Como fazer cursos gratuitos online com certificado | Os 10 melhores

Os cursos gratuitos com certificado estão em alta. Segundo o Certificado Cursos On-line a busca por esta modalidade de ensino à distância cresceu 300% somente em 2020 e se consolidou como uma tendência para os próximos anos.

E se você é mais alguém que quer usar do potencial da internet para aprimorar o seu aprendizado e o currículo, este texto é para você.

Publicidade

Publicidade

Afinal, não adianta fazer qualquer curso online. Para que o certificado e o seu aprendizado seja validado é preciso que o curso online, seja reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Conforme um levantamento do UOL em 2021 são 65 sites disponíveis para formação online e gratuita, com opções de cursos abertos. Isto é, que você não precisa aguardar nenhuma data de inscrição.

Mas para evitar que você fique perdido entre as variedades o No Detalhe avaliou e separou as 10 melhores plataformas para você iniciar seus estudos. Nestas você pode confiar!

Publicidade

Publicidade

Cursos grátis online com certificado
Cursos grátis online com certificado | Imagem: Canva

1. Edx

O EdX é uma plataforma muito tradicional de educação à distância e também uma das pioneiras, já que foi fundada em 2012  – época em que o EAD ainda não era nada familiarizado.

De certa forma, estudar por meio da plataforma dá uma sensação de intercâmbio, já que permite fazer cursos de extensão, pós graduação e atualização em diversas universidades ao redor do mundo.

Entre as mais de 140 instituições cadastradas no site estão universidades prestigiadas internacionalmente, como Hardvard, Berkeley e MIT. Entretanto, os certificados para estas grandes instituições de ensino nem sempre são gratuitos.

Confira também:

2. Brasil Mais Digital

O site conta com mais de 40 cursos gratuitos e totalmente online, todos com certificado.

A plataforma tem como foco cursos na área de tecnologia: programação, gestão empresarial, inteligente artificial, entre outros.

3. Ateliê Digital do Google

Publicidade

Publicidade

Esta é a plataforma oficial de educação do Google. Por meio do aplicativo é possível fazer cursos de atualização, pós-graduação e extensão com certificados oficiais da empresa.

A maioria dos cursos disponíveis são para níveis introdutórios de assuntos de tecnologia, como fundamentos do marketing e introdução a programação.

4. Udacity

A Udacity é um site renomado pelos cursos na área de tecnologia,  já que conta com parceiras de grandes empresas como o Google e Facebook. 

O diferencial da plataforma é um layout simplificado e uso de quizzes que ajudam a confirmar o conhecimento do aluno de uma forma prática.

5. Coursera

Publicidade

Coursera é uma plataforma tão tradicional quanto seu concorrente Edx, ambos fundados no mesmo ano.

Publicidade

O site da Coursera possui mais de 4 mil cursos de 140 universidades com todas as opções de áreas de conhecimento e diversos graus de escolaridade. Ou seja, uma boa opção para quem busca por variedade.

6.GGTE – Unicamp

A Unicamp tem uma plataforma especial para cursos online, a MOOC GGTE. Não é sempre que estão disponíveis vagas para participar de cursos gratuitos, mas vale a pena checar a plataforma sempre que puder para não perder as novidades.

O principal diferencial dos cursos disponibilizados pela Unicamp são as temáticas atuais alinhadas às áreas do conhecimento – é possível fazer desde um curso de Biologia Investigativa até Educação sobre Africanidades.

7. Senai e Senac

Publicidade

Publicidade

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) são instituições de apoio e que contam com diversas oportunidades para o aperfeiçoamento profissional. Em ambos, há plataformas online com cursos gratuitos para área.

 É altamente indicado para quem conhecer um pouco mais sobre alguma área de atuação ou aperfeiçoar o conhecimento profissional. 

Confira oportunidades do Senai e Senac:

8. Rock University

A Rock University, do site Rock Content, é uma plataforma especializada em cursos sobre marketing de conteúdo e produção de conteúdo para web.

Entre as opções de cursos estão certificados sobre produção de conteúdo para web, Storytelling, outbound marketing, WordPress, entre outros.

Mas fique atento ao fazer sua escolha, pois nem todos os cursos são gratuitos e o certificado é válido por somente um ano.

9. Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

O BID é uma plataforma de EAD que conta com cursos focados na área de gestão pública e economia, como  gestão de risco de projetos, economia digital e desenvolvimento de projetos.

Na hora de escolher o curso atente-se à desrição, pois nem todas as opções online são gratuitas. As opções mais caras custam até 25 dólares americanos.

10. MIT

Já pensou ter um certificado do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, um dos centros de pesquisa mais renomados do mundo?

Com a plataforma EAD do MITx é possível. Mas esteja preparado, porque o grau de exigência é grande e quase todas as aulas são em inglês. Dependendo do curso há opções de legendas  nas vídeo aulas.

Outra grande vantagem dos cursos EAD do MIT é a variedade de temas. No site tem opções para todas as disciplinas universitárias.

Outros sites com cursos EAD certificados

Além destas opções, você também pode encontrar alternativas de cursos específicos para  a área de conhecimento que deseja nas seguintes plataformas reconhecidas pelo MEC:

  1. Unasus – do Sistema Único de Saúde
  2. Fundação Bradesco
  3. Escola Virtual de Governo
  4. Eleve – Câmara dos Deputados
  5. Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
  6. Intel
  7. Linkedin Learning
  8. Ciee – Centro de Integração Empresa Escola
  9. Aliança Empreendedora
  10. Ufscar – Universidade Federal de São Carlos
  11. Facebook for Business
  12. Prime Cursos
  13. Learn Cafe
  14. Hospital Albert Einstein
  15. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  16. Instituto Legislativo Brasileiro
  17. Enap – Escola Nacional de Administração Pública
  18. ESPM
  19. Microsoft Learn
  20. Senat – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte

Acompanhe a categoria de Educação do No Detalhe para saber quais instituições estão com oportunidades abertas!

Você já fez algum curso online com certificado? Comente aqui a sua experiência!

Fonte: UOL, Terra, Associação Brasileira de Educação a Distância

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.
InstagramLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário