Pix: É possível usar a mesma chave Pix em bancos diferentes? Entenda aqui

Será que é possível usar a mesma chave Pix em bancos diferentes? Esta é uma das dúvidas dos usuários do sistema de transferências instantâneas do Banco Central.

Com o Pix, é possível realizar pagamentos e transferências de forma rápida e segura. Porém, não é possível usar a mesma chave Pix em bancos diferentes.

Publicidade

Publicidade

Isso porque a chave é o “nome” da sua conta bancária. Ou seja, se você possui contas diferentes, elas precisarão ser nomeadas de formas distintas no sistema.

Se você utilizar a mesma chave Pix em bancos diferentes, o sistema não entenderá para qual conta deverá enviar o dinheiro. Mas você pode alterar as chaves a qualquer momento ou solicitar portabilidade para outra conta bancária.

sistema pix em celular

É possível ter chaves Pix em vários bancos?

Caso você possua conta em bancos diferentes, saiba que é possível ter chaves Pix distintas em cada um deles. Por exemplo: na sua conta Itaú, utilize seu CPF como chave Pix; no Banco do Brasil, seu número de telefone e no Bradesco, seu e-mail.

Publicidade

Publicidade

Também existe a possibilidade de criar chaves com códigos aleatórios fornecidos pelo próprio sistema. O número de chaves aleatórias é ilimitado, pois o Pix sempre fornece códigos diferentes.

Como gerar chaves aleatórias?

Gerar uma chave aleatória é muito simples: basta acessar o aplicativo do seu banco ou fintech e selecionar a opção “chave aleatória”. Automaticamente, o Pix irá gerar um código alfanumérico extenso.

Após gerar sua chave aleatória, basta compartilhar o código com o contato que você deseja pagar ou receber. Não se preocupe, pois sua chave aleatória sempre estará disponível no sistema para que você a copie e envie aos seus contatos.

O código aleatório é uma boa opção, pois reduz as chances de erros de digitação e, consequentemente, de transtornos na hora de realizar ou receber uma transferência.

É possível apagar a chave aleatória?

Sim, você pode apagar a chave aleatória quando quiser, e também gerar uma nova, caso julgue necessário. Basta seguir o mesmo passo a passo citado no tópico anterior.

Ao apagar sua chave aleatória, o antigo código será desvinculado da sua conta bancária automaticamente.

Duas pessoas podem ter a mesma chave?

Publicidade

Publicidade

A resposta é não. As chaves Pix são individuais, tanto ao utilizar dados pessoais, como CPF, CNPJ, telefone ou e-mail, quanto ao gerar um código aleatório no aplicativo.

A responsabilidade de gerar as chaves é do Banco Central, então, obviamente há todo um cuidado na hora de fornecer os códigos aos usuários para que eles não se repitam.

Se você ainda não está cadastrado no Pix, não perca mais tempo e crie sua chave no aplicativo do seu banco ou fintech de preferência. A ferramenta é ágil e segura, e garante transações mais rápidas e efetivas, tanto para pessoas físicas quanto para jurídicas.

Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

1 comentário

  • Quer me dar o mundo bom queria fazer demais

Deixe seu comentário