ENEM 2020: Como utilizar a nova do exame no PROUNI 2021? Confira!

Já é possível se inscrever no Prouni usando a nota do Enem. O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio foi divulgado nesta segunda-feira (29), no site do Inep. Além disso, você pode ingressar em uma universidade pelo Sisu utilizando também a nota obtida nas provas do Enem.

Caso você ainda esteja com dúvidas, fique tranquilo, pois preparamos um tutorial completo de como se inscrever no Prouni usando a nota do Enem. 

pessoa escrevendo em caderno

Sobre o Prouni

O Programa Universidade para Todos concede bolsas de estudos em universidades privadas a estudantes que alcançam boas notas no Enem, e que não têm condições financeiras de pagar uma faculdade. As bolsas podem ser integrais (100%) ou parciais (50%).

Além de ter garantido uma boa nota – ou satisfatória – no Enem, o estudante deve se encaixar nos critérios socioeconômicos do programa. Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Já para garantir uma bolsa parcial, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 3 salários mínimos. Além disso, existem os critérios avaliativos, entre eles estão: não ter zerado a redação do Enem e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das provas.

O candidato também deve ter estudado em escola pública ou ter sido bolsista integral de instituição privada. As bolsas do Prouni também são direcionadas a pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino.

Inscrição Prouni 2021

Se inscrever no Prouni usando a nota do Enem é muito fácil. Basta acessar o site do programa e informar seu número de inscrição e senha do Enem.

Com estas informações, o sistema recupera automaticamente a nota obtida no exame. Depois, basta escolher a 1ª e 2ª opção de universidade e a 1ª e 2ª opção de curso.

Você também pode escolher as duas opções de curso em uma única universidade, ou escolher duas universidades e o mesmo curso de graduação.

A seleção do Prouni acontece por meio da comparação das notas dos candidatos que concorrem uma vaga, seja para o mesmo curso, mesma instituição de ensino, mesmo período ou para a mesma modalidade de concorrência.

Critérios de desempate

Quanto maior for sua nota média no Enem, maior é a possibilidade de garantir uma bolsa de estudos pelo Prouni. Mas caso ocorra empate entre dois ou mais candidatos, o sistema dá prioridade ao estudante que tirou a maior nota na redação.

Existem outros critérios de desempate. Confira abaixo:

  • Maior nota na redação;
  • Maior nota em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Maior nota em Matemática e suas Tecnologias;
  • Maior nota em Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Maior nota em Ciências Humanas e suas Tecnologias.

A lista dos estudantes selecionados e o cronograma do Prouni podem ser acessados no site do programa. Mas quem não conseguiu uma bolsa de estudos na chamada regular, não precisa se preocupar, pois o Prouni possui uma lista de espera.

Na primeira chamada, os candidatos precisam manifestar interesse na lista de espera. Mas na segunda chamada do programa, a participação na lista é realizada de forma automática pelo sistema do Prouni.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário