Consumidor inadimplente: Você ainda tem direitos! Confira quais são!

É comum que os brasileiros estejam sempre endividados, algo que já era comum antes da pandemia, porém, com o atual cenário da economia, acabou se tornando algo mais comum do que o esperado.

Veja abaixo quais são seus direitos como consumidor devedor, o que pode ser feito, o que não deve ser aceito e muito mais.

Publicidade

Publicidade

Continue lendo e saiba mais sobre essas e demais informações relacionadas. Não deixe de manter-se informado.

Como funcionam as cobranças indevidas

homem com a cabeça abaixada representando preocupação

Manter as contas pagas é algo que pode ser muito difícil nos dias atuais, principalmente com a grande quantidade de impostos e taxas, dos quais fazem a total diferença para o brasileiro durante a pandemia.

Dessa maneira, você sabia que é possível realizar uma negociação em suas contas, seja o estado ou uma empresa privada que esteja executando a mesma?

Publicidade

Publicidade

Os credores podem fazer determinadas requisições, dessa forma, existem certos instrumentos de cobrança específicos favorecendo o credor.

Mas, muitos credores podem ter certo desconforto e demais constrangimentos em relação ao devedor, como é o caso do:

  • Ligações em locais de trabalho;
  • Ligações para amigos avisando da dívida existente;
  • Ligações para familiares e também avisando sobre a respectiva dívida.

Esse processo é considerado totalmente ilegal, sendo assim, quaisquer ações que forem tomadas pelos credores dos quais não se tenham a intenção primordial de quitar a dívida, é considerado ilegal perante a lei.

No caso, se o consumidor tiver atraso para fazer o pagamento de suas dívidas e caso tenha que lidar com abusos das empresas, ele terá total proteção da legislação.

O artigo 42 da Lei de Proteção do Consumidor, conhecido comumente como CDC, faz a proibição de qualquer tipo de comportamento ilegal dos cobradores, desses dos quais exponham o consumidor e vergonha ou constrangimento.

Alguns dos exemplos já citados pelo Órgão de Defesa, são:

  • Inserir listas com nomes dos devedores nos corredores da escola/faculdade.
  • Publicar listas com nomes dos condôminos inadimplentes no mural do edifício ou condomínio.
  • Realizar ligações telefônicas feitas direto para o ambiente de trabalho, mencionando aos funcionários ou ao supervisor do que se trata as cobranças de dívidas.
  • E por fim, ligações ininterruptas durante os finais de semana e horários noturnos.
Publicidade

Publicidade

É importante lembrar que esses tipos de comportamentos quando são comprovados, serão totalmente reprovados pelos tribunais, sendo que várias pessoas já ganharam várias ações diante desses casos.

De maneira geral, conforme o Artigo 71 da Lei de Defesa do Consumidor, qualquer tipo de cobrança vexatória, ameaça, constrangimento – físico ou mental -, além da interferência no trabalho ou descanso dos consumidores, é classificado como crime.

O que deve ser feito nesse caso?

Quando isso acontecer no seu caso, é indicado que se faça um Boletim de Ocorrência, informando tudo o que aconteceu com os mínimos detalhes, com os dados da empresa e da credora responsável.

É interessante destacar que é importante sempre procurar um advogado ou o Procon, ou até mesmo um Juizado Especial, principalmente porque em muitos casos há a inserção de multas e juros inseridas no processo de danos morais, principalmente daquilo que não está previsto no contrato.

Publicidade

É interessante ressaltar que não é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor o processo de cobrança, mas, ele deve ser feito de uma forma legal e que não traga demais danos para o indivíduo.

Publicidade

Ou seja, quando acontecem os protestos de títulos no SPC ou no Serasa do consumidor inadimplente, isso está dentro do previsto, assim como cobranças via telefone ou correspondências.

Da mesma forma como a cobrança prévia de vencimento, isso também não é algo considerado como ilegal, assim como o ato de negativar, protestar ou processar, visto que é o exercício comum do credor.

Neste caso, se você estiver em uma situação parecida, é importante saber diferenciar as demais causas e possíveis problemas, visto que cada um deles tem suas especificidades que precisam ser bem analisadas.

Publicidade

Publicidade

Dessa maneira, é interessante procurar um especialista no assunto caso esteja com dúvidas ou queira iniciar um processo, somente assim poderá ser bem assessorado e não ter demais questões pendentes no futuro.

Aqui em nosso site você pode ter acesso a estas e demais questões interessantes, seja você a empresa ou o indivíduo, dessa forma, continue sempre acompanhando nossas atualizações e fique por dentro de demais novidades.

Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário