Como pedir prorrogação do auxílio-doença?
Como pedir prorrogação do auxílio-doença? Confira todas as informações que você precisa saber para não ficar perdido aqui No Detalhe.
O auxílio-doença fornecido pelo governo federal através do INSS para pessoas que não estão em condições de desempenhar sua função no trabalho, pode ser prorrogado caso o cidadão ainda não tenha se recuperado da doença ou acidente. Para que haja uma prorrogação de seu benefício, é necessário passar por uma nova perícia médica.
O pedido da prorrogação do auxílio-doença pode ser feito em qualquer agência do INSS ou de maneira online, pelo site ou aplicativo Meu INSS. O resultado do pedido pode ser visto na mesma plataforma.
O que é o auxílio-doença e quando solicitar a prorrogação?
O auxílio-doença é um benefício concedido pelo INSS para trabalhadores que estão momentaneamente incapazes de exercer sua função no serviço em razão de alguma doença ou por causa de um acidente.
Assim sendo, o benefício apenas é fornecido por meio da comprovação de incapacidade através da perícia médica realizada em uma das agências do INSS.

Caso o prazo concedido pelo INSS não seja suficiente para retornar ao trabalho, é necessário pedir a prorrogação do auxílio-doença. Por isso, o segurado deve estar atento à data final de seu benefício, visto que o pedido para a prorrogação deve ser feito 15 dias antes de seu encerramento.
Como solicitar prorrogação do auxílio-doença?
Para solicitar a prorrogação do auxílio-doença, basta fazer o requerimento pelo 135, que é o número de telefone do INSS ou comparecer em uma das agências mais próximas de sua casa. Além disso, também poderá acessar o site ou o aplicativo Meu INSS e fazer login com seu CPF e senha para realizar o requerimento. Se por acaso for o primeiro acesso, é necessário efetuar um cadastro.
Na página inicial da plataforma, encontrará a opção “Agendar Perícia” e então deve clicar sobre ela. Assim, na próxima tela, basta clicar na opção de “Perícia de Prorrogação”. Quando fizer isso, aparecerá a seguinte mensagem: “Serviço para realização de perícia médica das solicitações de prorrogação dos benefícios por incapacidade”; então deverá clicar em “Selecionar” para poder avançar.
Na próxima tela aparecerá para o beneficiário indicar seu nome completo, seu telefone fixo ou celular e e-mail para realizar o requerimento. Como também, seu Número de Benefício (NB). Para continuar a solicitação, deverá clicar em “Avançar”.
O próximo passo é selecionar a agência do INSS e, dessa forma, aparecerá automaticamente o dia e o horário para o seu atendimento.
É importante lembrar que no dia da perícia é preciso levar documento de identificação com foto, CPF e documentos médicos atualizados com informações sobre o seu tratamento. Para saber o resultado da perícia, basta acessar a mesma plataforma a fim de conseguir visualizar a documentação.
Deixe seu comentário