IR 2021: Receita Federal simplifica acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda

Para facilitar a entrega, a Receita Federal lançou o serviço de declaração pré-preenchida do Imposto de Renda

Com isso, o órgão busca meios para simplificar o serviço de envio de declaração do Imposto de Renda, com objetivo de agilizar o processo, considerando que o atraso no envio acarreta diversos contratempos para o declarante. 

Publicidade

Publicidade

Veja aqui os detalhes sobre essa nova modalidade. 

app receita federal
IR 2021: Receita Federal simplifica acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda

IR 2021: Declaração pré-preenchida

A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda traz mais facilidade ao contribuinte. 

Nela, diversos campos da declaração são preenchidos automaticamente com base em informações já coletadas pela Receita Federal. 

Publicidade

Publicidade

Dentre essas informações estão: 

  • Rendimentos
  • Deduções
  • Bens
  • Direitos
  • Dívidas 
  • Ônus reais

Essas informações são enviadas por fontes pagadoras, instituições imobiliárias ou serviços médicos.

Além disso, para enviar uma declaração pré-preenchida, é possível obter as informações dos dependentes por meio de procuração digital. Para isso, basta que o dependente passe a procuração para o titular da declaração antes de baixar as informações.

Outra facilidade é que para fazer a declaração com dados pré-preenchidos basta ter uma conta gov.br com selo de autenticação de nível prata ou ouro. 

Não há a necessidade de configurar a conta com a verificação em duas etapas. Essa necessidade foi removida porque identificaram que os usuários estavam encontrando dificuldade em utilizar a ferramenta. 

Porém, vale ressaltar que a Receita Federal recomenda que os usuários não compartilhem suas senhas com outras pessoas e que, sempre que possível, mantenham a funcionalidade de segurança ativa.

Como fazer a declaração pré-preenchida?

Publicidade

Publicidade

Para fazer a declaração pré -preenchida do Imposto de Renda, o passo a passo é: 

  1. Acessar o portal e-CAC com a conta gov.br
  2. Encontrar o sistema ‘Meu Imposto de Renda’
  3. Clicar em ‘Preencher Declaração Online’ 
  4. Por fim, clicar em ‘Iniciar com a Declaração Pré-Preenchida 2021’

Ao final é importante conferir os dados enviados por terceiros para se certificar que eles estão de acordo com os rendimentos e gastos efetivamente realizados, mesmo no envio da declaração pré-preenchida. 

A Receita Federal ressalta que eventuais informações que não tenham sido pré-preenchidas também devem ser informadas na declaração, antes do envio. Isso evitará que o cliente caia na chamada malha fina e tenha que prestar contas posteriores, ou tenha sua restituição atrasada, ou retida. 

Como dito acima, para ter acesso à opção, a conta deve possuir selos de nível prata ou ouro. 

Publicidade

Para obter o selo de confiabilidade prata, o interessando deve confirmar sua identidade por meio do serviço Balcão Presencial INSS. Basta fazer o acesso à conta bancária no internet banking, por meio da Validação Facial (CNH), ou com aplicativo meu gov br, ou até mesmo por meio do cadastro básico de servidores públicos da União. 

Publicidade

Já para obter o selo de confiabilidade ouro, o cidadão pode utilizar a Validação Facial (TSE) com o aplicativo meu Gov.br ou o certificado digital. 

O que são os selos de confiabilidade?

Os chamados “Selos de Confiabilidade” representam os níveis de autenticação que dão segurança à identidade do cidadão e garantem que quem está acessando um serviço digital é ele mesmo. Ou seja, é um sistema antifraudes. 

Segundo a Receita, para ter um nível de autenticação seguro é preciso pelo menos um selo de confiabilidade. Sendo assim, alguns serviços podem ser acessados apenas se o cidadão tiver um nível de autenticação ouro ou prata.

Prazo para entrega do Imposto de Renda

Publicidade

Publicidade

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2021 termina no dia 31 de maio. 

Mesmo havendo a intenção de prorrogação até julho, os órgãos responsáveis decidiram manter a data para maio, considerando que ela já havia sido prorrogada uma vez devido à pandemia do coronavírus. A entrega estava prevista inicialmente para 30 de abril.

Para mais informações, acesse o site da Receita Federal. 

Jornalista com mais de 8 anos de experiência. Trabalhou como redatora, repórter e produtora na emissora Nossa Rádio FM e produtora na Metropolitana AM, depois foi diretora-geral do conhecido podcast Mamilos, passou por algumas agências de São Paulo e Rio de Janeiro e agora, além de colaboradora da WebGo Content, é Copy Content na In House da divisão agrícola da Bayer e Host/Criadora do podcast "Me Empresta Seus Óculos".
InstagramLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário