Conta de água da Corsan ficará mais cara a partir de julho: saiba quanto você vai pagar

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), responsável por abastecer cerca de 316 município gaúchos, acaba de anunciar que a conta de água irá ficar mais cara a partir do dia 1º julho de 2021.  

A revisão tarifária é um procedimento comum a esta época do ano e encontra-se prevista na Lei federal nº 11.445/2007. Visto que as agências reguladoras não aplicaram nenhum tipo de oposição ao reajuste proposto pela companhia, resta ao consumidor preparar o bolso para arcar com mais esse aumento. 

Publicidade

Publicidade

As tarifas que entrarão em vigor no próximo mês variam de 4,56% até 12,19%. O valor exato que será cobrado para cada fatura depende da agência reguladora que atende o município. 

aumento na conta de água da Corsan
aumento na conta de água da Corsan | Fonte; corsan

De acordo com informações da Corsan, a medida tem o intuito de corrigir a diferença monetária que surge com a mudança de ano, realçada pelo crescimento da inflação. Fato que, por conseguinte, provoca alterações na estrutura de custos do serviço prestado.  

Saiba a tarifa que você irá pagar

Apesar de a Corsan estar à frente do abastecimento de água em quase todo o estado do Rio Grande do Sul, a porcentagem do aumento proveniente da revisão tarifária é estipulada em conjunto com as agências reguladoras – tal como já foi mencionado. 

Publicidade

Publicidade

É aconselhável que consumidor de cada município consulte em quanto consiste o novo valor, a fim de evitar surpresas desagradáveis para o bolso no fim do mês. Pensando nisso, listamos abaixo todos os números atualizados. Confira: 

  • AGERGS -12,19%  
  • AGESB – 9,38% 
  • AGESAN – 6,97% 
  • AGERST – 5,46% 
  • AGER – 4,56% 

Dicas para economizar 

Com o agravamento da pandemia no Brasil e a onda de desemprego, fica evidente, para a maioria dos brasileiros, como cada real faz a diferença no orçamento. Economizar é, portanto, a única alternativa para tentar manter as contas em dia. 

Por essa razão, o No Detalhe separou as melhores dicas para você não ter que pagar tão caro na conta de água, mesmo com o reajuste tarifário emitido pela Corsan. Veja a seguir quais hábitos pode estar mudando na sua rotina, que farão toda a diferença para o bolso: 

Reutilize a água 

Aquela água com sabão que acaba de sair da máquina de lavar roupas pode ser uma grande aliada para a economia da sua casa. Ao invés de deixa-la simplesmente escorrer pelo ralo, apare com um balde e utilize para lavar o quintal ou o banheiro, por exemplo. 

Limite o tempo do banho 

O banho é um dos maiores problemas para conta de água em algumas residências. Todos sabemos que esse hábito pode ajudar o corpo a relaxar, mas 15 minutos com o chuveiro aberto correspondem ao gasto de 135 litros de água. Uma dica para reduzir esse tempo, especialmente no caso das mulheres, é lavar os cabelos cumpridos no tanque, separadamente. 

Mais atenção com as torneiras abertas 

Parece óbvio, mas já parou para analisar quantas vezes a torneira fica aberta sem necessidade? Ao escovar os dentes, lavar as mãos e a louça, não se esqueça de interromper o fluxo de água sempre que possível. Uma torneira semiaberta pode desperdiçar até 100 litros deste precioso recurso. 

Publicidade

Publicidade

Por fim, se você é consumidor da Corsan e possui alguma dúvida em relação ao aumento das tarifas aplicadas para as contas de água no estado do Rio Grande do Sul, entre em contato com a Central de Atendimento pelo número 0800 800 1090. O horário de funcionamento é de segunda a domingo, 24 horas por dia. 

Assuntos que podem te interessar: 

Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Antes de atuar como redatora, participei dos programas de estágio do Ministério da Justiça, da Defensoria Pública do Distrito Federal e da Câmara dos Deputados. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em Comunicação Organizacional e Estratégias Digitais no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário