FIES 2021 LISTA DE APROVADOS: Veja com consultar a classificação final

A lista de aprovados do Fies 2021 já foi liberada pelo Ministério da Educação. Ao todo, 93 mil bolsas de estudos estão sendo oferecidas pelo programa neste ano. 

Para consultar o resultado da primeira seleção e saber se você está na lista de aprovados do Fies 2021, é possível acessar o site do programa. Na página, clique em Ver meu resultado e faça login com seu usuário e senha.

Publicidade

Publicidade

Depois de ter seguido esses passos, você terá acesso à lista de aprovados do Fies 2021. Mas é bom lembrar que a lista divulgada mostra apenas os candidatos pré-selecionados. Se você estiver nela, é preciso seguir alguns outros passos para seguir na disputa pela sua bolsa de estudos.

Cronograma Fies 2021

Caso você tenha sido pré-selecionado e esteja na lista de aprovados do Fies 2021, é preciso ficar atento ao cronograma do Fundo de Financiamento Estudantil. Mas fique atento, pois a convocação por meio da lista de espera acontece de 3 de fevereiro a 18 de março.

Porém, se você foi pré-selecionado, já está automaticamente na lista de espera do programa. Mas, neste caso, é necessário fazer a validação para que você não perca sua vaga. Você tem até três dias úteis para fazer a complementação das informações junto às Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento da instituição que pretende ingressar.

Publicidade

Publicidade

Para isso, é necessário estar com alguns documentos em mãos, confira:

  • RG, CPF, habilitação, certidão de nascimento ou casamento, etc;
  • Contas de água, luz, boletos, faturas, documentos que contenham as informações de residência do candidato;
  • Contracheque, declaração de imposto de renda de pessoa física, etc;
  • Histórico escolar, declaração de conclusão, certificado de conclusão em exames supletivos ou Encceja;
  • Documento de Regularidade de Matrícula (DRM) com o CPSA, para apresentar na unidade bancária no ato da contratação do financiamento.

lista de aprovados do Fies 2021

Regras do Fies 2021

O MEC realizou mudanças nas condições de financiamento do programa a partir do segundo semestre de 2015. Se você ainda não sabe quais foram as alterações, confira as informações abaixo:

Fase de utilização: Esta etapa é referente ao período de duração do curso realizado pelo estudante. Ele vai pagar R$ 150 a cada três meses; valor referente aos juros do financiamento. 

Fase de carência: Período correspondente à conclusão do curso, quando o estudante vai ter 18 meses de carência. Neste tempo, o acadêmico vai pagar, a cada três meses, o valor de R$ 150 para, novamente, pagar os juros sobre o financiamento.

Fase de amortização: É quando termina a fase de carência e o saldo devedor do aluno vai ser parcelado em três vezes o período de financiamento da duração regular do curso.

Não desista de conquistar a tão sonhada vaga na universidade. Com as vagas remanescentes do Fies, você tem a oportunidade de cursar a faculdade, com condições especiais. Caso surja alguma outra dúvida, acesse o site oficial do Fies e se mantenha atento às notícias em veículos de comunicação confiáveis. 

Sobre o Fies 2021

Publicidade

Publicidade

O Fies é o Fundo de Financiamento Estudantil, que, como o próprio nome já diz, financia a graduação de estudantes brasileiros que não têm condições de arcar com as mensalidades integrais da faculdade. No programa de Financiamento estudantil, é garantido 25% do valor da mensalidade do curso.

Com as novas mudanças no Fies, o programa tem diferentes modalidades de crédito e possibilita juros zero para os estudantes que mais necessitam. Mas tudo isso depende da condição financeira da família do acadêmico.

Mesmo se você já conhece como funciona o Fies e já utiliza o programa, é provável que ainda surjam algumas dúvidas. Um dos principais questionamentos na hora de optar pelo programa é sobre o simulador Fies.

Simulador Fies 2021

Se você quer entrar na faculdade por meio do Fies, uma ferramenta importante pode te ajudar para que você possa ter uma base de valores: é o simulador Fies 2021. Nele, você consegue calcular os valores aproximados das mensalidades, quanto vai ficar devendo no fim da graduação e demais encargos cobrados enquanto você fizer parte do programa.

Publicidade

Utilizar o simulador Fies é muito fácil, basta seguir o passo a passo:

Publicidade

Lembrando que o simulador é uma forma aproximada de entender os valores do financiamento estudantil. O preço real vai ser estabelecido pela universidade em que você se matricular. 

Já na página do simulador, preencha as seguintes informações:

  • Quantidade de semestres do curso;
  • Quantidade de semestres já cursados;
  • Tipo de estudante (Bolsista ProUni 25%; Bolsista ProUni 50% ou Outros);
  • Escolha do melhor dia para o vencimento do boleto.

A taxa de juros é fixa, estabelecida em 6,50% ao ano, o prazo de carência é de 18 meses e a amortização é de três vezes o tempo do financiamento. No simulador, a data de assinatura do contrato é o dia em que você realiza a simulação na plataforma. É apenas uma forma ilustrativa – assim como os valores – para você ter uma noção de como funciona o Fies 2021.

Publicidade

Publicidade

Com as novas regras do Fies, não há prejuízo de amortização e agora o programa possui apenas três fases, ao invés de quatro, como era anteriormente. Além disso, o Ministério da Educação oferece 1% de saldo devedor consolidado nos financiamentos de estudantes que exerçam as profissões de médico integrante da rede de saúde da família cadastrada e de professor de educação básica.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário