Direitos do consumidor: Veja dicas para as compras

Flavio Carvalho

12/12/2021

O direito do consumidor tornou-se obrigatório para todas as lojas físicas e principalmente para os sites, que devem seguir as regras para se ter bom convívio com os consumidores e garantir que saiam satisfeitos com suas compras, além da devida segurança online e outras informações importantes para sanar dúvidas no ato da compra.

O que são os direitos do consumidor?

Os direitos do consumidor se agrupam em determinadas regras de cunho jurídico que servem para auxiliar o relacionamento entre consumidor e lojas a solucionar quaisquer problemas. 

Direitos do consumidor Veja dicas para as compras (2)

Fonte/Reprodução: original

Para solucionar, de fato, qualquer problema que possa existir entre estabelecimentos e consumidores, o livro de regras Código de Defesa do Consumidor é excelente para todas as pessoas se informarem, conhecerem seus direitos tanto em compras físicas quanto online, e tomar providências caso não haja resolução amigável por parte do local.

Como saber quais seus direitos como consumidor na hora das compras?

Todos os clientes precisam ter conhecimento sobre seus direitos e principalmente ter acesso às informações da empresa e do produto, seja online ou nas próprias lojas físicas, além de sempre exigir a nota fiscal daquele item adquirido (é obrigatório) para ser possível haver a troca caso seja necessário.

As compras de final de ano costumam se direcionar não somente aos adultos, mas às crianças e para garantir a segurança delas, deve-se observar se nos brinquedos existe o selo Inmetro, informações do fabricante, importador e outras advertências de uso. 

Quais são os direitos do consumidor de compras pela internet?

Assim como em lojas físicas, é importante se atentar com as informações postas nos sites de lojas online. Procure verificar se o nome da empresa e o link (URL) conferem, e observe que no final da página (ou categoria separada) existem certas informações como contato da empresa seja por telefone, e-mail ou endereço físico que precisam estar presentes no site. 

Um dos principais direitos do consumidor é o de conhecer sobre o produto e todas as suas especificações, desde características mais importantes (tamanho, peso, cor), valores e suas principais formas de pagamento, ofertas e o frete. Essas informações precisam estar claras nos sites de e-commerce de modo a estar compreensível para os consumidores no geral.

A segurança de dados é uma questão obrigatória para todos os sites, que devem proteger as informações de qualquer cliente que faça a compra de produtos online. Isto somente se fortaleceu por conta da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que exigem de todas as lojas políticas de privacidade mais seguras, claras e compreensíveis para todos os consumidores. 

Direitos do consumidor: onde reclamar

O site do consumidor é um serviço oferecido ao público de maneira gratuita que dá a chance de consumidores solucionarem seus problemas com as empresas, evitar conflitos desnecessários e desgaste. Tudo isso é feito pela internet. 

O consumidor deve se proteger contra golpes que ocorrem muito pela internet, possuir as devidas informações e questionar a loja se houver necessidade, para resolver os problemas da melhor forma possível e manter um bom relacionamento.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.