FIES 2021: Convocação da lista de espera tem prazo até 14/4 – Saiba como consultar

O prazo para convocação da lista de espera Fies 2021 foi estendido até o dia 14 de abril. Inicialmente, os candidatos da lista de espera Fies 2021 deveriam ter sido chamados no dia 22 de março.

Se você participou do Fies na chamada única, em fevereiro, mas não foi selecionado, automaticamente já está concorrendo a uma vaga na lista de espera. Mas é preciso ficar atento, pois caso você seja pré-selecionado, deverá apresentar a documentação exigida à universidade em até três dias úteis.

Publicidade

Publicidade

Para te ajudar neste processo, preparamos um tutorial sobre como consultar a lista de espera Fies 2021 para saber se você foi selecionado. Confira abaixo:

  1. Acesse o site do Fies;
  2. Clique em “Ver meu resultado”;
  3. Acesse sua conta com CPF;
  4. Clique em “Avançar”;
  5. Digite sua senha cadastrada;
  6. Clique em “Entrar”.

Ao acessar o sistema do Fies, você terá acesso ao resultado da lista de espera do processo seletivo de 2021.

Fies

Documentação exigida

As instituições de ensino solicitam uma série de documentos para que o estudante selecionado comprove seus dados. A documentação completa está no site do Fies, mas é importante se manter atento, pois são três grupos de documentos:

Publicidade

Publicidade

  • Documentos de identificação;
  • Comprovantes de Residência;
  • Comprovantes de Renda.

É exigida a documentação completa, tanto do candidato quanto das pessoas do seu grupo familiar. Caso falte algum documento, o estudante corre o risco de perder a vaga na lista de espera Fies 2021.

Mudanças no Fies 2021

Devido à pandemia de COVID-19, o Enem não pode ser realizado na data correta, então o Fies utilizou as notas das edições de 2010 a 2019 do exame para selecionar os candidatos. Para estar no programa de financiamento estudantil, o estudante não pode ter zerado a redação e deve ter média acima de 450 pontos.

O Financiamento ao Estudante do Ensino Superior sofreu algumas mudanças, por isso agora conta com duas modalidades. Uma delas oferece vagas com juros zero para estudantes com renda mensal familiar de 1 a 1,5 salários mínimos.

Além disso, também é possível concorrer na modalidade P-Fies. Esta opção é operada por bancos privados e tem juros variáveis. O P-Fies é voltado a estudantes com renda mensal familiar de até 5 salários mínimos.

Simulador Fies

É possível ter uma noção do valor que você pagará por aderir ao Fies. Para isso, basta acessar o Simulador Fies.

Depois, preencha as seguintes informações:

  • Quantidade de semestres do curso;
  • Quantidade de semestres já cursados;
  • Tipo de estudante (Bolsista ProUni 25%; Bolsista ProUni 50% ou Outros).
Publicidade

Publicidade

Ao saber do valor, é só escolher o melhor dia para o vencimento do boleto. Tendo estas informações, é só consultar os resultados da lista de espera no site do Fies.

Se você for selecionado, reúna toda a documentação para realizar sua matrícula na universidade e não correr o risco de ser desclassificado do programa.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário