IR 2021: Programa que gera o Darf mostra data errada de vencimento – O que fazer?
Data de pagamento do Darf está incorreta no programa da Receita Federal. A guia pode ser paga até 31 de maio por pessoas físicas e jurídicas. Saiba como e quando emitir um novo documento com o prazo correto.
Pagamento adiado
Contribuintes devem ficar atentos ao prazo de vencimento do pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais indicado na plataforma da Receita Federal.
O programa do governo federal está gerando o Darf com a data incorreta de vencimento, pois onde deveria indicar o prazo de 31 de maio está indicando 30 de abril.
É importante ressaltar que a data de vencimento para a quitação do Darf foi adiada em 9 de abril conforme a Instrução Normativa 2020 da Receita. Sendo assim, o contribuinte não corre risco de ser multado até o último dia do mês cinco.
A Receita Federal informou que a data realmente está errada, mas não admitiu que seja um erro da plataforma. Além disso, o órgão confirmou que a correção será feita no início do próximo mês.
Darf
O Darf é usado para o recolhimento de impostos, taxas e contribuições, ou seja, é aplicado ao contribuinte que deve pagar todas as obrigações fiscais à Receita Federal, são elas:
- Imposto de Renda Pessoa Física e Jurídica;
- Programa Integração Social;
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
- Imposto sobre Operações Financeiras.
Por meio do Darf ocorre a unificação do pagamento dos tributos facilitando o recolhimento por parte da Receita Federal e, consequentemente, evitando que o contribuinte fique inadimplente.
Vale lembrar que em 2021 o prazo de entrega do Darf e de vencimento da cota única, bem como da primeira parcela do vencimento do documento foram prorrogados até 31 de maio.
Atualização automática
A Receita Federal se posicionou diante do ocorrido e afirmou que o problema ocorre somente na versão mais atual do programa do IR 2021.
Contudo, para que a data seja atualizada e não confunda os contribuintes uma nova versão do programa com o prazo correto será disponibilizada até dia 2 de maio e, com isso, os contribuintes poderão emitir novos documentos com o prazo de vencimento certo.
O contribuinte que deseja saber qual a versão do IR instalada no computador pode analisar a informação fornecida diretamente no canto superior direito da tela do programa.

Caso seja a versão onde consta a informação errada do prazo de vencimento do Darf o contribuinte pode ficar tranquilo, pois o processo de atualização do programa ocorrerá de forma automática.
Nesse caso, só é necessário que o computador tenha acesso à internet. Porém, quem desejar pode checar manualmente se há atualização. Para isso, basta clicar no menu “Ferramentas” e, em seguida, selecionar o item “Verificar Atualizações”.
É importante mencionar que o novo prazo de pagamento valerá para os contribuintes que já entregaram a declaração e para aqueles que ainda não entregaram.
Nova impressão
Depois que houver a atualização do programa com a nova data de vencimento do Darf, a Receita Federal orienta que os contribuintes que já geraram o documento com a data incorreta façam uma nova impressão com o prazo certo.
Depois que a alteração for realizada, basta acessar o menu “Imprimir” para emitir uma nova guia do Darf e selecionar a opção “Darf do IRPF”.
É importante mencionar que o novo prazo de pagamento também se aplica para doações e devolução do auxílio emergencial e para o contribuinte que deseja fazer doações a entidades ligadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente e ao Conselho do Idoso.
Deixe seu comentário