No Detalhe ensina: como tirar CPF pela internet (100% online)

No Detalhe ensina: como tirar CPF pela internet (100% online)
Veja como funciona o procedimento para tirar o CPF pela internet. Foto: Reprodução

O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um documento de extrema importância no Brasil, indispensável em diversas situações. Atualmente, quem ainda não tem um CPF pode tirar o seu pela internet.

Como não existe idade mínima para ter um CPF, qualquer pessoa pode conseguir o documento, inclusive recém-nascidos. Além disso, até mesmo estrangeiros e brasileiros que vivem no exterior podem se inscrever neste banco de dados gerenciado pela Receita Federal.

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No entanto, é importante destacar que cada cidadão pode ser inscrever no CPF uma única vez. Ou seja, o número do documento é único e definitivo para cada pessoa.

Quais os documentos necessários para se inscrever no CPF?

No Detalhe ensina: como tirar CPF pela internet (100% online)
Veja como funciona o procedimento para tirar o CPF pela internet. Foto: Reprodução

Em todos os casos, a pessoa que deseja tirar o CPF precisa apresentar um documento oficial com foto. Caso no documento em questão não conste a naturalidade, filiação e data de nascimento, a pessoa também deve apresentar uma Certidão de Nascimento ou de Casamento.

Além disso, para pessoas que tenham entre 18 e 70 anos de idade, é obrigatório apresentar o título de eleitor ou documento que comprove alistamento eleitoral.

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Enquanto isso, além da documentação citada no início deste tópico, menores de idade também precisam apresentar os seguintes documentos para tirar o CPF:

  • Para pessoas com 16 ou 17 anos: Documento oficial com foto do solicitante (pai ou mãe), se for o caso;
  • Para menores de 16 anos: Documento oficial com foto do solicitante (pai, mãe, tutor ou responsável pela guarda) e, conforme o caso, documento que comprove tutela ou responsabilidade pela guarda do incapaz.

Como tirar o CPF pela internet?

Para solicitar inscrição no CPF pela internet, é só preencher o formulário disponibilizado pela Receita Federal. Nesse caso, há uma página para cada tipo de situação:

  • Para cidadãos brasileiros que moram no Brasil, o link é este aqui;
  • Enquanto isso, brasileiros que vivem no exterior devem clicar aqui;
  • Por fim, cidadão estrangeiros devem preencher este formulário.

Além disso, quando o preenchimento do formulário resultar na emissão de um protocolo de atendimento, o cidadão deve apresentar este protocolo e os documentos necessários na Receita Federal.

Mas excepcionalmente durante a pandemia, é possível enviar esta documentação por e-mail, por meio dos endereços que veremos a seguir.

Endereços eletrônicos para enviar a documentação

Cada uma das 10 regiões tem um endereço de e-mail próprio para que os solicitantes enviem o protocolos e os documentos para a Receita, além do endereço para quem mora no exterior:

Veja também: Saiba como regularizar o seu CPF

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
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