CadÚnico: Famílias cadastradas terão 50% de desconto no botijão de gás de cozinha

Devido à alta dos preços e ao grande número de desempregados no país, o Governo Federal estuda a possibilidade de oferecer desconto no botijão de gás de cozinha. 

A proposta em tramitação na Câmara Dos Deputados prevê disponibilizar um desconto de 50% no valor do gás para famílias cadastradas no CadÚnico. 

O texto, que é de autoria do deputado Christino Aureo (PP-RJ) propõe que o subsídio, que é o valor disposto para cobrir os gastos desse desconto, seja bancado pela  Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico, tributo que foi criado em 2001 e incide sobre a importação e a comercialização de derivados de petróleo e etanol.

botijões de gás

Quem poderá ter desconto no botijão de gás de cozinha?

De acordo com a proposta, o chamado “Gás Social” será destinado a pessoas cadastrada no Cadastro Único e que já são atendidas por outros programas sociais do Governo.  

O texto explica que as famílias receberão um cartão da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil para comprar o botijão em postos de revenda credenciados pelo programa em licitação pública.

Para o deputado criado da proposta, essa ação é importante para ajudar as famílias menos favorecidas a enfrentar os efeitos da pandemia: 

“As ações ainda precisam ser complementadas para aliviar tantas necessidades endêmicas no tecido social, carcomido pela fragilidade do mercado de trabalho incapaz em absorver tantos desvalidos”, diz Aureo.

O texto segue em tramitação e, até o momento, não tem data para aprovação.

Amanda Lino
Jornalista com mais de 8 anos de experiência. Trabalhou como redatora, repórter e produtora na emissora Nossa Rádio FM e produtora na Metropolitana AM, depois foi diretora-geral do conhecido podcast Mamilos, passou por algumas agências de São Paulo e Rio de Janeiro e agora, além de colaboradora da WebGo Content, é Copy Content na In House da divisão agrícola da Bayer e Host/Criadora do podcast "Me Empresta Seus Óculos".
InstagramLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário