Consórcio ou Financiamento: o que é melhor para comprar uma casa em 2021?

Muitas pessoas estão procurando pela melhor oportunidade de conseguirem comprar uma casa no Brasil, seja pelos métodos tradicionais ou por meio do clássico consórcio ou financiamento.

Independente de qual seja ele, é importante compreender melhor sobre como cada um funciona, visto que essas são as melhores maneiras consideradas para conseguir ter acesso a um valor mais em conta.

Publicidade

Publicidade

Entenda melhor sobre cada uma delas funciona abaixo e fique por dentro.

Consórcio ou financiamento: o que é melhor?

Consórcio ou financiamento: o que é melhor?

Seja para trocar de carro ou dar entrada em uma casa, é sempre um momento de muitas dúvidas, principalmente para quem quer conseguir o melhor negócio dentro das possibilidades.

Se você não possui o valor para pagar à vista, será necessário conseguir algum estilo de crédito disponível, sendo assim, entra a pergunta: seria o consórcio ou o financiamento o mais interessante?

Publicidade

Publicidade

Veja abaixo algumas das principais informações entre cada um deles, qual é a melhor opção de crédito e fique por dentro.

Financiamento: entenda!

O financiamento é conhecido por ser um estilo de crédito pessoal, do qual é necessário fazer a informação ao banco de quanto será o dinheiro usado. Nesse caso em específico, é necessário informar o valor necessário para assim, adquirir um automóvel.

São várias as linhas de crédito específicas para conseguir financiar uma compra de veículos, o que há grandes chances de conseguir a redução de vários juros.

O financiamento funciona como uma forma de empréstimo pessoal, onde você recebe esse dinheiro e então, faz o pagamento mês por mês. A principal diferença, é de que esse valor do qual receberá, é o exato do valor em que será comprado.

Consórcio: diferencial

O consórcio é conhecido por ser um pouco diferente, onde por meio dele, você estabelece uma junção com outras pessoas e assim, todos dão lances para comprar sua casa no final do mês.

Assim, cada pessoa paga uma parte mensalmente, como se o primeiro valor fosse usado para depois conseguir dar a entrada no imóvel na modalidade à vista.

Publicidade

Publicidade

Nesse formato de crédito, as pessoas se unem para fazer a compra de um bem, onde cada um para o valor de quanto deseja comprar. O interessante dessa modalidade, é de que não há juros, visto que se está pagando antes mesmo de se receber o valor, porém, é importante ficar de olho na quantidade de taxas que são administradas.

Por ser um trabalho de equipe, mensalmente é realizado um sorteio, onde cada pessoa do grupo possui a chance de ser selecionada para receber essa carta de crédito, ou seja, ela pode receber esse dinheiro para efetuar a compra.

Aqueles que não foram contemplados no sorteio, precisam continuar fazendo o pagamento para assim, conseguir tirar o dinheiro.

Consórcio ou financiamento: qual é o mais interessante?

Um dos fatores determinantes que podem pesar no final da decisão é sobre o prazo estabelecido. Ou seja, qual será o tempo que você quer fazer o pagamento. É algo que pode esperar ou precisa ser feito de maneira instantânea?

Publicidade

O financiamento é conhecido por ser a melhor opção para aqueles que querem a casa para já, porém, possui uma grande quantidade de juros instauradas, por isso, é importante colocar toda a conta a limpo e verificar qual é o valor que será pago em todas as parcelas existentes, além de procurar pelas opções mais em conta dentro das demais instituições.

Publicidade

Porém, se essa compra da qual está sendo planejada, pode ser esperada pelo tempo de um até dois anos, o consórcio pode ser uma opção das mais justas, isso porque ela não possui juros. Mas, antes de fechar sua cota, veja sempre qual das opções é considerada a mais interessante para você.

Existem várias plataformas online gratuitas das quais podem ser usadas para quem quer fazer a simulação, tanto do consórcio quanto do financiamento, bastando que se procure qual delas é a mais interessante e que melhor combina com as condições mensais do indivíduo.

Além disso, é uma boa pedida entrar em contato com o seu banco em específico, visto que como você já é cliente, pode ser que as opções oferecidas sejam mais interessantes do que você imagina.

Publicidade

Publicidade

Não perca tempo e faça uma pesquisa grande e veja quais são as demais possibilidades oferecidas pelo mercado brasileiro.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário