Como pagar um boleto com PIX – contas de luz, água e outras contas básicas

Sistema de pagamento instantâneo Pix também pode ser utilizado para pagar boletos. Saiba como!

Pagamento Pix

O sistema Pix de pagamento instantâneo foi instaurado pelo Banco Central em novembro de 2020 e funciona por meio de chaves de acesso pré-cadastradas.

Publicidade

Publicidade

O Pix também permite o pagamento de contas, inclusive com a utilização de boletos e sistema de QR Code.

Boletos podem ser pagos com Pix pelo app do banco

A praticidade em efetuar os pagamentos pelo celular sem a necessidade de sair de casa é um dos pontos positivos de utilizar o sistema.

Além disso, pagar boletos com o Pix não exige um horário limite nem dias de disponibilidade.

Publicidade

Publicidade

Como pagar

Para utilizar o Pix para efetuar o pagamento de boletos com o QR Code basta utilizar o aplicativo do banco onde o usuário possui uma chave de acesso cadastrada.

Como exemplo ao público trouxemos um tutorial realizado no app do Nubank. Veja como é fácil:

  1. Abra o aplicativo do seu banco;
  2. Busque e selecione a opção Pix;
  3. Selecione a aba “Pagar”;
  4. Escolher a opção “Ler QR Code” e aponte a câmera do seu celular para o código indicado no boleto;
  5. Se o boleto não tiver QR Code é só informar o número do código de barras;
  6. Escolha a opção “Pix Copia e Cola”;
  7. Insira o código do seu boleto;
  8. Pronto!

De acordo com o Banco Central, as próximas novidades do Pix estão previstas ainda para este ano e podem garantir a movimentação de conta salário, a integração de pagamento com contatos da agenda telefônica, saque em dinheiro e pagamento por aproximação.

Também é previsto um mecanismo de devolução de recursos por parte do prestador de serviço e em caso de suspeita de fraude, bem como em falha operacional.

Boleto e Pix

Para entendermos quais são as vantagens e as desvantagens de ambos os modelos de pagamento, boleto e Pix, é preciso conhecer a funcionalidade e os pontos positivos e negativos de cada um.

No caso do boleto bancário, esse método de pagamento é bastante tradicional entre os consumidores tanto em compras virtuais quanto físicas. 

Publicidade

Publicidade

Se tratando de compras online o boleto só perde para o cartão de crédito, uma vez que por ano são emitidos 3,6 bilhões de boletos.

Entre as principais vantagens do boleto está a facilidade em realizar pagamentos em diversos estabelecimentos e não precisar ter conta corrente em uma instituição financeira.

Além da facilidade o boleto também pode conceder descontos para pagamentos à vista e de baixo custo, bem como para a quitação de débitos antes do prazo de vencimento.

Outro fator que contribui para a utilização do boleto é a segurança de dados dos clientes, pois não é necessário fornecer informações pessoais ou de cartões, por exemplo.

Publicidade

Já entre as desvantagens de utilizar o boleto para pagamento de contas está o tempo de compensação que pode levar até 3 dias úteis e, consequentemente, a liberação do produto ou serviço.

Publicidade

Para quem deseja desistir da compra por algum motivo o boleto também acaba sendo uma desvantagem, pois não tem como voltar atrás depois de efetuado o pagamento.

Em relação ao Pix, a principal vantagem para o pagamento de contas está na rapidez com que o procedimento é efetuado. Além disso, não há restrição de horário e dia.

O custo baixo também chama a atenção para a utilização do Pix já que o valor mínimo exigido para as transações é de apenas R$1 e as taxas são quase nulas.

Publicidade

Publicidade

A segurança das transações também é um ponto positivo para o Pix, pois a liquidação é administrada pelo Banco Central e o recurso permite a autenticação biométrica ou por reconhecimento facial.

Contudo, a desvantagem do Pix está na fase de adaptação, uma vez que nem todos utilizam o sistema.

Fontes: GalaxPay e Olhar Digital.

Felipe Calbo
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário