Como pagar com QR Code? É seguro?
Devido ao aumento do uso de aparelho celular e computador para fazer transações financeiras, nos últimos tempos tem se discutido muito sobre a segurança existente em pagamentos digitais, principalmente com a usabilidade do QR Code para efetuar pagamentos online.
Embora muitos não saibam, o QR Code surgiu em 1997, no entanto, a ferramenta somente passou a ser utilizada no cenário das finanças há alguns anos.
Saiba mais a seguir os principais detalhes acerca do QR Code.
Afinal, o que é QR Code?

QR Code é a sigla do termo Quick Response, que corresponde a um código bidimensional, que, ao ser lido pelo celular dá acesso a um link, uma imagem e até concede a realização de pagamentos.
Essa última opção tem sido a mais utilizada, uma vez que oferece maior praticidade e rapidez na hora de realizar pagamentos, pois, requer apenas que o usuário tenha um smartphone em mãos.
O pagamento pelo QR Code pode ser feito sob duas maneiras. A primeira delas, talvez a mais usual, se dá por meio da geração do código pelo smartphone do cliente. O vendedor faz a leitura desse código e, em seguida, digita o valor do item vendido.
A outra forma se refere a quando o cliente se dirige ao caixa e nele, um código é emitido em seu sistema ou na conta.
Para concluir a ação, o cliente deve digitar a sua senha, concluindo assim a transação.
É seguro pagar via QR Code?
Conforme uma pesquisa realizada e divulgada em 2018, pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), o território brasileiro conta com mais de um smartphone ativo por habitante.
Com esse aumento no número de dispositivos utilizados e com alto investimento em novas tecnologias, passaram a surgir novos meios de pagamento, como é o caso do QR Code, que tem ganhando seu espaço.
Contudo, no meio dessa nova tecnologia, surgiram dúvidas quanto à segurança. Em vista disto, é possível dizer que de fato, é seguro, pois, para finalizar uma compra é necessário passar por três tipos de verificações.
Se o usuário utilizar um smartphone, por exemplo, é necessário que ele insira a senha do aparelho. Após isso, é preciso realizar o reconhecimento biométrico ou senha para ter acesso ao dispositivo e, por fim, inserir a senha do telefone celular para finalizar a compra.
Como pagar com QR Code (passo a passo enumerado)
De forma geral, o consumidor deve apontar a câmera de seu smartphone para o código com aplicativo de leitura aberto, auxiliando quanto ao posicionamento do aparelho. Depois, deve comparar as informações com o banco de dados.
Todo esse procedimento é realizado de maneira rápida e, sobretudo, com muita segurança. Vale lembrar que o pagamento QR Code evita fraudes, como é caso de pagamentos duplicados.
Maquininhas que aceitam pagamento via QR Code
Selecionamos abaixo 4 tipos de maquininhas que aceitam pagamento via QR Code. Confira:
Moderninhas PagSeguro
Todas as categorias de maquina Moderninhas aceitam QR Code. Para isso, basta que o cliente tenha o aplicativo PagBank para ter acesso a essa forma de pagamento.
Point Pro da Mercado Pago
Apenas a maquininha Point Pro, da Mercado pago, aceita pagamento via QR Code direto na tela da máquina. Caso você queira comprar uma Point Mini Chip ou Point Mini, essa forma de pagamento poderá ser oferecida utilizando o app da empresa em seu smartphone.
Máquina da Cielo
Embora a Cielo apresente ampla linha de máquinas de cartão, somente três tipos estão preparados para pagamento via QR Code: Cielo 3G sem fio, Cielo Flash e a Lio V2. As outras categorias de máquinas requerem uso do app Cielo Play.
Fontes: Code Money, Mobile Transaction
Deixe seu comentário