Conta de água da Corsan ficará mais cara a partir de julho: saiba quanto você vai pagar
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), responsável por abastecer cerca de 316 município gaúchos, acaba de anunciar que a conta de água irá ficar mais cara a partir do dia 1º julho de 2021.
A revisão tarifária é um procedimento comum a esta época do ano e encontra-se prevista na Lei federal nº 11.445/2007. Visto que as agências reguladoras não aplicaram nenhum tipo de oposição ao reajuste proposto pela companhia, resta ao consumidor preparar o bolso para arcar com mais esse aumento.
As tarifas que entrarão em vigor no próximo mês variam de 4,56% até 12,19%. O valor exato que será cobrado para cada fatura depende da agência reguladora que atende o município.

De acordo com informações da Corsan, a medida tem o intuito de corrigir a diferença monetária que surge com a mudança de ano, realçada pelo crescimento da inflação. Fato que, por conseguinte, provoca alterações na estrutura de custos do serviço prestado.
Saiba a tarifa que você irá pagar
Apesar de a Corsan estar à frente do abastecimento de água em quase todo o estado do Rio Grande do Sul, a porcentagem do aumento proveniente da revisão tarifária é estipulada em conjunto com as agências reguladoras – tal como já foi mencionado.
É aconselhável que consumidor de cada município consulte em quanto consiste o novo valor, a fim de evitar surpresas desagradáveis para o bolso no fim do mês. Pensando nisso, listamos abaixo todos os números atualizados. Confira:
- AGERGS -12,19%
- AGESB – 9,38%
- AGESAN – 6,97%
- AGERST – 5,46%
- AGER – 4,56%
Dicas para economizar
Com o agravamento da pandemia no Brasil e a onda de desemprego, fica evidente, para a maioria dos brasileiros, como cada real faz a diferença no orçamento. Economizar é, portanto, a única alternativa para tentar manter as contas em dia.
Por essa razão, o No Detalhe separou as melhores dicas para você não ter que pagar tão caro na conta de água, mesmo com o reajuste tarifário emitido pela Corsan. Veja a seguir quais hábitos pode estar mudando na sua rotina, que farão toda a diferença para o bolso:
Reutilize a água
Aquela água com sabão que acaba de sair da máquina de lavar roupas pode ser uma grande aliada para a economia da sua casa. Ao invés de deixa-la simplesmente escorrer pelo ralo, apare com um balde e utilize para lavar o quintal ou o banheiro, por exemplo.
Limite o tempo do banho
O banho é um dos maiores problemas para conta de água em algumas residências. Todos sabemos que esse hábito pode ajudar o corpo a relaxar, mas 15 minutos com o chuveiro aberto correspondem ao gasto de 135 litros de água. Uma dica para reduzir esse tempo, especialmente no caso das mulheres, é lavar os cabelos cumpridos no tanque, separadamente.
Mais atenção com as torneiras abertas
Parece óbvio, mas já parou para analisar quantas vezes a torneira fica aberta sem necessidade? Ao escovar os dentes, lavar as mãos e a louça, não se esqueça de interromper o fluxo de água sempre que possível. Uma torneira semiaberta pode desperdiçar até 100 litros deste precioso recurso.
Por fim, se você é consumidor da Corsan e possui alguma dúvida em relação ao aumento das tarifas aplicadas para as contas de água no estado do Rio Grande do Sul, entre em contato com a Central de Atendimento pelo número 0800 800 1090. O horário de funcionamento é de segunda a domingo, 24 horas por dia.
Assuntos que podem te interessar:
- Prepare o Bolso: tudo indica que a conta de luz terá aumento em todo o Brasil
- Projeto de lei propõem descontos no IPVA para bons condutores
Deixe seu comentário