Como saber se eu preciso de crédito ou empréstimo? O Sebrae te ajuda!

Saber lidar com as finanças do negócio é essencial para ir bem neste segmento.

No entanto, nem sempre é possível e, em muitos casos, é necessário pedir dinheiro emprestado. Mas, como saber se é preciso de um crédito ou empréstimo?

Publicidade

Publicidade

Descubra nessa matéria!

Sebrae ajuda empreendedores a identificarem melhor crédito para o negócio
Sebrae ajuda empreendedores a identificarem melhor crédito para o negócio

Os especialistas apontam que, nem sempre, para resolver problemas internos, há necessidade de apostar nas linhas de créditos.

Por isso, com o objetivo de ajudar os pequenos negócios, promovendo seu desenvolvimento saudável, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) disponibiliza em seu portal diversos conteúdos para tirar dúvidas antes do empreendedor se decidir.

Publicidade

Publicidade

Saiba que a instituição oferece auxílio remoto, durante a pandemia. Para isso, o empreendedor pode acionar pelo próprio portal.

Busca por empréstimo cresceu

De acordo com os dados da Unidade de Relacionamento com o Cliente do Sebrae revelam que a busca pelo termo “empréstimo” cresceu 919%, se comparado com o mês de abril de 2020 e 2021.

O analista de capitalização e serviços financeiros do Sebrae, Weniston Abreu explica que antes de fazer uma dívida, o empreendedor precisa fazer uma análise criteriosa da saúde financeira do seu negócio, antes de solicitar o valor.

“Se a empresa trabalha com estoque, por exemplo, é fundamental olhá-lo com cuidado. Afinal, se tiver muitos produtos armazenados, uma alternativa é fazer promoções para gerar caixa, garantindo a entrada de recursos”, explica.

Ele conta que nos casos de empresa de serviço que dependem das demandas do dia a dia, uma dica é analisar quais custos podem ser cortados e que não agregam o valor.

Ele ensina que para isso, o empreendedor pode reduzir o quadro de funcionários. vender ativos, como um equipamento ou carro da empresa, desde que não comprometa o negócio.

“Se ainda assim o empréstimo for necessário, é fundamental pesquisar quais instituições oferecem condições mais adequadas para a necessidade atual da empresa”, acrescenta o diretor.

Financiamento ou empréstimo: entenda as diferenças

Antes de escolher uma opção, é importante entender como cada um deles funciona e quais são suas diferenças.

  • Saiba que no financiamento há uma finalidade particular para o valor retirado da instituição finalmente. Normalmente, o financiamento é voltado para a aquisição de bens;
  • Já no empréstimo, o valor pode ser utilizado pelo empresário sem definição prévia.

“As linhas de crédito com prazo de carência de pagamento, com a quitação para daqui a dois ou três meses, podem ser interessantes. É essencial olhar a capacidade atual da empresa, mas pensando lá na frente, avaliando como será o impacto disso no fluxo futuro. Os empreendedores precisam analisar se a parcela mensal caberá no fluxo financeiro. Esse passo é importante para evitar situação de inadimplência depois, que comprometa o negócio”, lembra o analista.

Publicidade

Publicidade

Para as empresas de pequeno porte, o Sebrae disponibiliza em seu portal dicas de como proceder, além de os micros e pequenos empreendedores poderem agendar orientação com profissionais da instituição para tirar dúvidas.

O analista de capitalização e serviços financeiros do Sebrae explica que após analisar o cenário da empresa, a equipe do Sebrae apresenta algumas opções, expondo as vantagens e desvantagens de cada uma. “Neste período de pandemia, os agendamentos estão ocorrendo de forma remota nas unidades estaduais do Sebrae”, conta.

A dica do analista é que o empreendedor busque ajuda um profissional especializado em economia ou um contador que conheça a situação da empresa com detalhes, antes de solicitar crédito.

Mês do crédito Sebrae

Durante todo o mês de junho, o Sebrae vai realizar diversas ações para orientar os empreendedores sobre os assuntos relacionados ao crédito e a gestão financeira do negócio.

Publicidade

Uma das iniciativas é o lançamento do Radar Financeiro, que oferecerá conteúdos interativos sobre crédito e finanças, para que o usuário entenda melhor sobre o assunto e consiga identificar qual sua empresa precisa.

Publicidade

No Instagram do Sebrae (@sebrae) é possível ficar informado sobre os eventos on-line que serão realizados do longo do mês.

Jornalista com mais de 7 anos de experiência. Atuou como redatora em jornais impressos, sites especializados em moda e agências de comunicação em Mogi das Cruzes, São Paulo e Goiânia. Fez parte da equipe voluntários da ONG Trupe do Riso, cuidando das redes sociais da instituição. Além de colaboradora da WebGo Content, atua na Agência Conect, especializada em comunicação e marketing para profissionais da Saúde.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário