Desconto de até 15% no IPVA do Detran PA vai até segunda-feira, 27 de setembro

Hoje, 27 de setembro, é o último dia para quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto no Pará. O prazo se aplica a carros, caminhões, caminhonetes, ônibus, tratores, motocicletas, e afins, cujo o número de placa termine entre 70 e 90. 

De acordo com a decisão da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), o abatimento pode chegar a 15% para os motoristas que não têm registro de multa há dois anos ou mais, e 10% no caso de quem não recebe multa há pelo menos um ano.  

Publicidade

Publicidade

Além disso, independentemente de outros fatores, aqueles que fizerem o pagamento até esta segunda-feira podem obter 5% de desconto sobre o valor cobrado. No entanto, vale ressaltar que o benefício não é cumulativo.  

Desconto de até 15% no IPVA do Detran PA vai até segunda-feira, 27 de setembro
O pagamento do IPVA é um dos requisitos para a obtenção do licenciamento anual. | Imagem: Reprodução Google

Valor do IPVA 2021 no Pará 

O valor que cada contribuinte paga em nome do IPVA depende do tipo de veículo que possui. A cada ano o governo do Pará divulga uma tabela de alíquotas que servem para calcular a quantia exata. A seguir você confere quais as porcentagens consideradas atualmente: 

  • 2,5% para automóveis, caminhonetes e veículos aquaviários recreativos ou esportivos, inclusive jetsky e veículos aeroviários não destinados à atividade comercial;  
  • 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, cavalos mecânicos, motocicletas e similares. 

Apesar de ser de caráter obrigatório, a cobrança do IPVA fica suspensa para veículos rodoviários registrados no Pará e que possuam mais de 15 anos de fabricação. 

Publicidade

Publicidade

Consulta  

A consulta do IPVA 2021 PA pode ser realizada a qualquer momento, no site da Secretaria de Fazenda do estado. Ao acessar, preencha o espaço em branco com o número do RENAVAM do seu Veículo. Em seguida, lhe será apresentada toda a relação de pendências. 

O site ainda disponibiliza informações a respeito das infrações e multas que podem ter sido ministradas para seu veículo e também dá a possibilidade de parcelamento dos débitos em atraso. 

Opções de pagamento 

Em 2021, o Detran do Pará está aceitando três formas de pagamento do IPVA. Desse modo, fica a critério do contribuinte escolher entre: 

  1. Cota única, com desconto;  
  2. Parcelamento em até três vezes, sem desconto; ou 
  3. Pagamento integral junto com o licenciamento, sem desconto.  

Ao indiciar a opção desejada e baixar a guia diretamente no site da Sefa, tal como foi mostrado no tópico anterior, basta fazer o pagamento pelo aplicativo do seu banco. Caso prefira, também poderá se dirigir a uma agência bancária conveniada para quitar o débito. O governo do Pará recolhe o tributo pelos bancos Banpará, Banco da Amazônia, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, Caixa Econômica Federal e casas lotéricas. 

Por fim, saiba que quando não há antecipação do recolhimento do IPVA, o contribuinte fica sujeito a fazer o pagamento na mesma data do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). É importante ressaltar que ao desrespeitar o prazo estabelecido pelo Detran serão adicionados multas e juros à cobrança do IPVA.  

Fonte: Agência Pará. 

Publicidade

Publicidade

Assuntos que podem te interessar: 

Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Antes de atuar como redatora, participei dos programas de estágio do Ministério da Justiça, da Defensoria Pública do Distrito Federal e da Câmara dos Deputados. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em Comunicação Organizacional e Estratégias Digitais no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário