Restituição Imposto de Renda 2021: quem tem direito e como usar o dinheiro

restituição do imposto de renda 2021
Gastos com saúde, educação, INSS e outros são passíveis de abatimento. (Imagem: Divulgaçã)

Nessa segunda-feira (31) a Receita Federal começa a fazer o pagamento do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2021 para aqueles contribuintes que enviaram a declaração desse ano mais cedo.

A restituição do IR é sempre um momento muito esperado por milhões de pessoas. Isso porque, em alguns casos, o dinheiro recebido é o bastante para a concretização de alguns planos. Mas você sabe quando tem ou não o direito de receber de volta esse dinheiro dos seus impostos?

Publicidade

Publicidade

Veja a seguir quando o contribuinte recebe restituição do Imposto de Renda, além de dicas de como usar o valor de forma útil.

Veja também

Quando o contribuinte tem direito de receber a restituição do Imposto de Renda?

A restituição de imposto de renda diz respeito a devolução de valores que foram pagos a mais por parte do contribuinte à Receita Federal.

Publicidade

Publicidade

Sendo assim, se no momento da declaração for apontado que o declarante pagou mais impostos do que o necessário no ano anterior, essa diferença é devolvida diretamente na conta, corrente ou poupança, cadastrada no ato da declaração.

Para chegar ao cálculo de valor de restituição, o programa calcula a quantidade de gastos passíveis de abatimento da declaração do Imposto de Renda. Esses abatimentos dizem respeito aos impostos dedutíveis, que correspondem aos gastos com:

  • Educação: gastos com mensalidades de cursos de graduação, técnicos, pós-graduação e também com o ensino infantil, fundamental ou médio;
  • Saúde: cirurgias, consultas particulares, tratamento psicológico ou psiquiátricos, procedimentos dentais, plano de saúde, entre outros;
  • Previdência Privada: Plano Gerador de Benefício Livre com base de 12%;
  • Contribuição ao INSS: recolhidas por autônomos ou descontadas em folha;
  • Dependentes.

A consulta da restituição do Imposto de Renda pode ser feita pelo site da Receita Federal acessando o menu Meu Imposto de Renda e clicando na opção Consultar Restituição.

Como utilizar o valor da restituição do Imposto de Renda 2021

Se você tem direito a receber a restituição do Imposto de Renda esse ano, é hora de fazer um bom planejamento para não gastar esse valor de forma impulsiva.

Quando se recebe um valor que muitas vezes não estava previsto, é comum que as pessoas se deixem levar e acabem comprando tudo aquilo que não é necessário. Com isso, elas deixam passar a oportunidade de resolver algo que há tempos necessita de um investimento.

Veja algumas boas ideias de como fazer com que o valor da sua restituição seja bem aproveitado.

Pagamento de dívidas

Publicidade

Publicidade

Essa é a finalidade mais indicada pelos especialistas financeiros para a utilização do valor de restituição.

Estar endividado limita muito a vida de qualquer cidadão que fica com seu poder de compra reduzido e impossibilitado de obter créditos de financiamento e de outros tipos. Sendo assim, uma das melhores formas de usar o valor da restituição é para quitar as dívidas pendentes.

Quitar o rotativo do cartão de crédito

Essa opção não deixa de entrar em pagamento de dívida, porém a preocupação aqui é acabar com os juros altíssimos que levam sua renda embora todo o fim de mês.

O parcelamento da fatura do cartão de crédito pode parecer muito atraente quando se está apertado, porém, ele é uma bola de neve que todos os meses, faz com que o usuário pague muito mais do que deveria.

Publicidade

Sendo assim, uma ótima opção é usar seu valor de restituição para quitar o rotativo e se ver livre dos juros abusivos.

Publicidade

Consertos e reparos

Sabe aquele barulho no carro que você vem ouvindo há meses, e está deixando para lá porque sabe que vai precisar gastar? Pois, você pode usar o valor da restituição para consertar isso antes que o problema aumente e você tenha que gastar muito mais no futuro.

Da mesma forma, aqueles reparos em casa que precisam da sua atenção e estão incomodando, podem ser resolvidos agora.

Invista em você

Se você não tem nenhuma dívida a ser paga, pode ser uma ótima ideia utilizar esse dinheiro para investir naquilo que pode elevar o seu nível profissional, ou facilitar a sua vida de alguma forma.

Publicidade

Publicidade

Alguns exemplos são, finalmente investir naquele curso que há tempos você deseja fazer, mas nunca sobra grana. Ou, se por acaso você ainda não possui carteira de habilitação, porque não usar o dinheiro para isso?

Sua saúde também deve ser colocada como prioridade, sendo assim pode ser o momento de você finalmente começar aquela terapia que há anos você deixa para depois.

Reserva de emergência

Nesse momento tão incerto para a sociedade, ter um dinheiro de emergência guardado é primordial  para qualquer imprevisto. Sendo assim, pode ser interessante, ao invés de gastar a sua restituição guardá-la para um momento mais necessário, especialmente se você estiver na iminência de uma demissão ou outra coisa do tipo.

Investimento

Por último, uma das melhores formas de usar a restituição do Imposto de Renda 2021 é fazendo investimentos que possam aumentar esse montante a médio ou longo prazo.

Sendo assim, busque a assessoria de um profissional que poderá te indicar as melhores modalidades de investimento e todas as vantagens de cada uma delas.

Fonte: Toro Investimentos

Veja também: Como consultar Auxílio Emergencial com CPF: saiba se você tem algo a receber

Aline ResendeFormada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
Veja mais ›
Fechar