Utilização dos pontos do cartão de crédito

O resgate vai depender do que o cartão concede e também da intenção do consumidor, logo, torna-se primordial estar por dentro das alternativas.

Publicidade

Publicidade

A maioria dos cartões de crédito faz a troca dos pontos por milhas aéreas, os quais possuem parceria com as principais companhias.

Em vista disso, segundo a Mastercard (uma das principais bandeiras de cartões de crédito) 36% dos brasileiros optam em resgatar produtos atrelados às viagens, passagens aéreas, reserva em hotéis e aluguel de automóveis.

Dentre as alternativas para resgatar, existem outras maneiras, como:

  • “Apagar” gastos na fatura do cartão;
  • Reduzir o valor da taxa de anuidade;
  • Por meio da pontuação, obter descontos no valor final da fatura;
  • Transformar pontos em cashback;
  • Acesso a promoções e descontos em diversos estabelecimentos, como cinemas e restaurantes;
  • Contratar serviços como Uber, Netflix, entre outros;

Vale destacar que não há um padrão estabelecido quanto aos serviços e produtos disponibilizados, pois, cada cartão pode oferecer opções diferentes. Geralmente, produtos relacionados ao turismo e milhas aéreas são as alternativas mais frequentes.

A pontuação do cartão tem prazo de validade?

Publicidade

Sim, os pontos têm validade e, caso não sejam utilizados, podem expirar. Em média, o cartão dispõe o prazo de um ano, contudo, cada instituição financeira segue sua própria política.

Publicidade

Assim sendo, é de grande importância que o consumidor fique atento aos pontos do cartão de crédito e resgate-os para obter um serviço que tenha interesse, pois a expiração deles significa perda de dinheiro.

Paulo Victor SilvaEstudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante de leitura e apaixonado por música.
Veja mais ›
Fechar