Compra de carros usados aumentou em 2021. É um bom momento para financiamento de veículos?

Devido aos impactos causados na economia pela pandemia de Covid-19, muitos brasileiros ficam em dúvida na hora de fazer um empreendimento, como por exemplo, a compra de carros usados.

Afinal, empreender em algum produto diante ao atual cenário econômico, com certeza é uma ação a se pensar.

Publicidade

Publicidade

Então, se você possui incerteza quanto à compra de um carro, basta continuar a leitura deste post para se informar sobre o assunto.

Avaliação do estado e tempo de uso do veículo

Carros usados em uma área extensa
Investir na compra de um carro usado pode ser um bom empreendimento (imagem: reprodução/site OverBR)

Assim que sai da concessionária, o veículo zero quilômetro perde aproximadamente 15% do seu valor. A partir de então, seu preço tende a diminuir com o tempo de uso.

Esse fator é chamado de depreciação. Dessa forma, por apresentarem menor desvalorização, os veículos usados podem oferecer mais vantagens para o comprador.

Publicidade

Publicidade

Além disso, é importante saber que um automóvel se enquadra como seminovo quando está há aproximadamente 3 anos sob a posse do proprietário. Fora isso, o veículo deve apresentar quilometragem rodada entre 2 mil e 20 mil quilômetros.

De forma geral, as condições do veículo precisam ser levadas em conta. Pois, a depender das avarias no motor e na lataria, um carro com baixa quilometragem é tido como usado.

O que levar em consideração na hora de comprar um carro usado?

Se você já analisou todas as possibilidades e optou em comprar um carro usado devido ao seu preço e as formas de pagamento, antes de fechar negócio, é necessário considerar alguns fatores, como:

Valor do seguro

Como os veículos antigos apresentam maior dificuldade quanto à disponibilização de peças para reposição, os proprietários desse tipo de automóvel podem encontrar seguros com alto custo.

Quilômetros rodados

As chances de um veículo apresentar alguma avaria são maiores na medida em que o carro tem o registro de alta quilometragem.

Impostos e custo-benefício

O preço é um dos quesitos mais notados no que diz respeito aos carros seminovos. Contudo, torna-se de grande importância analisar os custos como, o seguro (já mencionado) e a manutenção para assim, ter noção se os gastos com o veículo cabem em seu orçamento.

Documentação

Publicidade

Publicidade

Na euforia enquanto estão promovendo a compra, muitos se esquecem de analisar a documentação do automóvel.

Assim sendo, fique atento às condições no que diz respeito ao chassi (verificar se não foi trocado), assim como se não consta algum sinistro registrado na documentação.

Vale a pena comprar carro em plena pandemia?

Segundo a consultoria Jato Dynamics, é esperado que o mercado automobilístico brasileiro consiga vender cerca de 2,4 milhões de veículos em 2021.

Em vista disso, estima-se que neste ano a venda de carro zero quilômetros tende a aumentar na faixa percentual entre 16% a 26%.

Publicidade

Embora o setor se mostre otimista, não é possível afirmar que 2021 seja um ano ideal para adquirir um carro.

Publicidade

Isso é explicado pelo fato de que as concessionárias não estão apresentando um estoque elevado, assim, a negociação de preço fica limitada.

O consumidor tem que estar atento ao nível de produção. O momento é bom quando as vendas não acontecem como o previsto, as concessionárias estão com muito estoque e tendem a administrar preços com menor margem de lucro. Se elas não conseguem vender, passa a ser um bom momento para a aquisição de carro.”

Assim conclui Antônio Jorge Martins, coordenador do MBA em cadeia automotiva da Fundação Getulio Vargas (FGV) ao site Valor Investe.

Veja também: Projeto de lei propõe descontos no IPVA para bons condutores

Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante de leitura e apaixonado por música.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário