Detran CE: Atendimento PRESENCIAL suspenso em todo o estado. Entenda!

Por conta de um decreto estadual anunciado na última quarta-feira (17), o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) suspendeu o atendimento presencial. A medida passa a vigorar a partir desta sexta-feira (19/02) e segue até o próximo dia 28.

O novo decreto de isolamento social assinado pelo governador Camilo Santana (PT) determina que o funcionalismo público não essencial funcione apenas de forma remota em todo o estado do Ceará. A exceção a esta medida é a categoria dos serviços de saúde.

Dessa forma, serviços do órgão de trânsito que são realizados apenas de forma presencial serão liberados somente após o dia 28 de fevereiro. Entre estas operações estão agendamentos para vistorias de veículos e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Segundo o Detran-CE, após o período de suspensão o atendimento presencial será intensificado para atender a demanda dos usuários.

atendimento detran ce

Além do Detran-CE, outros serviços estão com atendimento suspenso

O decreto de isolamento social do governo estadual suspende uma série de serviços públicos e também determina toque de recolher entre 22h e 5h em todas as cidades do Ceará. Além disso, o governo também estabeleceu que todos os espaços público devem fechar às 17h.

O governo do Ceará adotou medidas mais restritivas de combate à disseminação do novo coronavírus por conta da gravidade do cenário atual. Assim como várias outras regiões do país, o estado enfrenta uma forte segunda onda da pandemia, com o número de mortes crescendo desde dezembro.

Outra área impactada pela medida é a educação, pois as aulas presenciais estão suspensas em escolas e universidades das redes pública e privada por dez dias. As escolas ainda tiveram aula presencia na quinta-feira (18) para permitir que as instituições se preparassem para o retorno remoto a partir do dia seguinte.

Durante o período em que o toque de recolher estiver em vigor, as pessoas só poderão sair de casa entre 22h e 5h por motivos essenciais, como procura por serviços de saúde. Táxis e motoristas de aplicativo também podem circular neste horário para atender casos essenciais.

Leia também

Os estabelecimentos comerciais podem funcionar apenas até 20h durante a semana, e até 17h nos sábados e domingos. No caso dos restaurantes, eles podem ficar abertos somente até às 15h nos finais de semana. Já os bancos seguem as atividades normalmente.

Assim como o comércio, as Igrejas e templos religiosos também podem funcionar até às 20h. Mas os locais precisam ter controle para que não haja aglomeração, e que as pessoas permaneçam a uma distância segura umas das outras.

Enquanto isso, as festas e eventos de qualquer tipo estão proibidos, em lugares abertos ou fechados, pelo menos até o dia 28 de fevereiro. As festas também foram suspensas no estado durante o Carnaval deste ano, e o governo cearense ainda cancelou o ponto facultativo.

Outra medida definida para o período de Carnaval que permanece em vigor com o novo decreto de isolamento social é a das barreiras sanitárias. Em Fortaleza, por exemplo, há barreiras nas entradas e saídas da cidade, e só quem justificar o motivo da viagem pode se deslocar.

As justificativas para deslocamento podem ser moradia ou trabalho fora da capital e busca por serviço de saúde em outra cidade. Fortaleza passa por um momento crítico, pois o estoque atual de 10 mil doses de vacinas não é suficiente para imunizar nem o público da primeira fase prioritária.

Alguns serviços mantém atendimento online

Sem atendimento presencial, o funcionalismo público cearense atua de forma remota. A Defensoria Pública, por exemplo, está atendendo de forma online, pelo site www.defensoria.ce.def.br ou pelo WhatsApp (85) 98982-5576.

No caso do Detran-CE, o atendimento e alguns serviços seguem disponíveis no site www.detran.ce.gov.br. Além disso, para os proprietários de veículos que precisam pagar o IPVA, por exemplo, também é possível fazer isso pelo app Meu IPVA, disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

Quanto ao licenciamento obrigatório de veículos automotores, o calendário de vencimentos divulgado pelo Detran-CE inicia apenas no próximo dia 10 de março, para veículos com final de placa 1. A princípio, o decreto de isolamento social vale somente para o mês de fevereiro.

Felipe Matozo
Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Deixe seu comentário