Detran PR → consulta, multas, IPVA, DPVAT, licenciamento, simulado

Todas as pessoas no país que possuem carros precisam ficar ligados dentro dos demais impostos que precisam ser pagos, das multas que precisam ser quitadas e até mesmo das formas que estes processos podem ser facilitados.

Veja abaixo mais sobre o Detran PR, entenda melhor como funciona o portal de acesso, quais são as ações ali disponibilizadas e muito mais.

Publicidade

Publicidade

Continue lendo e fique por dentro.

Detran PR: como funciona o portal?

Detran PR → consulta, multas, IPVA, DPVAT, licenciamento, simulado

Desenvolvido para facilitar a vida dos brasileiros, principalmente para os moradores do estado do Paraná, por meio desse site é possível ter acesso a uma série de consultas, de pagamentos e de demais informações importantes para quem possui qualquer tipo de veículo dentro do estado.

Por meio dele, fica muito mais fácil resolver uma grande quantidade de ações que antes era necessário ir até o Detran ou esperar pela emissão de documentos em específico, sendo que agora, basta ter alguns dados como o Renavam ou CPF e pronto, tudo fica disponível de maneira fácil e sem burocracia.

Publicidade

Publicidade

Quais documentos preciso para fazer uma consulta?

Tudo isso vai variar de acordo com qual consulta se deseja realizar, porém, geralmente é requisitado o número do Renavam do veículo ou o número correspondente da CNH, além da possibilidade do CPF.

Se você não sabe onde conseguir encontrar o seu Renavam, é interessante que aprenda a como localizá-lo, visto que em sua maioria, é necessário o mesmo. Basta ter em mãos ou de forma digital o CRLV, onde na parte superior direita, você encontrará uma série de números referente ao Renavam.

Ele é como se fosse o RG do veículo em questão, sendo que é intransferível e imutável, então, independente da mudança de donos ou de transferências, ele sempre será o mesmo.

Nele, é possível que o indivíduo verifique todos os acontecimentos referentes ao veículo: acidentes envolvidos, falta de pagamento de determinado imposto, multas e uma série de possibilidades.

É indicado que sempre que se for adquirir um veículo usado, faça essa consulta, visto que assim pode ter certeza do que está comprando, se existem pendências e demais informações.

Como consultar extratos de débitos de veículos?

Veja abaixo como funciona o tutorial para conseguir verificar os demais débitos referente a um veículo em específico e procure quitar o quanto antes possível:

  1. Acesse o site do Detran PR, que o endereço oficial é: http://www.detran.pr.gov.br/;
  2. Clique na opção localizada na barra de acesso de “Veículo”;
  3. Vá na categoria “Guias para pagamento e certidões” e selecione “Consultar extratos de débitos de veículo”;
    Como consultar extratos de débitos de veículos?
  4. Na nova página, você deve preencher a primeira lacuna em branco com o número do Renavam do veículo que deseja fazer a consulta, depois disso, preencha a imagem de controle e clique na opção “Pesquisar”.
    Como consultar extratos de débitos de veículos?
Publicidade

Publicidade

Agora você terá acesso a todos os débitos, multas, IPVA 2021 pendente, impostos e todas as possibilidades que não tenham sido quitadas no veículo em questão, portanto, tenha atenção, principalmente caso esteja em negociação do carro.

Consultar pontuação na carteira: passo a passo

Uma das ações que podem ser feitas dentro do site do Detran PR é consultar a pontuação da carteira de motorista, ação que precisa ser feito com frequência, visto que caso os pontos sejam estourados, não é possível circular de maneira regular pelas ruas tanto do Paraná quanto do Brasil no geral.

Por isso, veja abaixo como fazer esse procedimento de forma simples e rápida:

  1. Acesse o site oficial do Detran PR, http://www.detran.pr.gov.br/;
  2. Agora, selecione a opção “Infrações”;
  3. Dentro dessa categoria, selecione “Pontuação na carteira” e depois “Consultar pontuação da carteira de motorista”;
    Como consultar extratos de débitos de veículos?
  4. Na próxima página que irá se abrir, será necessário preencher os seguintes dados: número de registro da CNH, número de CPF e a validade correspondente da CNH. Lembre-se também de preencher a imagem de controle corretamente.
    Como consultar extratos de débitos de veículos?

Nesse momento, você terá acesso a quais são as infrações cometidas, as datas correspondentes, os valores, a quantidade de pontos aplicada e uma série de informações, além da possibilidade de emitir a segunda via de pagamento dos boletos referentes.

Publicidade

Ao saber mais sobre como funciona o uso do Detran PR, o motorista paranaense fica muito bem informado, com mais poder de acesso, e tudo isso sem ter que sair de casa.

Publicidade

Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário