Como pedir prorrogação do auxílio-doença?

Como pedir prorrogação do auxílio-doença? Confira todas as informações que você precisa saber para não ficar perdido aqui No Detalhe.

O auxílio-doença fornecido pelo governo federal através do INSS para pessoas que não estão em condições de desempenhar sua função no trabalho, pode ser prorrogado caso o cidadão ainda não tenha se recuperado da doença ou acidente. Para que haja uma prorrogação de seu benefício, é necessário passar por uma nova perícia médica.

O pedido da prorrogação do auxílio-doença pode ser feito em qualquer agência do INSS ou de maneira online, pelo site ou aplicativo Meu INSS. O resultado do pedido pode ser visto na mesma plataforma.

Publicidade

Publicidade

O que é o auxílio-doença e quando solicitar a prorrogação?

O auxílio-doença é um benefício concedido pelo INSS para trabalhadores que estão momentaneamente incapazes de exercer sua função no serviço em razão de alguma doença ou por causa de um acidente.

Assim sendo, o benefício apenas é fornecido por meio da comprovação de incapacidade através da perícia médica realizada em uma das agências do INSS.

Como pedir prorrogação do auxílio-doença (2)
Fonte/Reprodução: original

Caso o prazo concedido pelo INSS não seja suficiente para retornar ao trabalho, é necessário pedir a prorrogação do auxílio-doença. Por isso, o segurado deve estar atento à data final de seu benefício, visto que o pedido para a prorrogação deve ser feito 15 dias antes de seu encerramento.

Publicidade

Publicidade

Como solicitar prorrogação do auxílio-doença?

Para solicitar a prorrogação do auxílio-doença, basta fazer o requerimento pelo 135, que é o número de telefone do INSS ou comparecer em uma das agências mais próximas de sua casa. Além disso, também poderá acessar o site ou o aplicativo Meu INSS e fazer login com seu CPF e senha para realizar o requerimento. Se por acaso for o primeiro acesso, é necessário efetuar um cadastro.

Na página inicial da plataforma, encontrará a opção “Agendar Perícia” e então deve clicar sobre ela. Assim, na próxima tela, basta clicar na opção de “Perícia de Prorrogação”. Quando fizer isso, aparecerá a seguinte mensagem: “Serviço para realização de perícia médica das solicitações de prorrogação dos benefícios por incapacidade”; então deverá clicar em “Selecionar” para poder avançar.

Na próxima tela aparecerá para o beneficiário indicar seu nome completo, seu telefone fixo ou celular e e-mail para realizar o requerimento. Como também, seu Número de Benefício (NB). Para continuar a solicitação, deverá clicar em “Avançar”.

O próximo passo é selecionar a agência do INSS e, dessa forma, aparecerá automaticamente o dia e o horário para o seu atendimento.

É importante lembrar que no dia da perícia é preciso levar documento de identificação com foto, CPF e documentos médicos atualizados com informações sobre o seu tratamento. Para saber o resultado da perícia, basta acessar a mesma plataforma a fim de conseguir visualizar a documentação.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário