Cronograma do Sisu, Prouni e Fies do 2º semestre é divulgado pelo MEC: confira os editais
Já estão disponíveis os cronogramas do Sisu, Prouni e Fies para o 2º semestre de 2021. Os calendários completos foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (28).
Quem fez o Enem 2020 poderá utilizar as notas para concorrer em qualquer um dos programas do governo. Mas é preciso ficar atento, pois as edições do Prouni e Sisu deste ano só aceitarão as notas do Exame Nacional do Ensino Médio realizado em 2020.
Já para concorrer no Fies, o estudante poderá usar as notas de 2010 a 2020. As novas regras e datas dos processos seletivos foram confirmadas pelo MEC.
Veja abaixo quando os processos seletivos vão ocorrer:
- Prouni: de 13 a 16 de julho;
- Fies: de 27 a 30 de julho;
- Sisu: de 3 a 6 de agosto.
Não foram publicadas informações no Diário Oficial da União sobre a abertura do prazo para vagas remanescentes do Fies. Mas a previsão é que a primeira fase do processo seletivo ocorra de 8 a 10 de setembro, e a segunda etapa de 27 a 29 de outubro.
Cronogramas do Sisu, Prouni e Fies
Se você quer entrar na faculdade, não perca a chance de se inscrever no Sisu, Prouni ou Fies no 2º semestre de 2021. Confira abaixo o cronograma completo e as regras de inscrição para cada um dos programas.
Inscrições Prouni 2021
As inscrições para o segundo semestre do Prouni 2021 abrem dia 13 de julho e encerram às 23h59 de 16 de julho. O programa oferece bolsas de estudos integrais e parciais para candidatos que desejam cursar o ensino superior em universidades particulares, mas não têm condições de pagar pela graduação.
Mas algumas regras mudaram no processo seletivo de 2021, principalmente devido à pandemia. Neste ano, o Prouni só aceitará notas da edição de 2020 do Enem. As inscrições devem ser feitas no site do programa, clicando aqui.
Cronograma Prouni 2021
- Inscrições: 13 a 16 de julho;
- 1ª chamada: 20 de julho;
- Comprovação das informações: 20 a 28 de julho;
- 2ª chamada: 3 de agosto;
- Comprovação das informações: 3 a 11 de agosto;
- Inscrição na lista de espera: 17 e 18 de agosto no site do Prouni;
- Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino: 20 de agosto;
- Comprovação das informações: 23 a 27 de agosto.
Quem pode se inscrever
Para se inscrever no Programa Universidade para Todos e concorrer a uma bolsa de estudos, o estudante deve se enquadrar nos critérios de seleção estabelecidos pelo governo. Veja abaixo quais são:
- Ter cursado Ensino Médio em escola pública;
- Ter sido bolsista integral em escola particular;
- Ser pessoa com deficiência (PcD) e estudante de escola pública ou na condição de bolsas em instituição privada;
- Não tem diploma de graduação;
- Ter feito o Enem;
- Ter média de 450 pontos nas notas do Enem;
- Não ter zerado a redação
- Ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo para bolsa integral;
- Ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos para bolsas parciais (50%);
- Ser professor da rede pública e trabalhar na educação básica – independente da renda.
Fique de olho no resultado da primeira chamada, pois se você for selecionado, deverá ir até a universidade onde foi contemplado com a bolsa de estudos e entregar a documentação completa exigida pelo programa.
Inscrições Fies 2021
Se você precisa de crédito estudantil para pagar as mensalidades da faculdade, então deve optar pelo Fies. O Financiamento Estudantil oferece condições especiais e juros flexíveis para estudantes universitários, de acordo com a renda do candidato.
As inscrições para o Sisu começam em 27 de julho e terminam às 23h59 de 30 de julho, e devem ser realizadas no site do programa. É possível utilizar as notas do Enem de 2010 até 2020 para concorrer ao financiamento.
Cronograma Fies 2021:
- Inscrições: de 27 a 30 de julho;
- Resultados (pré-selecionados): 3 de agosto;
- Complementar inscrição: 4 a 6 de agosto, no site do Fies;
- Convocação da lista de espera: 4 a 31 de agosto (quem não for pré-selecionado na chamada única, está automaticamente incluído na lista de espera).
Condições do Fies 2021
O Financiamento Estudantil oferece duas linhas de crédito: Juro Zero e P-Fies. Entenda mais sobre cada uma delas:
- Juro Zero: esta modalidade é voltada para estudantes com renda familiar mensal de um até três salários mínimos;
- P-Fies: esta linha possui juros variados e é destinada a estudantes com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos.
Inscrições Sisu 2021
Já se você deseja entrar em uma universidade pública, a melhor opção é o Sisu. Nesta etapa, os candidatos só poderão utilizar as notas do Enem 2020.
As inscrições para o segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada vão de 3 a 6 de agosto, no site do programa. Para se inscrever, o estudante não pode ter zerado a redação nem ter participado como treineiro na edição de 2020 do exame.
Cronograma Sisu 2021
- Inscrição: 3 a 6 de agosto, no site do Sisu;
- Resultado: 10 de agosto;
- Período de matrícula: 11 a 16 de agosto;
- Inscrição na lista de espera: 10 a 16 de agosto.
As próprias instituições de ensino divulgarão a lista de espera por turno, curso e modalidade de concorrência. Conforme o edital, é responsabilidade do candidato acompanhar a divulgação das datas e prazos nas plataformas digitais das universidades.
Agora que você já está por dentro dos cronogramas do Sisu, Prouni e Fies para o 2º semestre de 2021, fique de olho nos prazos e se inscreva no programa de sua preferência.
Deixe seu comentário