Cursos gratuitos: Ministério do Turismo e IFRS oferecem 23 opções com inscrições abertas

Mais de 20 cursos gratuitos do Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, estão com inscrições abertas. Entre as oportunidades estão: cursos em Agências de Viagem e Turismo, Libras, Inglês, Espanhol e Enoturismo.

Os cursos gratuitos do Ministério do Turismo serão ministrados de forma remota e são voltados a profissionais do turismo de todo o Brasil. Ao todo, serão oferecidas 23 capacitações.

Publicidade

Publicidade

Como se inscrever

As inscrições para os cursos gratuitos do Ministério do Turismo devem ser realizadas na plataforma Moodle do IFRS. Se você ficou interessado em fazer alguma das capacitações oferecidas, siga o tutorial abaixo para se inscrever:

  1. Acesse o Moodle IFRS;
  2. Clique na aba “Categorias de Cursos”;
  3. Selecione a área de atuação desejada;
  4. Na próxima página, você verá uma lista de cursos da área escolhida;
  5. Clique no curso que você deseja se inscrever;
  6. Faça login com e-mail e senha (caso você já possua conta no Moodle);
  7. Se ainda não tiver, clique em “Criar uma conta”;
  8. Já no sistema, preencha todos os dados solicitados;
  9. Revise para conferir se todas as informações estão corretas;
  10. Conclua a inscrição.

Mas fique atento aos prazos, pois as inscrições vão até o dia 30 de junho. Se você não se inscrever até esta data, perderá a chance de realizar as capacitações gratuitas.

Cursos gratuitos do Ministério do Turismo

Há uma lista com todos os cursos gratuitos oferecidos em diversas áreas de atuação. Então, selecionamos algumas capacitações para você conferir o que está sendo ofertado:

Publicidade

Publicidade

  • Geografia e Turismo; 
  • Libras: compreensão básica; 
  • Indicação Geográfica: Agregando Valor a Produtos e Regiões; 
  • Geografia e Geopolítica na Atualidade; 
  • Biologia; Enoturismo e Desenvolvimento Regional; 
  • Agências de Viagem e Turismo; 
  • Geografia 1 e 2;
  • Higiene e Controle de Qualidade de Alimentos (voltado a trabalhadores do segmento de alimentação, como bares e restaurantes). 

Além disso, estão disponíveis seis turmas de inglês, duas turmas de espanhol e duas turmas de português como língua adicional, direcionadas a profissionais de turismo, refugiados e imigrantes. Brasileiros que queiram aprimorar o conhecimento na língua também podem se inscrever. 

Outra qualificação oferecida pelo Ministério é “Higienização e Segurança em Meios de Hospedagem”. O objetivo do curso é qualificar profissionais e gestores que atuam em hotéis, pousadas, locação de casas temporárias, entre outros, quanto às novas normas e procedimentos de higiene e biossegurança no setor. 

Dentre os assuntos abordados está o selo “Turismo Responsável, Limpo e Seguro”, do Ministério do Turismo, que estabelece protocolos de segurança para 15 segmentos turísticos. As orientações do curso irã contribuir para a retomada da confiança por parte de turistas, hóspedes e colaboradores, além de auxiliar na redução da disseminação do vírus.

A previsão é que as capacitações sejam concluídas até o dia 31 de julho de 2021. Depois da conclusão do curso, os alunos receberão um certificado. Mas para ter direito ao documento, é necessário que o estudante atinja média final mínima de 60%.

Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário