Creator Marketplace do TikTok: como funciona? Como ganhar dinheiro com a novidade

O TikTok, mídia social para compartilhamento de vídeos, anunciou nesta terça-feira (28) que irá disponibilizar um novo recurso para seus usuários. Trata-se do Creator Marketplace, que tem como principal objetivo ligar marcas a produtores de conteúdo e, assim, ajudar no desenvolvimento de patrocínios. 

A estratégia tem semelhança com algumas iniciativas já vistas na concorrência, onde o público colabora para os ganhos do perfil de criação, ao passo que assiste e engaja, enquanto que as marcas desempenham o papel de financiadoras, em prol de uma propaganda mais autêntica. 

Publicidade

Publicidade

É claro que, com isso, o TikTok também sairá no lucro. Afinal, a movimentação dentro da plataforma é positiva de modo geral. Seja no perfil da empresa, no perfil do criador de conteúdo, ou do usuário, o fato é que quanto mais participação, mais favorável é para que esta mídia se mantenha no topo. 

Creator Marketplace do TikTok
A mídia social, que foi fundada na China, é hoje uma das mais acessadas no Brasil. | Imagem: Reprodução Google

Como vai funcionar? 

O TikTok adiantou algumas informações acerca do novo serviço que será incluído no aplicativo. Para começar, as marcas vão ganhar um espaço destinado à publicação de currículos, por onde podem interagir com os criadores de conteúdo. Basicamente, deve funcionar como uma aba de negociação. 

O Creator Marketplace ainda terá a funcionalidade de sinalizar para o público quais são os vídeos feitos em parceria com empresas, seguido do link das mesmas, o que possibilitará o redirecionamento instantâneo para a página da publicidade.  

Publicidade

Publicidade

Ao que tudo indica, os usuários da plataforma começarão a se deparar com um conteúdo cada vez mais comercial, à medida que esses recursos forem implementados. A previsão da marca é que os aplicativos recebam a atualização já no decorrer das próximas semanas. 

É possível ganhar dinheiro no TikTok como usuário?  

Além de fomentar patrocínios para os criadores de conteúdo, o TikTok também monetiza os usuários anônimos, sempre que eles influenciam outras pessoas a ingressarem na plataforma pela primeira vez. Ou seja, se você conseguir que alguém baixe o aplicativo e comece a usá-lo com frequência, poderá receber algum dinheiro em troca. 

A quantia é considerada baixa, em torno de R$ 2. No entanto, é acumulativa e proporcional à quantidade de convites que você fizer. Os novos usuários também recebem um valor assim que entram. No caso, normalmente é pago R$ 1,10. 

Brasileiros estão entre os que mais usam o app 

Um dia antes de anunciar o lançamento do Creator Marketplace, o TikTok comemorou por ter alcançado 1 bilhão de usuários ativos por mês, o que corresponde ao crescimento de 45% entre julho de 2020 e setembro de 2021. 

A maior parte do público que consome e produz conteúdo na plataforma é dos Estados Unidos, Europa, Brasil e Sudeste Asiático. Por aqui, a ferramenta vem conquistando um número progressivo de usuários. Já são 7 milhões de contas na rede, sendo que 90% desse total visita o TikTok todos os dias. 

Fontes: Diário do Litoral, Folha de São Paulo e Blog Etus. 

Publicidade

Publicidade

Assuntos que podem te interessar: 

Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Antes de atuar como redatora, participei dos programas de estágio do Ministério da Justiça, da Defensoria Pública do Distrito Federal e da Câmara dos Deputados. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em Comunicação Organizacional e Estratégias Digitais no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário