Como renegociar as dívidas de uma empresa? Veja como salvar seu CNPJ

A crise está afetando cada vez mais os micro e pequenos empreendedores. Segundo estudo feito pelo Sebrae, as micro e pequenas empresas brasileiras acumulam cerca de R$ 106 bilhões em dívidas. 

De acordo com dados da Receita Federal, mais de 7 milhões de CNPJs estão endividados no Brasil. O principal motivo para o acúmulo de dívidas é a queda no faturamento.

Mas existe a possibilidade de sair da inadimplência e renegociar as dívidas da empresa. Confira seis dicas que vão te ajudar a salvar o seu CNPJ.

Como renegociar as dívidas de uma empresa? Veja como salvar seu CNPJ
Como renegociar as dívidas de uma empresa? Veja como salvar seu CNPJ | Imagem: Canva

Organização

O primeiro passo para salvar o seu CNPJ é organizar suas dívidas, antes de buscar uma renegociação. Identifique o que a empresa está devendo, reúna as informações e as organize com o nome do credor, valor da prestação, taxa de juros cobrada, prazo, entre outros dados. Quando você mapeia as dívidas em aberto fica muito mais fácil enxergar a situação atual da empresa e o grau de endividamento.

Prioridade

Depois de organizar as contas, é hora de escolher a renegociação mais apropriada para o seu negócio. Pense com calma e analise as possibilidades oferecidas, pois essa escolhida depende da realidade da sua empresa. 

Considere o valor da dívida e opte por pagar as contas mais altas, tendo em vista a incidência de taxas e juros a longo prazo. Tome cuidado, pois as dívidas mais altas têm maior risco de inadimplência e insolvência. 

De olho nas condições

É importante que você preste muita atenção ao buscar a renegociação de uma dívida. Você deverá analisar diversos fatores essenciais, como prazo, taxa de juros, valor da parcela, garantias exigidas, etc. Além disso, avalie o fluxo de caixa da sua empresa no momento para saber se você conseguirá cumprir o acordo. 

Mutirão de Renegociação Tributária da União

O Governo Federal anunciou o Mutirão em outubro de 2020. A iniciativa auxilia micro e pequenos empresários a regularizarem seus débitos com condições facilitadas. O Mutirão conta com o apoio do Sebrae e possibilita desconto de até 100% sobre os juros e 70% sobre a dívida. Clique aqui para saber mais sobre o Mutirão de Renegociação Tributária da União.

Portabilidade de dívidas

Analise a possibilidade de transferir sua dívida para uma instituição financeira que ofereça melhores condições de pagamento. Devido à pandemia, as instituições estão mais abertas para renegociar dívidas e realizar portabilidade. Mas fique de olho nas condições, para não aumentar ainda mais sua dívida a longo prazo.

Fique atento, pois o banco de origem é obrigado a fornecer todas as informações para que você solicite a portabilidade, como número de contrato e saldo devedor atualizado, por exemplo. Pesquise bastante antes de realizar a solicitação e converse com o gerente do seu banco para saber se há uma contraproposta mais adequada para o momento do seu negócio.

Serasa Limpa Nome

Outra alternativa interessante para quem quer salvar o CNPJ é o Serasa Limpa Nome. Com a expansão da ferramenta, que antes era somente para Pessoa Física, os micro e pequenos empresários podem renegociar suas dívidas e ainda garantir descontos para a empresa.

Para acessar os descontos para uma dívida empresarial, basta seguir o tutorial abaixo:

  1. Clique aqui para acessar o Serasa Limpa Nome;
  2. Informe o CPF que está atrelado à empresa;
  3. Insira a senha cadastrada no sistema;
  4. Se você não for cadastrado, basta clicar em “Cadastre-se grátis” e preencher os dados”;
  5. Clique em “Consultar”.

Para visualizar as ofertas disponíveis para o seu CNPJ, basta clicar na aba “Para sua empresa”. Agora é só colocar nossas dicas em prática para renegociar as dívidas e limpar o nome da sua empresa.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário