Curso gratuito USP: inscrições abertas para curso de redação para vestibular até 12/4

Já pensou em fazer um curso de redação totalmente gratuito? Isso é possível por meio do curso gratuito USP (Universidade São Paulo).

Essa ação se trata de um projeto social de extensão ativo desde 2016 dirigido pelos alunos ingressos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRB) da USP.

Quer saber mais sobre o assunto? Preparamos um post para te deixar por dentro desse curso gratuito de redação. Saiba mais a seguir.

Projeto social curso gratuito USP

Mulher escrevendo em um caderno
Aprenda a escrever uma redação de qualidade no curso gratuito USP (Imagem: Reprodução/Pexels)

O curso gratuito USP se trata do Projeto Redigir, no qual tem os alunos da FMRB da USP como os idealizadores.

Com esse curso, o projeto visa ajudar as pessoas a conseguirem se expressar melhor e, por conseguinte, produzirem uma redação de qualidade.

Como vai funcionar o curso gratuito USP de redação

Após o agravamento da pandemia, o curso gratuito USP de redação foi adaptado para o formato EaD.

Esse curso é voltado para todos os estudantes da rede de ensino médio e para aqueles que vão prestar o vestibular.

Processo seletivo

O processo de seleção dos estudantes vai ocorrer em duas etapas. Numa delas, a condição de vulnerabilidade de cada aluno será avaliada.

Na outra etapa, os candidatos selecionados vão passar por entrevistas que serão feitas pelo WhatsApp ou pelo Google Meet — independente da plataforma escolhida, a entrevista vai ter duração de 20 minutos.

Período de inscrição

Os estudantes interessados em aprender a produzir uma redação excelente, devem se atentar e procurar se inscreverem até o dia 12 de abril.

Para isso, é preciso acessar o site da USP e responder a um questionário online com os dados pessoais.

A partir de então, a banca avaliadora da universidade vai analisar a situação socioeconômica de cada candidato para depois agendar uma entrevista online com os selecionados.

Motivos para se inscrever no curso gratuito USP de redação

A seguir, veja os benefícios que o curso gratuito USP vai trazer em sua vida.

Conta muito nos vestibulares

Há muitos vestibulares em que a nota obtida na prova de redação tem um grande peso na aprovação do candidato — para o ENEM, por exemplo, a prova de redação tem o valor de 100 pontos.

Então, se o seu sonho é o de conquistar vaga em uma boa universidade, saiba que saber produzir uma redação excelente é imprescindível para ingressar na faculdade.

Demonstração de que você se comunica bem

Com o curso de redação e gramática do Projeto Redigir da USP, você vai demonstrar para as pessoas que sabe se comunicar bem.

Além disso, sua vida pessoal e profissional sofrerá mudança positiva quando você conseguir manter os seus pensamentos organizados a ponto de ter a capacidade de redigir uma informação de forma clara e objetiva.

É um diferencial na hora de conseguir um bom emprego

Além de te ajudar a conseguir uma vaga na universidade que você quer estudar, o curso gratuito USP de redação vai servir também para fazer com que consiga um bom emprego.

Isso porque, o processo seletivo de muitas empresas leva muito em consideração o fato do candidato à vaga saber se expressar bem por meio das palavras escritas.

Assim, desde o envio do currículo, a inscrição e o preenchimento de formulários, as organizações avaliam as habilidades de escrita.

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante de leitura e apaixonado por música.
FacebookLinkedin

Deixe seu comentário