Cursos Técnicos Gratuitos: IFBA tem quase 3 mil vagas abertas – Inscrições até 16/4!

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) tem 2.997 vagas abertas para cursos técnicos gratuitos, nas modalidades de ensino integrada, subsequente e concomitante.  

Do total de oportunidades, metade deve ser preenchida por alunos egressos de escolas da rede pública, cuja a condição social obedeça aos parâmetros de um dos dois grupos definidos. 

Poderá ser admitido no primeiro grupo aquele que possuir renda familiar bruta e per capta de até um salário mínimo e meio por mês. Quem tiver poder aquisitivo superior a esse valor deverá se inscrever no segundo grupo. 

Ainda sobre as vagas reservadas, saiba que também existe a possibilidade de concorrer como Pessoa com Deficiência (PcD) e como candidato autodeclarado negro, pardo ou indígena. Basta fornecer essas informações no ato da inscrição. As demais vagas estão abertas para o público em geral. 

Fachada do IFBA

Locais dos cursos

Os cursos gratuitos da IFBA têm data de início prevista para o primeiro semestre de 2021. Eles serão ministrados em 22 cidades da Bahia. Conheça a seguir todos os detalhes das modalidades com vagas abertas e onde ficam: 

Integrado (1.589 vagas)

É como se fosse um combo, aqui você consegue fazer o ensino médio e um curso profissionalizante ao mesmo tempo, dentro da IFBA. A duração mínima varia de 3 a 4 anos, a depender da área escolhida. 

Os cursos integrados estão sendo disponibilizados em Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.  

Subsequente (1.358 vagas)

Voltado para quem já conclui o ensino médio e que agora deseja se profissionalizar para o mercado de trabalho. O tempo de duração é de pelo menos dois anos. 

Há cursos desse tipo nas cidades de Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Salvador, Santo Amaro, Simões Filho, Ubaitaba ou Vitória da Conquista. 

Concomitante (50 vagas)

É voltado para os alunos que estão matriculados no ensino médio em outra instituição e que querem fazer um curso técnico na IFBA, simultaneamente. A conclusão está prevista para um ano e meio após a data de início.

Os cursos concomitantes são oferecidos exclusivamente no campus Lauro de Freitas. 

Saiba como fazer sua inscrição 

As inscrições devem ser feitas pela internet, no site da IFBA. O prazo vai até o dia 16 de abril de 2021 e o processo seletivo vai ser feito com base nas notas do aluno. Para isso, será requisitado o Histórico Escolar. 

Se não for possível emitir esse documento a tempo, o candidato poderá enviar a Declaração de Histórico Escolar em caráter provisório. Nesse caso, a impressão deve ser feita em papel timbrado, carimbado e assinado por uma autoridade responsável, onde conste o nome e o sobrenome do aluno. 

Vale ressaltar que, de qualquer forma, o Histórico Escolar precisará ser entregue depois para a confirmação da matrícula. Saiba que é permitido concorrer para até duas opções de curso, desde que ambos sejam ministrados no mesmo campus.  

Em caso de dúvidas, consulte o edital publicado ou assista ao tutorial de inscrição disponível no Youtube. 

Você também pode se interessar: Auxílios na Bahia: Novas leis ajudam estudantes e isentam pagamento de água – Saiba mais

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Antes de atuar como redatora, participei dos programas de estágio do Ministério da Justiça, da Defensoria Pública do Distrito Federal e da Câmara dos Deputados. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em Comunicação Organizacional e Estratégias Digitais no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário