Consulta do 4° lote da Restituição do Imposto de Renda é liberado

A Receita Federal abrirá no dia de hoje (24), a partir do horário das 10h, a consulta para o quarto lote da restituição do IR – Imposto de Renda Pessoa Física -, 2021.

Além disso, também terá a inclusão das restituições de exercícios anteriores. O crédito será disponibilizado no dia 31 de agosto para cerca de 3,8 milhões de contribuintes.

Publicidade

Publicidade

Nesse lote, os valores chegam até R$5,1 bilhões. Dessa totalidade, R$273,2 milhões serão destinado para os contribuintes com preferência, que são:

  • 8.185 idosos acima de 80 anos,
  • 67.893 entre 60 e 79 anos,
  • 6.088 que possuem alguma deficiência física, mental ou moléstia grave,
  • 26.647 contribuintes dos quais a maior fonte de renda seja o magistério.

Serão beneficiados além disso, 3.710.930 mil contribuintes sem prioridade dos quais entregaram a documentação até o dia 16 de agosto.

Como consultar declaração

Consulta do 4° lote da Restituição do Imposto de Renda é liberado
Consulta do 4° lote da Restituição do Imposto de Renda é liberado. Foto: Reprodução/Diário do Nordeste.

Para conseguir consultar se a declaração foi liberada, o contribuinte precisa acessar a página da Receita na internet, clique aqui para ser redirecionado.

Publicidade

Publicidade

Por meio do portal e-CAC, há a possibilidade de verificar mais sobre o extrato da declaração, caso existam irregularidades dos dados que forem identificados pelo processamento.

Nesse caso, o indivíduo pode regularizar a situação por meio da entrega da declaração retificadora.

A receita ainda disponibiliza o app para tablet e smartphone, onde é possível fazer a consulta da declaração e da situação diretamente pelo CPF. Por meio dele, há a facilidade de saber mais nas bases da Receita Federal as questões sobre a liberação das restituições.

Como posso resgatar o valor?

O pagamento dessa restituição é realizado diretamente na conta do banco que for informado pelo contribuinte na declaração. Caso esse depósito não aconteça – por vários motivos -, os valores estarão disponíveis para retirada em até um ano após, diretamente no Banco do Brasil.

Se isso acontecer, o cidadão deve reagendar o crédito dessas quantias diretamente em seu nome, especificamente no portal do BB, basta clicar aqui, ou ligar para a Central de Relacionamento por meio dos seguintes números:

  • 4004-0001 (capitais),
  • 0800-729-0001 (demais localidades),
  • 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Se o contribuinte não fizer o resgate do valor da restituição no tempo de um ano, deve solicitá-lo pelo portal e-CAC, que está disponível no site da RF, basta acessar o menu Declarações e Demonstrativos – Meu Imposto de Renda, e então, clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Calendário de restituições do Imposto de Renda 2021

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 30 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 30 de setembro.

O que acontece se eu cair na malha fina?

Publicidade

Publicidade

Ao cair na famosa “malha fina”, quer dizer que a declaração ficará parada por algum erro, pode ser um valor incorreto, um rendimento do qual não foi declarado, por informações cadastrais ou demais fraudes que serão analisadas.

Seja para receber uma restituição maior ou diminuir os impostos indicados, alguns contribuintes podem alterar alguns dados para o Fisco. Mas, é importante lembrar que essa ação pode ser muito prejudicial.

Esses erros, por querer ou não, geram multas e quando comprovados a intenção, podem ser considerados como crime tributário.

Mas, é fácil de resolver a pendência, conforme explicado acima, basta corrigir rapidamente pelo envio da declaração retificadora do IR, que é feita diretamente no programa da declaração original.

Publicidade

Publicidade

Assim, tenha muito cuidado e atenção quando for realizar esse procedimento. Continue acompanhando nosso site para receber mais notícias como essa e fique ligado(a)!

Fonte: Agência Brasil e Uol.

Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário