Pravaler: Entenda o que é essa plataforma que oferece crédito estudantil

Jovens e adultos que desejam cursar ensino superior e reduzir o custo da mensalidade, podem contar com o programa Pravaler.

O Pravaler é uma plataforma de financiamento estudantil que funciona como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), mas privado.

Publicidade

Publicidade

Pravaler

O programa Pravaler abrange o Brasil todo e estudantes de qualquer lugar do país podem solicitar o crédito para pagamento de cursos universitários em instituições particulares. Parte do valor total do curso é pago após o aluno se formar. Entenda melhor!

Pravaler: o que é e como funciona?

O Pravaler é um financiamento estudantil privado que concede créditos para os estudantes de ensino superior de instituições privadas.

A oferta é feita em parceria com universidades cadastradas no programa, o que facilita o pagamento das mensalidades, já que os alunos podem pagar de forma parcelada durante e após finalizar o curso.

Publicidade

Publicidade

Através da plataforma, o estudante tem a opção de pagar metade da mensalidade, no dobro de tempo de duração do curso. Existem algumas opções de financiamento sem juros, mas é preciso verificar se essa parceria é feita com a instituição escolhida pelo aluno.

Quais são as taxas?

É importante saber que para aderir ao financiamento, o estudante deverá arcar com as taxas de juros, que podem chegar a 2,19% ao mês, dependendo da universidade e do curso escolhido.

Os valores e prazos de pagamento podem ser simulados no site do Pravaler.

Para fazer a simulação, o interessado precisa selecionar na lista suspensa, as informações correspondentes ao semestre que deseja financiar, bem como estado, cidade, instituição de ensino escolhida e curso.

Em seguida, o interessado precisa escolher o número de parcelas que deseja pagar para que a projeção de valores seja feita.

Em uma simulação realizada, a mensalidade de um curso de Direito, em uma das faculdades, caiu de R$ 1.458, em seis vezes, para R$ 874,80, em dez vezes sem juros.

simulacao pravaler

Quais são os requisitos para financiar os estudos pelo Pravaler?

Publicidade

Publicidade

Para ter o financiamento pré-aprovado, o futuro aluno precisa estar com o CPF regular e comprovar renda mínima de 2,2 vezes o valor da mensalidade do curso escolhido.

Vale saber que a renda pode ser composta ou representada pela renda do fiador, em casos que o solicitante não tenha renda própria.

Além disso, o fiador precisa comprovar renda a partir de um salário mínimo e não pode ter contrato vigente com o Pravaler, seja como estudante ou fiador de outro aluno.

Saiba que a maioria das instituições parceiras, de acordo com o Pravaler, exige que os contratantes não tenham restrições no SPC e no Serasa.

Pravaler: cursos e instituições disponíveis

Publicidade

Entre as universidades disponíveis para o financiamento do Pravaler estão Mackenzie, UNIP, FMU, Estácio e UNICID. No entanto, existem mais de 500 instituições conveniadas.

Publicidade

Para ver a lista completa, o candidato precisa acessar a tela de simulação de valores e prazos de pagamento.

Como fazer login e contratar o Pravaler?

O candidato precisa de cadastrar no site, indicando seu nome completo e e-mail nas informações, além de selecionar a instituição e o curso escolhido. Na sequência, ele terá acesso às opções de quantidade de parcelas.

Depois que o parcelamento for escolhido, o site encaminha para um cadastro para preenchimento de informações pessoais e do fiador. Para completar o cadastro, é preciso criar uma senha e enviar a proposta de financiamento.

Publicidade

Publicidade

Após preenchidas, as informações serão encaminhadas para confirmação de dados acadêmicos do solicitante pela instituição escolhida.

Se a avaliação de crédito for pré-aprovada, o fiador e o estudante deverão enviar os documentos necessários para assinatura digital do contrato e aguardar o e-mail de confirmação do financiamento.

Posso confiar no Pravaler?

Sim! Ele foi criado em 2006 e tem reputação 8,7 no Reclame Aqui, o que significa que ele é “Ótimo”, segundo os consumidores.

Das reclamações, 90,6% foram resolvidas e 78,9% dos usuários voltariam a fazer negócios com a empresa.

O Pravaler vale a pena mesmo?

O Pravaler é indicado, principalmente, para os estudantes que buscam reduzir os custos de mensalidade imediata, mas que não cumprem os requisitos para tentar o Fies, por exemplo.

O Pravaler também é uma oportunidade para os estudantes que não conseguiram entrar na universidade através do Programa Universidade Para Todos (ProUni).

Embora o Pravaler exija pagamento desde o primeiro mês de curso e que possa ter juros mais altos que o Fies (6,5% ao ano), o aluno não precisa fazer provas para obter o crédito e pode financiar o curso em qualquer período ou semestre.

Bruna Santos
Jornalista com mais de 7 anos de experiência. Atuou como redatora em jornais impressos, sites especializados em moda e agências de comunicação em Mogi das Cruzes, São Paulo e Goiânia. Fez parte da equipe voluntários da ONG Trupe do Riso, cuidando das redes sociais da instituição. Além de colaboradora da WebGo Content, atua na Agência Conect, especializada em comunicação e marketing para profissionais da Saúde.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário