Detran DF lista nomes de motoristas que terão CNH suspensa ou cassada

Durante a última semana, o Detran do Distrito Federal fez a publicação de um documento do qual contém o nome dos motoristas que estão com sua carteira de motorista na condição de pronta para ser suspensa ou cancelada.

Mas, você sabe o que fazer caso esteja nessa situação em específico?

Publicidade

Publicidade

O que fazer?

Detran DF lista nomes de motoristas que terão CNH suspensa ou cassada
Detran DF lista nomes de motoristas que terão CNH suspensa ou cassada. Foto: Reprodução/Doutor Multas.

Essa suspensão possui o tempo de duração de até um ano, sendo assim, os condutores terão a pena pelo tempo de 30 dias, depois que forem notificados pela aplicação da penalidade em questão.

O começo da ação dessa penalidade será inserido e anotado no RENACH – Registro Nacional de Carteira de Habilitação -, nas seguintes condições:

No tempo de 15 dias corridos, contando a partir do término do período válido do recurso, seja em primeira ou na segunda instância, se não existir interposto, incluindo ainda os casos do documento de habilitação eletrônico.

Publicidade

Publicidade

Depois disso, no dia subsequente do término para o prazo de entrega do documento de habilitação físico, se a penalidade for mantida em segunda instância do recurso.

Na data que for manifestada pelo infrator, se acontecer antes das situações citadas acima, o que tira o direito de se recorrer a essa pena aplicada.

Já no Renach, terá a data de início e de término dessa suspensão de se poder dirigir, sendo que durante esse período, o motorista precisa fazer um curso de reciclagem obrigatório.

Depois de finalizar o prazo da suspensão da CNH, caso o condutor não faça ou seja reprovador no curso de reciclagem, a restrição no RENACH continuará aplicada.

Essa medida restritiva acaba impedindo que seja feita a devolução ou também a renovação do documento de CNH, além da impressão de segunda via do documento físico de habilitação e assim, a emissão da PID – Permissão Internacional Para Dirigir.

Caso os motoristas não realizem esse processo, será aplicado o procedimento administrativo da cassação da CNH, quando for assim, tirado o direito de dirigir do infrator.

Publicidade

Publicidade

Por isso, fique de olho em todos os procedimentos que deve efetuar dentro do prazo, visto que do contrário, terá que enfrentar demais problemas.

Como funciona a cassação da CNH?

Conforme o Diário Oficial do Distrito Federal, o Detran DF ainda fez a publicação de uma lista onde existem o nome daqueles motoristas que tem sua CNH cassada.

Essa lista também foi publicada para aqueles que acabaram tendo seu direito de dirigir suspenso, sendo assim, penalizados com a cassação da CNH pelo tempo de 30 dias, contando depois da notificação da aplicação da penalidade para, dessa forma, aplicar os recursos diretamente na Junta Administrativa de Recursos de Infrações.

Como posso me defender?

O motorista possui o tempo de 30 dias, contando da data de notificação, para fazer o envio de uma defesa direta para o Detran DF.

Publicidade

Assim, ele pode justificar os pontos da CNH, aplicando em outro condutor ou provando que não era ele quem estava dirigindo na ocasião em específico.

Publicidade

Diferença entre a CNH cassada e suspensa

Quando o motorista tem sua CNH suspensa, ele perde o direito de dirigir pelo tempo de 12 meses, sendo assim, para que se chegue até esse ponto, é preciso atingir 20 pontos registrados em infrações pelo período de 1 ano.

Mas, é possível ter a CNH suspensa ao dirigir sob efeito de álcool ou ser parado pela Lei Seca, além disso, não parar para prestar socorro à vítima em caso de acidente também é uma das razões.

Esse tempo de 12 meses não possui interferência dos meses do ano, sendo assim, pode acontecer de dezembro até dezembro, ou, de agosto a agosto.

Publicidade

Publicidade

Enquanto isso, a cassação é conhecida por ser mais grave, dessa forma, o motorista perde o direito de dirigir qualquer veículo pelo tempo de 2 anos, dessa forma, esse processo acontece quando se efetua uma infração dentro dos 12 meses de suspensão.

Assim, terá sua CNH cassada caso seja condenado de forma judicial por algum crime de trânsito.

Continue acompanhando nosso site para receber mais informações sobre os processos relacionados a CNH, quais são os principais riscos para o condutor e tudo que precisa saber.

Fonte: FDR e Jornal Contábil.

Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário