Detran PE lança sistema que dá 40% de desconto em multas: saiba como usar

Agora é possível ganhar 40% de desconto em multas pelo Detran PE. Isso porque o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco passou a integrar o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) nesta quinta-feira (21).

Com o sistema, o Detran PE, terá mais agilidade e enviará mais rapidamente as notificações sobre possíveis infrações de trânsito aos condutores. Receber as notificações pelo aplicativo é opcional, mas fique atento à plataforma, pois o departamento não enviará mais notificações em papel se você escolher recebê-las online.





Já o desconto em multas pelo Detran PE é válido para infrações cometidas em todo o território brasileiro, para veículos emplacados dentro ou fora do Estado. No sistema, o usuário poderá acessar detalhes da multa, copiar o código para pagamento e fazer o download do formulário para indicação do condutor infrator ou entrar com recurso.

Se o motorista não concordar com alguma infração específica disposta na plataforma, poderá apresentar sua defesa. Mas neste caso, ele não ganhará o desconto em multas pelo Detran PE.

desconto em multas pelo Detran PE

Como garantir desconto em multas pelo Detran PE?

Para garantir o desconto em multas pelo Detran PE, você deve se cadastrar no SNE, pelo site do Denatran ou baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito. O app está disponível para os sistemas Android e iOS.





Ao realizar o cadastro, você deve informar seu os seguintes dados:

  • CPF;
  • E-mail;
  • Criar uma senha;
  • Número do registro da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Código de segurança do Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Quem tem veículos no próprio nome, mas ainda não possui habilitação, também pode se cadastrar. Neste caso, só não é necessário informar a CNH, mas o restante é preciso.

Pessoas jurídicas devem acessar por meio do Certificado Digital (padrão ICP Brasil, tipo A1 ou A3) da empresa. É possível cancelar o cadastro no sistema, mas todas as notificações enviadas até o dia do cancelamento serão válidas.

Consultar multas no site do Detran PE

É possível consultar facilmente a situação das multas e infrações de trânsito no site do Detran Pernambuco. Para realizar a verificação no sistema, basta seguir as instruções abaixo:

  1. Clique aqui para acessar o site do Detran PE;
  2. Informe a placa do veículo;
  3. Clique em “Consultar”;
  4. Pronto, você terá acesso a todas as informações sobre o veículo contidas no sistema,

Você também pode inserir o número da sua CNH na aba “Habilitação” para conferir os pontos da sua carteira. 

Como baixar a Carteira Digital de Trânsito

Para garantir o desconto do Detran em multas, é preciso baixar a Carteira Digital de Trânsito. A plataforma está disponível para Android e iOS





Confira abaixo como instalar e se cadastrar na plataforma:

  1. Vá até a loja de aplicativos do seu celular;
  2. Pesquise por “Carteira Digital de Trabalho”;
  3. Clique em “Instalar”;
  4. Após o download, crie uma conta no sistema gov.br;
  5. Depois de criar a conta, faça login no app com o nome de usuário e senha do sistema utilizados no sistema do governo;
  6. Cadastre todos os documentos solicitados no aplicativo;
  7. Pronto, você já pode utilizar a CDT.

Só é possível incluir documentos de trânsito na CDT se a sua CNH tiver sido emitida a partir de maio de 2017. Caso contrário, é preciso ir até o Detran e renovar a sua habilitação, para que seja possível acessar os serviços da plataforma pelo QR da nova carteira.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário