Cursos Gratuitos de Idiomas: IFTM tem vagas remanescentes – Faça sua inscrição!

O Centro de Idiomas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) está com inscrições abertas para a ocupação de 795 vagas remanescentes. Neste momento, os cursos ofertados são inglês, francês e espanhol. 

Quem for aprovado no processo seletivo deverá participar das aulas ainda no primeiro semestre de 2021. As turmas serão formadas por alunos iniciantes, que nunca estudaram língua estrangeira, e também por alunos de nível intermediário, que já possuem conhecimento básico.  

São aceitos candidatos com idade a partir de 13 anos. Não é exigido nível de escolaridade, todavia, é preciso que o aluno tenha atenção e certifique-se de estar fazendo a matrícula no nível certo, para que consiga aprender o conteúdo no ritmo adequado. 

Estudante de língua estrangeira

Há sistema de cotas?  

Sim. Do total de vagas ofertadas, a IFTM destinou 60% para candidatos de baixa renda, cuja família receba mensalmente valor igual ou menor que um salário mínimo e meio bruto. Esses mesmos candidatos também precisam comprovar que estão matriculados ou que são egressos de instituições de ensino público.  

Há ainda uma reserva de vagas, equivalente a 5%, para Pessoas com Deficiência (PcD). Nesse caso será requerida a apresentação de laudo médico. Os 35% restantes correspondem a vagas para ampla concorrência. 

Os três cursos ofertados estão distribuídos entre as unidades da IFTM, localizadas nos municípios de Campina Verde, Ituiutaba, Patos de Minas, Paracatu, Patrocínio, Uberaba, Uberaba Parque Tecnológico, Uberlândia, Uberlândia Centro, Polo Santa Vitória, Polo João Pinheiro e Polo Ibiá. 

Quais etapas do processo seletivo? 

O processo seletivo para ingressar nos cursos de língua estrangeira se dará por meio de duas etapas. A primeira delas consiste em uma prova virtual com 50 questões de múltipla escolha, agendada para o dia 11 de abril, das 9h às 10h30. 

Já na segunda etapa, que também acontecerá de forma remota, o candidato será submetido a uma entrevista com duração de 5 a 10 minutos. O dia exato do encontro vai ser agendado e comunicado aos participantes que chegarem até aqui.  

Como fazer a inscrição?

Se ficou interessado pelos cursos e quiser tentar uma vaga, preencha o formulário de inscrição pela internet, disponível na página de Ingresso à IFTM. Para isso você deve ter em mãos um documento de identificação oficial com foto, como o RG, e o número de CPF (Cadastro de Pessoa Física). O prazo termina no dia 31 de março de 2021.  

Vale lembrar que a participação do candidato pagante só estará confirmada depois de quitar a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$50, necessariamente em uma agência do Banco do Brasil. Cada pessoa terá direito a concorrer para somente uma opção de curso. 

Posso obter isenção da taxa de inscrição? 

O edital com as regras de participação nos cursos da IFTM menciona a possibilidade de obter a isenção da taxa de inscrição, desde que o candidato se encaixe nos seguintes critérios: 

  • Ser estudante regularmente matriculado no ensino fundamental ou no ensino médio em escola da rede pública de ensino. Candidato de escola privada na condição de bolsista integral também poderá ser contemplado; 
  • Ter renda familiar per capita de no máximo um salário mínimo e meio; 
  • Ter registro no Cadastro Único do Governo Federal para Programas Sociais (CadÚnico). 

Aqueles que estiverem aptos ao benefício da isenção devem fazer a solicitação junto à inscrição. O edital completo do processo seletivo você encontra aqui.

Você pode se interessar: Cursos Gratuitos SENAC MG: São 250 vagas disponíveis em Montes Claros!

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Antes de atuar como redatora, participei dos programas de estágio do Ministério da Justiça, da Defensoria Pública do Distrito Federal e da Câmara dos Deputados. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em Comunicação Organizacional e Estratégias Digitais no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Linkedin

Deixe seu comentário