CadÚnico: Famílias cadastradas terão 50% de desconto no botijão de gás de cozinha
Devido à alta dos preços e ao grande número de desempregados no país, o Governo Federal estuda a possibilidade de oferecer desconto no botijão de gás de cozinha.
A proposta em tramitação na Câmara Dos Deputados prevê disponibilizar um desconto de 50% no valor do gás para famílias cadastradas no CadÚnico.
O texto, que é de autoria do deputado Christino Aureo (PP-RJ) propõe que o subsídio, que é o valor disposto para cobrir os gastos desse desconto, seja bancado pela Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico, tributo que foi criado em 2001 e incide sobre a importação e a comercialização de derivados de petróleo e etanol.

Quem poderá ter desconto no botijão de gás de cozinha?
De acordo com a proposta, o chamado “Gás Social” será destinado a pessoas cadastrada no Cadastro Único e que já são atendidas por outros programas sociais do Governo.
O texto explica que as famílias receberão um cartão da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil para comprar o botijão em postos de revenda credenciados pelo programa em licitação pública.
Para o deputado criado da proposta, essa ação é importante para ajudar as famílias menos favorecidas a enfrentar os efeitos da pandemia:
“As ações ainda precisam ser complementadas para aliviar tantas necessidades endêmicas no tecido social, carcomido pela fragilidade do mercado de trabalho incapaz em absorver tantos desvalidos”, diz Aureo.
O texto segue em tramitação e, até o momento, não tem data para aprovação.
Deixe seu comentário