Dicas para micro e pequenas empresas que querem solicitar crédito
Com as medidas de contenção da pandemia do coronavírus, muitos pequenos negócios estão fechando as portas.
Além disso, há a dificuldade de acesso ao crédito. Mesmo que isso seja algo que tanto necessitam para atravessar esse período difícil de crise.
Porém, algumas medidas podem ser tomadas para aumentar as chances de conseguir um empréstimo ou um financiamento. Veja aqui as principais dicas para micro e pequenas empresas.

Dicas para micro e pequenas empresas: onde solicitar crédito?
Em geral, as melhores opções de empréstimo estão nas fintechs. Isso porque elas oferecem um processo menos burocrático e mais agilidade na concessão.
Alguma das instituições que oferecem esse crédito são:
Nexoos
Oferece financiamento para ter capital de giro, expandir a empresa, colocar em prática estratégias comerciais ou quitar dívidas mais caras com os bancos. Todo o processo é feito online.
Finpass
Também oferece crédito para micro e pequenas empresas. Todo o processo é feito através da sua plataforma, mas de uma maneira diferente. As empresas interessadas em crédito fazem o seu cadastro, incluindo as informações básicas e a necessidade de crédito. E as empresas financiadoras cadastram as suas exigências.
Com o algoritmo desenvolvido da Finpass, essas informações são cruzadas no próprio sistema. Então há uma comparação e combinação das características e necessidades de uma empresa com as exigências de outra. Funciona como um site de relacionamento, que encontra a empresa correta para a financiadora correta.
Bizcapital
Nessa instituição, o empresário precisa preencher um formulário na plataforma online. Caso o perfil da empresa seja aprovado, é então enviada uma proposta de empréstimo por e-mail.
Normalmente, nessas e outras fintechs, o crédito é concedido rapidamente e as taxas são submetidas a uma simulação de crédito, para que o empresário tenha ideia do custo.
Dicas para conseguir o crédito
Além de escolher a empresa correta, temos outras dicas para micro e pequenas empresas conseguirem crédito. Acompanhe os principais apontamentos abaixo:
1 – Cuide de sua imagem e do impacto na imagem de sua empresa
Mesmo que o empréstimo seja em nome da empresa, ou seja, pessoa jurídica, os bancos vão checar as contas dos donos da empresa, como pessoa física. Portanto, para conseguir crédito, é necessário estar em dia com as contas pessoas também. Outro ponto é manter a empresa no positivo.
Ficar negativado é ruim para a imagem da empresa, pois indica que é um negócio com instabilidade e falta de gestão financeira. Mantenha um planejamento financeiro, com gestão eficiente das contas a pagar e as despesas em dia.
2 – Declare corretamente seu faturamento
Nunca deixe de declarar corretamente seu faturamento. Isso passa a impressão de que seu negócio é menor do que realmente é, ou, pior, de que você está sonegando ou escondendo algo. Quem age assim terá um limite de crédito menor e taxas de juros maiores, ou pode até mesmo ter o crédito negado.
3 – Mantenha o pagamento de impostos em dia
Assim como para solicitar crédito pessoal, no crédito para empresas a pontualidade é observada, principalmente quando falamos sobre os impostos.
Mantenha seus pagamentos sempre em dia, evitando multas e uma má reputação diante das instituições de crédito.
4 – Faça uma gestão de seu fluxo de caixa
Esse é mais um ponto importante para as micro e pequenas empresas. A gestão de fluxo de caixa antevê os momentos que a empresa não conseguirá arcar com os custos da operação, portanto, o empreendedor precisará antecipar-se e buscar capital de giro para equilibrar as finanças.
Isso poderá incidir em juros mais baixos e maior prazo para pagamento.
Fonte: Jornal DCI
Deixe seu comentário