
Jovens e adultos que desejam cursar ensino superior e reduzir o custo da mensalidade, podem contar com o programa Pravaler.
O Pravaler é uma plataforma de financiamento estudantil que funciona como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), mas privado.

O programa Pravaler abrange o Brasil todo e estudantes de qualquer lugar do país podem solicitar o crédito para pagamento de cursos universitários em instituições particulares. Parte do valor total do curso é pago após o aluno se formar. Entenda melhor!
Pravaler: o que é e como funciona?
O Pravaler é um financiamento estudantil privado que concede créditos para os estudantes de ensino superior de instituições privadas.
A oferta é feita em parceria com universidades cadastradas no programa, o que facilita o pagamento das mensalidades, já que os alunos podem pagar de forma parcelada durante e após finalizar o curso.
Através da plataforma, o estudante tem a opção de pagar metade da mensalidade, no dobro de tempo de duração do curso. Existem algumas opções de financiamento sem juros, mas é preciso verificar se essa parceria é feita com a instituição escolhida pelo aluno.
Quais são as taxas?
É importante saber que para aderir ao financiamento, o estudante deverá arcar com as taxas de juros, que podem chegar a 2,19% ao mês, dependendo da universidade e do curso escolhido.
Os valores e prazos de pagamento podem ser simulados no site do Pravaler.
Para fazer a simulação, o interessado precisa selecionar na lista suspensa, as informações correspondentes ao semestre que deseja financiar, bem como estado, cidade, instituição de ensino escolhida e curso.
Em seguida, o interessado precisa escolher o número de parcelas que deseja pagar para que a projeção de valores seja feita.
Em uma simulação realizada, a mensalidade de um curso de Direito, em uma das faculdades, caiu de R$ 1.458, em seis vezes, para R$ 874,80, em dez vezes sem juros.

Quais são os requisitos para financiar os estudos pelo Pravaler?
Para ter o financiamento pré-aprovado, o futuro aluno precisa estar com o CPF regular e comprovar renda mínima de 2,2 vezes o valor da mensalidade do curso escolhido.
Vale saber que a renda pode ser composta ou representada pela renda do fiador, em casos que o solicitante não tenha renda própria.
Além disso, o fiador precisa comprovar renda a partir de um salário mínimo e não pode ter contrato vigente com o Pravaler, seja como estudante ou fiador de outro aluno.
Saiba que a maioria das instituições parceiras, de acordo com o Pravaler, exige que os contratantes não tenham restrições no SPC e no Serasa.
Pravaler: cursos e instituições disponíveis
Entre as universidades disponíveis para o financiamento do Pravaler estão Mackenzie, UNIP, FMU, Estácio e UNICID. No entanto, existem mais de 500 instituições conveniadas.
Para ver a lista completa, o candidato precisa acessar a tela de simulação de valores e prazos de pagamento.
Como fazer login e contratar o Pravaler?
O candidato precisa de cadastrar no site, indicando seu nome completo e e-mail nas informações, além de selecionar a instituição e o curso escolhido. Na sequência, ele terá acesso às opções de quantidade de parcelas.
Depois que o parcelamento for escolhido, o site encaminha para um cadastro para preenchimento de informações pessoais e do fiador. Para completar o cadastro, é preciso criar uma senha e enviar a proposta de financiamento.
Após preenchidas, as informações serão encaminhadas para confirmação de dados acadêmicos do solicitante pela instituição escolhida.
Se a avaliação de crédito for pré-aprovada, o fiador e o estudante deverão enviar os documentos necessários para assinatura digital do contrato e aguardar o e-mail de confirmação do financiamento.
Posso confiar no Pravaler?
Sim! Ele foi criado em 2006 e tem reputação 8,7 no Reclame Aqui, o que significa que ele é “Ótimo”, segundo os consumidores.
Das reclamações, 90,6% foram resolvidas e 78,9% dos usuários voltariam a fazer negócios com a empresa.
O Pravaler vale a pena mesmo?
O Pravaler é indicado, principalmente, para os estudantes que buscam reduzir os custos de mensalidade imediata, mas que não cumprem os requisitos para tentar o Fies, por exemplo.
O Pravaler também é uma oportunidade para os estudantes que não conseguiram entrar na universidade através do Programa Universidade Para Todos (ProUni).
Embora o Pravaler exija pagamento desde o primeiro mês de curso e que possa ter juros mais altos que o Fies (6,5% ao ano), o aluno não precisa fazer provas para obter o crédito e pode financiar o curso em qualquer período ou semestre.