Cursos Gratuitos sobre Empreendedorismo: Opções para fazer em casa!

mulher em home office

Segundo a última pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 8,876 milhões de pessoas foram demitidas no ano passado em razão da pandemia da COVID-19.  

Para alguns, a alternativa que restou foi apostar o pouco que tinha no próprio negócio. De acordo com a plataforma de Dados do Portal do Empreendedor, entre março e dezembro de 2020 foram registradas 1,49 milhão de novas empresas. 

Publicidade

Publicidade

Ser responsável pela gestão de um estabelecimento, no entanto, não é uma tarefa simples. Independente da área de atuação escolhida, será necessário muito planejamento para controlar os custos e não cair nas armadilhas do endividamento.mulher em home office

Pensando nisso, aqui vai uma lista com cinco cursos gratuitos sobre empreendedorismo, que vão te ajudar a analisar o mercado e a entender as necessidades do seu público. 

Os cursos são livres, por isso são aceitas pessoas com qualquer nível de escolaridade. E o melhor, você poderá fazer todas essas aulas sem sair de casa, basta ter conexão com a internet. Confira a seguir as opções disponíveis. 

Publicidade

Publicidade

Aprender a Empreender

O curso Aprender a Empreender tem, ao todo, 16 horas de aulas. O conteúdo abordado envolve noções básicas de administração para estabelecimentos comerciais e funcionamento diário.  

Essa é a melhor opção para quem não tem experiência com gestão de negócios e está analisando a possibilidade de lançar a própria marca no mercado. Para se inscrever acesse este link.

Como Analisar o Mercado 

O conteúdo proposto pelo curso Como Analisar o Mercado pode ser muito útil para quem ainda não tem certeza sobre em qual área vai investir. 

Com base na situação econômica atual, os professores vão fornecer uma previsão sobre os setores que mais demonstram chances de prosperar pelos próximos anos. Para participar deste curso faça sua inscrição aqui. 

Como Vender pela internet na crise do Coronavírus

Tem como principal intuito orientar as ações de novos empreendedores no meio virtual, que pode ser um grande impulsionador de vendas durante a pandemia. 

A mudança de comportamento do consumidor, a procura pelos serviços de entrega e as possibilidades de aumentar o tráfego de pessoas na sua empresa são assuntos que também serão abordados. 

Publicidade

Publicidade

Por fim, o curso “Como Vender pela Internet na Crise do Coronavírus” está sendo ofertado pelo Sebrae e tem 4 horas de duração, com direito a certificado digital por participação. 

Marketing Digital para Empreendedores

A matriz curricular deste curso é voltada para o conteúdo virtual. Ele vai te ensinar mecanismos de atração e captação de pessoas pelas mídias sociais mais usadas atualmente.  

Além disso, serão ensinadas técnicas para o uso de palavras-chave nas suas publicações, para facilitar que sua empresa apareça nas páginas de busca da internet, como o Google. 

O curso Marketing Digital para Empreendedores está sendo oferecido pela Universidade de São Paulo, na plataforma de estudos Coursera.

Iniciando um Pequeno e Grande Negócio 

Publicidade

Esse é o curso que vai te ensinar a profissionalizar a sua ideia para que ela se torne um negócio de sucesso. São 30 horas de duração. O aluno tem o prazo de um mês para assistir todas as aulas. 

Publicidade

Os módulos propostos incluem o desenvolvimento das características de produtos ou serviços, análise financeira da empresa, entre outros. Esse é mais um curso oferecido pelo Sebrae.

Ludmila CatharinaUma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Antes de atuar como redatora, participei dos programas de estágio do Ministério da Justiça, da Defensoria Pública do Distrito Federal e da Câmara dos Deputados. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em Comunicação Organizacional e Estratégias Digitais no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Veja mais ›
Fechar