Cronograma definido: Datas dos processos seletivos – SISU, Prouni e FIES

Todo o ano o cronograma do Enem é definido, sendo que com a nota deste exame, é possível participar de vários processos seletivos que existem no Brasil, como é o caso do SiSU, do ProUni, FIES e em processos especiais de cada instituição.

Veja abaixo informações completas sobre como funciona esse procedimento, quais são as formas de conseguir concorrer para as vagas do ensino superior no ano de 2021 por meio dos demais programas e muito mais.

Fique por dentro e não perca nenhuma informação interessante.

Cronograma do Sisu 2021

Cronograma do Sisu 2021: saiba mais!

O Sistema de Seleção Unificada, ou como é conhecido normalmente como Sisu, é o responsável por fazer a inserção de certos estudantes em instituições públicas, independente se são estaduais ou federais.

O cronograma que foi divulgado é o seguinte, portanto, fique atento em todas as datas para não perder nenhum dia importante:

  • Inscrições: 6 a 9 de abril;
  • Resultado: 13 de abril;
  • Matrícula: 14 a 19 de abril.

O edital do programa geralmente só é publicado depois que é feita a publicação da nota do Enem 2020, da qual também tem sua data prevista para o dia 29 de março.

Recentemente, o Ministério da Educação também decidiu pela prorrogação do prazo da adesão das instituições de ensino superior ao sistema, que agora tem data prevista de encerramento para o dia 23 de fevereiro.

É válido lembrar que o número de vagas e os cursos que são ofertados só costumam ser divulgados logo depois que é finalizado o término do prazo de adesão.

Para conseguir participar, é necessário que o estudante tenha realizado a edição mais recente do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio -, além de não ter zerado a redação, nem ter se inscrito na condição de treineiro.

É estimado também que a inscrição da segunda fase da seleção do Sisu 2021 aconteça entre os dias 7 e 10 de junho, com a divulgação do resultado prevista para o dia 14 do mesmo mês.

É sempre importante destacar que essas datas ainda não estão confirmadas, sendo apenas estimativas, das quais podem ser alteradas caso haja necessidade por parte do Ministério da Educação.

Quais são as universidades que vão aderir ao Sisu 2021?

Muitas instituições já confirmaram que vão fazer a adesão ao programa, sendo que essas que já concordaram com o processo, são:

  • Udesc – Universidade Estadual de Santa Catarina;
  • UFBA- Universidade Federal da Bahia;
  • Ufob – Universidade Federal do Oeste da Bahia;
  • UFRB – Universidade Federal do Recôncavo;
  • Univasf – Universidade Federal do Vale do São Francisco;
  • Uesc – Universidade Estadual de Santa Cruz;
  • Instituto Federal Baiano;
  • UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora;
  • UFSJ – Universidade Federal de São João del Rei;
  • UFV – Universidade Federal de Viçosa;
  • Unifesspa – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará;
  • UEL – Universidade Estadual de Londrina.

Como funcionam as vagas para o ensino superior no Prouni e Fies 2021?

A seleção para esses dois programas que terão sua primeira fase de ingresso logo no primeiro semestre de 2021 já está quase sendo finalizada.

O ProUni, que é o programa do qual concede bolsas de estudos para instituições da rede particular, tem a data prevista até o dia 14 para a confirmação das informações, começando a inscrição da lista de espera logo no dia 1º de março.

Enquanto isso, o Fies, que é conhecido por ser o financiamento estudantil, está no processo da fase de lista de espera, da qual possui estimativa de ir até 18 de março.

Segundo semestre do Prouni e Fies 2021

Nas primeiras fases de seleção dos programas, os estudantes não poderão fazer o uso da nota do ENEM 2020, mas é válido destacar que nos segundos processos seletivos do ano, poderá ser utilizada, visto que é estimado que depois da divulgação da nota do Enem, essas seleções já estejam com as datas do segundo semestre confirmadas.

É especulado que ambos os programas contarão com uma edição extra neste ano, de modo a diminuir o problema causado pela epidemia do coronavírus na vida da maioria dos estudantes brasileiros.

Portanto, fique de olho em demais confirmações que ainda vão ser atualizadas aqui em nosso site, sempre se informando sobre educação, política e assuntos cotidianos importantes.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário