Curso Técnico Segurança do Trabalho – Onde Cursar, O que você vai aprender, Mercado de Trabalho

Implementar o currículo é o sonho de muitas pessoas, além da possibilidade de fazer um curso profissionalizante e assim, conseguir um melhor posicionamento dentro do mercado de trabalho. Um dos cursos que mais despertam curiosidade por entre os interessados é, sem dúvidas, o técnico de segurança do trabalho.

Quer saber informações completas sobre como funciona esse curso, quais são suas áreas de atuação e muito mais? Veja aqui onde conseguir estudar, quais são os valores médios, tempo de duração e muito mais. Fique por dentro dessa e de demais informações.

Curso técnico de segurança do trabalho: Como funciona?

Curso técnico de segurança do trabalho: Como funciona?

Conhecido como um dos cursos de maior sucesso por parte de quem quer fazer um curso técnico, o ensino de segurança do trabalho foi desenvolvido para atuar em empresas, sejam elas de pequeno até grande porte.

O profissional de segurança do trabalho possui uma importância estratégica para demais empresas, visto que é ele que garante o bem estar de todos os trabalhadores, atuando diretamente nas questões para diminuir o número de faltas no ambiente de empresas, além de ser essencial para aumentar a produtividade da equipe.

Quando falamos sobre acidentes de trabalho, sabemos que isso é algo comum em várias empresas, mesmo que esse seja um acontecimento que tem seu número reduzido no Brasil, conforme dados divulgados pela Previdência Social: no ano de 2012 foram 607 mil, enquanto em 2017, foram 574 mil.

Mesmo com essa redução, nosso país ainda é o quarto no mundo inteiro com o maior número de registros de acidentes no ambiente de trabalho, ficando apenas atrás da China, da Índia e da Indonésia.

De qualquer maneira, esses números podem ter um grande aumento se não for feito o devido investimento na área. As instituições que mais costumam contratar profissionais de segurança do trabalho são as indústrias, hospitais, comércios, áreas de construção civil, portos, aeroportos e muito mais.

Veja abaixo como funciona o curso técnico de segurança de trabalho e fique por dentro.

Como atua o curso técnico de segurança do trabalho?

O curso técnico de segurança de trabalho tem como principal intenção a de ensinar uma análise de ambientes laborais, prevenção de riscos, além da atuação em casos de perigo como em situações de incêndio, quedas, não funcionamento de equipamentos, além de vazamento de gases tóxicos e demais situações.

O principal foco é aprender de forma correta como prestar auxílio em casos emergenciais, avaliar os ambientes que podem trazer riscos para os trabalhadores, fazer um planejamento e assim criar ações de investigação, além de educação.

O curso é dividido em alguns módulos, que são:

  • Fazer a elaboração e implantação de política de saúde e segurança;
  • Realizar a avaliação e medidas de controle de riscos físicos, químicos e biológicos;
  • Fazer uma avaliação e medidas de controle de riscos ergonômicos e de acidentes;
  • Criar ações de investigação e controle de incidentes e doenças ocupacionais;
  • Investir na elaboração de programas de saúde e segurança;
  • Gerar assistência de primeiros socorros;
  • Criar uma elaboração e implantação de planos de emergência;
  • Investir em ações educativas em saúde e segurança.

Cada vez mais o curso de Segurança do Trabalho está preenchendo currículos de demais brasileiros, principalmente porque ele também possui demais matérias ligadas diretamente à administração, sistema de gestão, além de empreendedorismo.

É importante entender que existem muitas matérias de apoio, que poderão aumentar e muito a bagagem no futuro profissional, principalmente a assuntos ligados à atividade diária. Alguns dos principais casos são de matemática e estatística, além de normas e legislação.

Esse curso pode ser encontrado em várias escolas técnicas e instituições de ensino profissionalizante de nosso país. Algumas delas incluem o formato presencial, além do clássico ensino à distância, veja quais são as mais indicadas abaixo:

  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) – a distância
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) – a distância
  • Universidade de Franca (UNIFRAN) – a distância
  • Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) – no Distrito Federal – a distância
  • Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais;
  • Senai, Senac e Sebrae – variando de acordo com cada instituição de cada cidade.

Agora, se você está interessado em fazer um curso técnico de segurança do trabalho, vale a pena investigar qual é a instituição mais perto de você, ou, aquela que tenha a disponibilidade de ter aulas à distância.

Não perca tempo e invista em seu futuro o quanto antes.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário