Energia elétrica: Aneel mantém conta de luz sem reajuste para MG – Já é o 2º ano consecutivo!
A conta de luz em Minas Gerais não terá reajuste pelo segundo ano consecutivo, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A decisão da companhia é válida somente para consumidores residenciais.
Já que a conta de luz em Minas Gerais não terá reajuste, cerca de R$ 1,5 bilhão em créditos tributários, pagos a mais pelos usuários, serão utilizados para abater o valor na Cemig em 2021.
Porém, o congelamento do reajuste para consumidores residenciais provocará aumento de cerca de 1,28% da conta de luz para demais clientes da Cemig. Para consumidores de alta tensão, a cobrança aumentará 2,14%. Já para quem utiliza a rede de baixa tensão, a conta vai subir 0,89%.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), é a favor do não reajuste da conta de luz em Minas Gerais. Para ele, a decisão é favorável principalmente às pessoas de baixa renda.

Segunda via de fatura da Cemig
Se você perdeu o prazo para pagar sua conta de luz, é possível emitir uma segunda via no site da Cemig. A companhia oferece diversas formas de atendimento como o Cemig Atende Web, App Cemig Atende, WhatsApp, Telegram e CemigBot.
Confira como emitir a segunda via de fatura da Cemig em cada um dos canais de atendimento.
Cemig Atende
- Clique aqui para acessar o Cemig Atende;
- Faça login no sistema;
- Selecione a opção “Segunda Via”;
- É possível visualizar sua fatura de energia elétrica em aberto;
- Escolha se você prefere enviá-la para seu e-mail ou fazer o download do PDF;
- Realize o pagamento online e imprima o boleto e pague-o em uma agência bancária ou casa lotérica.
- Clique aqui para enviar uma mensagem para o WhatsApp da Cemig;
- Ou adicione o número (31) 3506-1160 e chame no aplicativo de mensagens;
- Você receberá uma resposta automática com algumas opções;
- Digite “2” para a opção “Meus débitos”;
- Envie o CPF/CNPJ do titular da conta ou o Número do Cliente (digite todos os números sem pontuação);
- Você receberá uma resposta do sistema com o arquivo em PDF da segunda via da conta de energia elétrica em aberto;
- Utilize o código de barras para pagamentos online ou imprima o boleto e pague-o no estabelecimento autorizado de sua preferência.
Telegram
- Busque por @cemigbot no Telegram;
- Clique em “começar”;
- Selecione “cadastro”;
- Digite sem pontuação o CPF ou CNPJ do titular da conta;
- Escolha o comando “conta”;
- Você receberá o PDF do boleto a ser pago, além do seu número de instalação e de protocolo, e o código de barras para pagamento via internet banking.
CemigBot
- Clique aqui para iniciar o chat online com o CemigBot;
- Escolha a opção “Segunda via de conta”;
- Digite o CPF ou CNPJ do titular da conta, sem pontuações;
- O bot pedirá o número de instalação que está na fatura de energia elétrica, além de pedir a confirmação do endereço;
- Siga as instruções do sistema;
- Após emitir a segunda via, encerre a conversa.
Agora que você já tem todas as informações necessárias para emitir a segunda via da fatura da Cemig, basta colocar seus débitos em dia.
Dessa forma você evita que a energia elétrica da sua casa ou estabelecimento comercial sejam cortados e prejudiquem sua rotina ou trabalho.
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