Curso de programação da Microsoft para mulheres negras tem inscrições abertas

Estão abertas até o dia 19 de setembro as inscrições para o curso de programação da Microsoft para mulheres negras. Ao todo, serão oferecidas 50 vagas para a terceira edição do Woman in Tec., projeto idealizado e liberado pelas áreas de diversidade e inclusão da empresa.

A capacitação busca inserir cada vez mais profissionais negras especializadas em tecnologia no mercado de trabalho, além de ampliar a igualdade de gênero e racional na área. O curso de programação da Microsoft para mulheres negras é gratuito, oferece certificado e disponibiliza mentorias de capacitação em tecnologia em nuvem e segurança.

Publicidade

Publicidade

A Microsoft também oferece cursos de inglês básico e de desenvolvimento de carreira. Mas para ter direito à capacitação, as candidatas precisam estar dentro dos critérios estabelecidos pelo projeto. Veja abaixo quais são:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Ser mulher (cis ou trans) autodeclarada preta ou parda;
  • Cumprir os requisitos do preenchimento de questionário, que será enviado por e-mail;
  • Ter realizado o desafio proposto pela Microsoft até dia 17 de setembro;
  • Não estar participando de outro programa paralelo.

curso de programação da microsoft para mulheres negras

Inscrição no curso de programação da Microsoft para mulheres negras

Além dos requisitos para participação no curso, as candidatas devem participar de um desafio virtual, o Cloud Skill Challenge, que será realizado gratuitamente na plataforma Microsoft Learn.

Confira o passo a passo para realizar a inscrição:

Publicidade

Publicidade

  1. Clique aqui para acessar a página de inscrição do Black Woman in Tech;
  2. Já na página, clique em “Avançar”;
  3. Preencha todo o formulário de cadastro;
  4. Após, clique neste link para realizar o desafio;
  5. Envie o print da tela de finalização do desafio para o e-mail [email protected] até dia 19/09/2021 com um parágrafo dizendo: “Por que você quer participar do programa Black Woman in Tech?”, “O que te motiva a estudar nuvem?” e se você tem disponibilidade para se dedicar entre 27/09/21 e 22/12/21 às quartas e quintas, das 18h às 19h, e ainda três sextas-feiras, conforme o cronograma que será compartilhado com as selecionadas.

A ordem de chegada dos e-mails será utilizada como critério de desempate. A formatura da 3ª turma do curso será realizada dia 22 de dezembro deste ano.

Em 25 de fevereiro de 2022, a Microsoft irá realizar uma feira de empregabilidade, onde as candidatas terão contato com outras profissionais e empresas, com o objetivo de fazer networking e até conquistar uma oportunidade de trabalho.

Desigualdade no mercado de trabalho

Segundo dados do Boletim do Mercado de Trabalho, o racismo e o machismo fazem com que a maioria das mulheres negras ocupem em cargos mais baixos dentro das organizações, preenchendo 10,3% dos cargos funcionais, 8,2% dos postos de supervisão, somente 1,6% em posições de gerência e apenas 0,4% no quadro executivo.

Na área de tecnologia, as profissionais pretas são 31,5% nas equipes de empresas brasileiras, de acordo com a pesquisa #QuemCodaBR. Iniciativas como a da Microsoft abrem cada vez mais espaço para que mulheres negras ocupem cada vez mais espaços e levem representatividade a este setor, que era ocupado, majoritariamente, por homens brancos.

Por isso, não esqueça de realizar sua inscrição no Black Woman in Tech. As capacitações da Microsoft garantem ensino de qualidade e bom networking com profissionais e empresas da área. Mas fique atenta aos prazos, pois o processo seletivo encerra dia 19 de setembro.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário