Como gastar menos nas contas do mês – Passo a Passo para economizar

Pagar as contas do mês e ainda fazer sobrar dinheiro não é tarefa fácil. Por isso, fica a dúvida: como gastar menos nas contas do mês? 

A boa notícia é que, apesar dos preços altíssimos dos itens básicos – tanto do mercado, como de serviços essenciais – ainda é possível diminuir alguns consumos e economizar. 

Publicidade

Publicidade

Ações simples do dia a dia podem ajudar a diminuir os gastos e controlar melhor as finanças. Separamos aqui algumas dicas, que podem fazer toda a diferença no seu orçamento. Veja! 

Como gastar menos nas contas do mês - Passo a Passo para economizar
Como gastar menos nas contas do mês – Passo a Passo para economizar.

5 passos para gastar menos nas contas do mês 

Para conseguir equilibrar as contas, é preciso primeiro identificar alguns padrões de comportamento de consumo. Com isso, podemos organizar as diferentes formas de economia doméstica. 

Vale ressaltar, também, que não há fórmula mágica. Todas as práticas ditas aqui podem ser realizadas por qualquer indivíduo, porém, é necessário observar as condições de cada um e adaptar as dicas a cada realidade. 

Publicidade

Publicidade

Confira as 5 dicas para gastar menos nas contas do mês. 

1º analise as despesas e corte os desperdícios

O primeiro passo para gastar menos nas contas do mês é, com certeza, reanalisar seu consumo e identificar oportunidades, principalmente contendo desperdícios. 

Para isso, anote cada das suas contas para ter uma noção de qual é o seu gasto mensal. Depois, separe quais são as suas despesas fixas e quais são variáveis e comece a elencar quais as suas reais necessidades. 

Por exemplo, se você assina 5 serviços de streaming, é provável que alguns deles não estejam sendo realmente usados. Então, vale a pena rever esse gasto e, talvez, cortar alguns deles. 

Com essas pequenas ações, você conseguirá economizar mensalmente e aplicar esse dinheiro em coisas que, realmente, irá usar. 

2° economize água

Como sabemos, economizar água ajuda tanto financeiramente quanto o meio ambiente. 

Publicidade

Publicidade

Pequenas medidas podem fazer toda a diferença para o seu bolso, como:

  • Tomar banhos mais rápido
  • Desligar a torneira ao ensaboar a louça ou escovar os dentes
  • Reaproveitar a água da roupa para lavar o quintal
  • Verificar se existe algum vazamento na sua casa

3° racione a energia elétrica

Assim como a água, economizar energia elétrica é fundamente, principalmente em tempos de alta nas taxas de consumo. 

Além das medidas básicas, como apagar as luzes dos cômodos que você não estiver usando, desligar a TV quando não tiver ninguém assistindo, entre outros, você também pode: 

  • Trocar as lâmpadas por modelos mais econômicos
  • Optar por não ligar as luzes se conseguir aproveitar a luz natural.
  • Tirar eletrônicos da tomada quando você não estiver usando.

Além disso, reduza o tempo de uso de alguns itens que gastam bastante energia, os famosos vilões de luz, como o ferro de passar e chuveiro elétrico.

4º organize suas compras de mercado

Publicidade

Organize suas compras do mercado! A dica parece simples, mas faz toda a diferença.

Publicidade

Para isso, primeiro, crie o hábito de fazer listas de compras e atente-se para comprar apenas o que estiver na lista. Isso ajuda a evitar distrações e ser mais objetivo. 

Outra dica é procurar os produtos de qualidade e são mais em conta. Para isso, você pode pesquisas entre amigos e moradores do bairro para saber a rede varejista mais barata da região. 

Além disso, alguns mercados possuem aplicativos e programas de vantagens, como cupons e descontos. Aproveite e use esses recursos para conseguir produtos mais baratos. 

5º baixe um aplicativo de controle de finanças 

Publicidade

Publicidade

Atualmente, existem diversos aplicativos que podem te ajudar a controlar os gastos ou a ter um planejamento financeiro.

Eles ajudam a anotar os gastos, perceber o que pode ser cortado e/ou diminuído, e até mesmo a começar a vida nos investimentos. 

Quer mais dicas sobre finanças? Acompanhe nossa editorial de Finanças e esteja sempre atualizado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, planejamento financeiro e muito mais!  

Jornalista com mais de 8 anos de experiência. Trabalhou como redatora, repórter e produtora na emissora Nossa Rádio FM e produtora na Metropolitana AM, depois foi diretora-geral do conhecido podcast Mamilos, passou por algumas agências de São Paulo e Rio de Janeiro e agora, além de colaboradora da WebGo Content, é Copy Content na In House da divisão agrícola da Bayer e Host/Criadora do podcast "Me Empresta Seus Óculos".
InstagramLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário