Câmara aprova que DF contrate o dobro de bombeiros militares e prevê concurso com 377 vagas

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou hoje, 23 de agosto, a proposta que aumenta o limite anual para o contratação de Bombeiros Militares do Distrito Federal.

O texto do projeto de Lei 5604/19, altera de 377 nomeações por ano para admissão de 714 novos integrantes, dos quais 94 oficiais e 620 praças. A aprovação garante um concurso público para a corporação entre o fim de 2021 e início de 2022.

Publicidade

Publicidade

O aumento do efetivo foi justificado pela defasagem atual e necessidade de melhor atendimento de baixas hospitalares, isolamento domiciliar, queimadas, óbitos, entre outras ocorrências.

Câmara aprova que Distrito Federal contrate o dobro de bombeiros militares
Câmara aprova que Distrito Federal contrate o dobro de bombeiros militares | Imagem: G1

Segundo a altora do projeto, a deputada Erika Kokay (PT-DF) o limite de ingresso não se aplica a Polícia Militar do DF, mesmo a lei já tendo anexos que comentam sobre ambas as corporações.

O subtenente Gonzaga, entende que a retirada do limite legal de ingresso anual ed bombeiros seria prejudicial. Para ele quantidade não é sinônimo de qualidade:.

Publicidade

Publicidade

Propomos a alteração da lei em vigor para que seja dobrado o quantitativo atual de limite de ingresso anual de bombeiros militares do Distrito Federal”, disse. Tramitação O texto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

A aprovação chegou no  mesmo dia em que os bombeiros brasileiros, inclusive sendo 24 deles do Distrito Federal, foram enviados em missão humanitária no Haiti, em Porto do Príncipe.

O grupo foi enviado para auxílio a população haitiana na recuperação do desastre ambiental ocasionado por um terremoto que aconteceu na semana passada.

A missão vai durar 21 dias e inclui profissionais experientes em situações de desabamento e desmoronamento que já estiveram presentes em catástrofes como a de Teresópolis e Brumadinho.

Concurso para bombeiros militares em aberto no DF

O último concurso para bombeiro no DF foi realizado em 2016 com 779 vagas de contratação imediata. Mas, em junho de 2021 o Congresso Nacional aprovou o preenchimento de 378 vagas e os aprovados do último concurso serão convocados ao longo de 2021. Com a promulgação, o concurso que era válido somente até 2019 passa a ser válido até dezembro de 2021.

Com a nova resolução aprovada um novo concurso será publicado nos próximos meses no site oficial do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) edital referente ao novo concurso para preenchimento do novo efetivo autorizado para a corporação.

Como funciona o concurso para bombeiro militar

Quem tem interesse no cargo pode se preparar desde já para o processo seletivo, que promete grande concorrência e é constituído de provas físicas e objetivas de caráter eliminatório.

Atribuições

  • Realizar serviços de prevenção e extinção de incêndios;
  • Realizar serviços de busca e salvamento;
  • Realizar perícias de incêndio relacionadas com sua competência;
  • Prestar socorro nos casos de sinistros, sempre que houver ameaça de destruição de haveres, vítimas ou pessoas em iminente perigo de vida;
  • Realizar pesquisas técnico-científicas, entre outras atividades conforme disposições previstas na lei.

Requisitos do cargo

  • Diploma registrado de nível superior em qualquer área de formação;
  • Carteira Nacional de Habilitação com categoria no mínimo tipo B;

Remuneração

  • De acordo com a Lei nº 14.059,  que reajustou a remuneração inicial, bombeiros militares em anos iniciais recebem de R$ 6,5 mil

Etapas do Concurso

Publicidade

Publicidade

O edital pode sofrer alterações. Entretanto, baseando-se nos últimos concursos já realizados para o cargo o processo seletivo é constituído por:

  • Prova objetiva;
  • Exame de aptidão física;
  • Exames complementares como toxicológico, biométricos, odontológicos e outros;
  • Avaliação psicológica;
  • Investigação social.

Confira na categoria de empregos e oportunidades mais concursos públicos em abertos ou previstos no Brasil.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.
InstagramLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

1 comentário

  • Esse concurso está valendo até outubro de 2023 por conta da pandemia o prazo do certame está suspenso. Ou seja não tem nem previsão de ter um novo edital.

Deixe seu comentário