Consórcio: entenda se vale a pena optar por essa modalidade de compra

Flavio Carvalho

20/04/2021

Quando se pensa em comprar casa ou veículo por condições de pagamento mais atrativas e econômicas, o consórcio sempre é citado como opção.

Mas, você sabe o que é consórcio e se essa alternativa realmente vale a pena? Aqui, esclarecemos essa questão. Confira!

consórcio

O que é consórcio?

Trata-se de uma modalidade de compra em grupo. Funciona da seguinte forma: diversas pessoas com a mesma finalidade (compra de um bem) se reúnem para pagar um valor mensal e formar uma poupança.

Todo mês acontece um sorteio e o contemplado terá o direito de usar o saldo dessa poupança para comprar o bem à vista. Os sorteios ocorrem mensalmente até que todos os participantes do grupo sejam contemplados.

A pessoa que foi sorteada recebe uma carta de crédito para utilizar no pagamento do bem. Se quiser aumentar as chances de contemplação, basta fazer lances pagos.

Um detalhe importante: a pessoa sorteada não para de pagar as mensalidades do consórcio, pelo contrário, ela se compromete a continuar os pagamentos até que todos os integrantes do grupo sejam contemplados.

Quais são as vantagens do consórcio?

O consórcio possui vantagens especiais que devem ser consideradas no momento da definição de qual tipo de pagamento deseja utilizar. Confira quais são essas vantagens:

Compra à vista

Após o sorteio, a pessoa recebe uma carta de crédito contemplada no valor estipulado no contrato do consórcio, o que possibilita a compra do bem à vista, sem se comprometer com financiamentos longos com taxas de juros altas.

Possibilidade de negociação

Como a modalidade de pagamento é à vista, o comprador consegue descontos com maior facilidade. Em alguns casos, é possível até ter uma sobra do valor da carta de crédito.

Esse residual pode ser utilizado para pagar a documentação inerente ao bem ou quitar parcelas do consórcio, reduzindo o débito em aberto junto à administradora responsável.

Acesso rápido ao bem

Quando compra por financiamentos, o acesso ao bem sempre é demorado porque a instituição financeira segue um processo longo de análise de crédito e de liberação do valor. Por isso, a finalização de todo o processo de compra demora mais.

Com o consórcio não há esse problema porque a transferência do valor da carta de crédito é rápida, o que possibilita que o comprador tenha acesso ao bem em poucos dias.

Economia

Uma das principais vantagens do consórcio é que se trata de uma modalidade de pagamento econômica, sobretudo em comparação ao tradicional financiamento.

Não para menos, afinal, no valor mensal do consórcio não há incidência de juros e taxas altíssimas que são cobradas no financiamento, somente de uma taxa administrativa, de seguro e fundo de reserva.

Mesmo com os reajustes anuais feitos com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), o valor ainda é mais baixo do que o do financiamento bancário.

Na prática, isso barateia o valor total pago pelo bem, sendo possível comprá-lo por mensalidades baixas e com maior possibilidade de caber no seu orçamento.

Possibilidade de uso de FGTS

Quem tem saldo de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) pode utilizá-lo no consórcio de imóveis, somente. Neste caso, o uso pode ser para quitar parcelas ou dar lances para ter maior chance de ser contemplado.

Desvantagens do consórcio

Assim como qualquer modalidade de pagamento, o consórcio também apresenta desvantagens, que são poucas, mas precisam ser consideradas antes de entrar em um. Veja quais são:

Possibilidade de demora para compra do bem

O acesso à carta de crédito ocorre somente após contemplação em sorteio. Isto pode ocorrer em poucos meses, mas pode ser que demore até o final do contrato, não há como prever.

Portanto, pode ser que pague o consórcio durante meses e não consiga comprar o bem rapidamente. Logo, se tiver pressa em ter o imóvel ou veículo, essa não é a melhor modalidade de compra.

Risco de inadimplência

Ainda que as parcelas sejam baixas, pode ser que um dos participantes do grupo não consiga pagar o valor mensal. Em situações assim, pode haver um comprometimento do poder de compra de todo o grupo.

Por isso, antes de se envolver em um consórcio, sempre verifique com a administradora responsável o que acontece no caso de inadimplência de um dos participantes do grupo, para evitar surpresas desagradáveis.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

0

Aguarde, procurando sua resposta