Curso gratuito online: IFMG visa ajudar estudantes com a redação do Enem

Estudantes que vão prestar a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio podem aprender a redigir uma redação nota mil por meio do curso gratuito do Instituto Federal de Minas Gerais. Saiba como participar e garanta sua vaga nas aulas.

Curso online e gratuito

Estudantes brasileiros que desejam realizar o Exame Nacional do Ensino Médio podem participar do curso gratuito oferecido pelo Instituto Federal de Minas Gerais a fim de obter nota mil na prova de redação.

Publicidade

Publicidade

A iniciativa do IFMG surgiu após uma das estudantes da instituição, Adrielly Clara Enriques, 18 anos, tirar nota máxima na redação na edição de 2020, juntamente com outras 28 pessoas.

Metodologia

A abordagem de ensino será aplicada em três módulos que englobam questões técnicas, teóricas e práticas da modalidade de redação exigida pelo Enem e a coordenação do curso será realizada pelos mesmos professores que auxiliaram Adrielly. 

O primeiro módulo ensinará sobre as características e especificidades do gênero textual exigido para o Enem, ou seja, a redação dissertativa-argumentativa em prosa. 

Publicidade

Publicidade

O segundo módulo tratará de competências como o domínio da norma culta e mecanismos de coesão. 

Já o último módulo abordará as estratégias argumentativas, bem como o uso do repertório sociocultural e a construção da proposta de intervenção.

Quem pode participar

O curso oferecido pelo IFMG foi formulado pensando nos estudantes interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio. 

No entanto, não existe nenhuma restrição para quem deseja fazer as aulas sem compromisso, pois a intenção do curso é garantir conhecimento de qualidade aos alunos que pretendem prestar o vestibular a curto, médio e longo prazo.

Plataforma + IFMG

Para ter acesso ao curso é necessário se cadastrar na Plataforma +IFMG. Para isso, os estudantes devem escolher um usuário e senha, fornecer um e-mail e preencher uma ficha com diversos dados pessoais como o nome completo, endereço e CPF.

Depois de ter finalizado o cadastro o estudante deverá clicar na opção “Concursos e vestibulares” e se inscrever na opção “Redação para o Enem”. 

Aula

Publicidade

Publicidade

A realização do curso é feita com base em 30 horas de materiais distribuídos em exercícios, vídeos, explicações e outros formatos de consulta. Depois de finalizar o curso o estudante receberá um certificado de conclusão do IFMG.

Dicas

Além do curso oferecido pelo Instituto Federal de Minas Gerais, separamos algumas dicas que podem te ajudar a tirar a nota máxima na redação do Enem.

Em primeiro lugar é importante conhecer o formato da redação solicitado e, nesse caso, é o dissertativo-argumentativo em prosa que consiste em defender uma ideia com base no tema proposto expressando pontos de vista com argumentos consistentes e coerentes.

Também é importante se atentar aos temas da atualidade, pois geralmente eles são os temas mais aplicados na prova como foi feito nas edições passadas. Veja:

  • Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet;
  • Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil;
  • A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira;
  • Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado;
  • O trabalho na construção da dignidade humana;
  • Entre outros.
Publicidade

Se inspirar e ter como referências redações de exames anteriores que tiraram nota mil também é uma oportunidade de alcançar a pontuação máxima. Estudar como o texto foi redigido e estruturado pode oferecer muitas dicas do que fazer e do que não fazer.

Publicidade

Praticar é crucial para que a escrita e a linha de raciocínio sejam aperfeiçoadas. Conforme o estudante escreve e compara as próprias redações ele mesmo percebe o nível de evolução e desenvolvimento pessoal.

Controlar o tempo de redação também é importante, especialmente quando a prova possui um determinado tempo para ser realizada.

pessoa escrevendo
Unir dicas e o curso gratuito da IFMG pode te ajudar a tirar nota máxima no Enem

Conhecer os principais aspectos de avaliação também pode ser um diferencial na hora de redigir a redação, pois pode te auxiliar a aplicar aquilo que os avaliadores vão levar em consideração ou que vão julgar desnecessário e até incorreto.

Publicidade

Publicidade

Além disso, é importante se atentar a algumas práticas que podem desclassificar automaticamente a redação, como fugir do tema proposto, não escrever no formato correto, utilizar termos ofensivos, entre outros.

Essas dicas alinhadas às aulas oferecidas pelo Instituto Federal de Minas Gerais podem ser um excelente caminho para os estudantes tirarem nota mil na próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio.

Julia é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e, no momento, atua como redatora para o portal NoDetalhe. Ao longo da carreira, a jornalista tem se especializado em produção de conteúdo otimizado para motores de busca e conversão, além de gerenciamento de mídias sociais e marketing digital.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário