Dicas úteis para emissão de notas fiscais para micro e pequenas empresas

Muitas pessoas precisam realizar alguns procedimentos burocráticos dentro de algumas empresas, como é o caso da emissão de Nota Fiscal, porém, nem sempre é algo tão fácil e simples de ser desenvolvido.

Está com algumas dúvidas? Veja aqui como é possível realizar esse procedimento, seja para micro ou para pequenas empresas, como funciona todo o processo e quais são os fatos que você deve prestar atenção.

Publicidade

Publicidade

Fique por dentro e tire todas suas dúvidas.

Dicas para emitir NF para micro e pequenas empresas

emissão de notas fiscais

Alguns dados publicados recentemente do Sebrae, mostram que mesmo com algumas dificuldades ocasionadas pela pandemia, cerca de 626 mil micro e pequenas empresas foram abertas durante o ano de 2020 em todo o país.

Sendo assim, algo que precisa ser priorizado por várias dessas empresas é a emissão de notas fiscais, visto que qualquer erro relacionado às mesmas, pode trazer vários prejuízos.

Publicidade

Publicidade

Dessa maneira, veja algumas dessas dicas abaixo e fique por dentro de todo o procedimento, sem deixar dúvidas pendentes.

Qual nota fiscal posso emitir?

São vários os tipos de notas fiscais eletrônicas que podem ser emitidas no Brasil, sendo assim, necessário que você veja qual delas é a ideal para seu negócio.

Entre os modelos mais usados estão a NF-e, que tem foco principal para a venda de mercadorias, sendo gerada diretamente na Sefaz – Secretaria da Fazenda que existe dentro de cada estado.

Essa nota fiscal de serviço é focada no processo de prestação de serviços, sendo a mesma gerada pela prefeitura da cidade de onde o serviço está sendo oferecido.

Além disso, existe a NFC-e, que é a Nota Fiscal do Consumidor, que é uma alternativa mais acessível do que o cupom fiscal, sendo muito usado pelas lojas físicas, visto que esta também é emitida diretamente pela Sefaz.

Observe o regime de tributação

Para realizar a operação do negócio, é preciso saber quais são os limites e demais obrigações entre os regimes de tributação existentes, tudo isso por meio do auxílio de um contador especializado.

Publicidade

Publicidade

Quando falamos sobre MEs – Microempresas -, e das empresas que são de pequeno porte – EPPs -, enquadradas no regime de arrecadação do Simples Nacional, esse imposto quando pago, é de 6% em cima do faturamento e assim, tem um aumento de acordo com o volume de vendas executado.

Essas duas categorias possuem como uma das maiores facilidades a DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional -, que possui como intenção unificar os demais encargos existentes.

Dessa maneira, não é preciso que o empresário tenha a preocupação de emitir todas as demais notas fiscais ou ficar de olho nos demais pagamentos que precisa fazer, isso porque está tudo unificado em apenas um documento.

Automatização e emissão de notas fiscais

Ao realizar a emissão da nota fiscal eletrônica, é bem comum que demais erros possam ocorrer, principalmente quando ela é feita de maneira manual.

Publicidade

Essa possibilidade de erros é grande, mesmo que exista uma pessoa designada apenas para realizar isso, principalmente porque é uma ação feita de maneira extremamente repetitiva em muitos casos.

Publicidade

Dessa forma, é sempre indicado tentar automatizar esse processo de emissão de notas fiscais por meio do sistema inteligente, visto que existem vários deles que ganham destaque dentro do mercado brasileiro, diminuindo as questões burocráticas e gerando mais facilidade para as empresas.

Faça a declaração dos ganhos de forma correta

Qualquer empresa, seja ela MEI, ME, EPP, lucro real, presumido ou pessoa física, possui a obrigação de fazer a declaração de ganhos dentro dos requisitos da Receita Federal.

Dessa maneira, geralmente é o contador que ajuda nesse procedimento, evitando demais problemas com o Fisco, sendo alguns dos danos mais comuns penalizações com juros e demais multas, visto que o sistema tributário brasileiro é conhecido como um dos mais complicados entre todos os existentes do mundo.

Publicidade

Publicidade

Ao sonegar impostos, além de ser considerado crime, pode ser que você tenha que enfrentar demais problemas com a legislação, sem falar na grande quantidade de multas que serão aplicadas.

Fique de olho em nosso site para receber esta e demais informações sobre a emissão de notas fiscais, o que você deve ter atenção dentro de sua empresa, além de tantas outras questões que podem passar despercebidas.

Aqui diariamente você recebe atualizações sobre este e demais temas importantes, seja para o empreendedor ou para o trabalhador.

Avatar
Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário