Educação RJ: Secretaria Municipal de Educação lança app de ensino!

criança em frente a computador

Agora, a educação RJ conta com um alicerce para viabilizar a aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro.

Essa medida se refere ao aplicativo Rioeduca em Casa, que faz parte da plataforma de ensino remoto.

Publicidade

Publicidade

Quer ficar por dentro desse assunto? Preparamos um post com as informações essenciais sobre esse app! Saiba mais a seguir.

Educação RJ com Google Classroom

criança em frente a computador

Por meio do aplicativo Rioeduca em Casa, tanto os alunos quanto os professores, vão ter acesso aos conteúdos online.

Além disso, esse software vai ter maior abrangência, pois terá ajuda do sistema “Google Sala de Aula” (Google Classroom), que vai impulsionar o ensino remoto.

Publicidade

Publicidade

Em vista do aplicativo lançado recentemente, é importante destacar que ele está disponível para os aparelhos celulares com sistema Android e iOS.

Além da possibilidade de estudar sem sair de casa, o aplicativo lançado pela rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, traz outros benefícios.

Dessa forma, os corpos discentes vão ter acesso à navegação gratuita. Isso porque a SME vai conceder dados móveis aos alunos, para que possam ter acesso às aulas transmitidas.

Enquanto aos docentes, eles vão conseguir promover o acompanhamento sobre a participação dos estudantes.

Além isso, a classe estudantil vai poder tirar dúvidas, realizar downloads e uploads utilizando o chat.

Como acessar o app da Educação RJ?

Para o usuário ter acesso ao aplicativo, ele vai precisar ir à loja de aplicativos do aparelho celular, digitar o nome do software no campo de busca e baixá-lo.

Publicidade

Publicidade

Com o intuito de ter mais agilidade nesse processo, basta seguir o passo a passo:

Estudante: a forma de logar é digitando o próprio e-mail juntamente do número de matrícula com 13 dígitos, seguido de “@alunocarioca.rio” — exemplo: [email protected]

Já a senha, ela deve conter a palavra “rio” e a data de nascimento do aluno, conforme o seguinte formato DD/MM/AAAA (as barras devem ser inclusas).

Se o aluno precisar de alguma informação que tem a ver com o número de matrícula, por exemplo, ou careça de outro tipo de suporte, é preciso entrar em contato com a unidade escolar ou, ligar para a central pelo número 1746.

Publicidade

Professor: o login do corpo docente é efetuado utilizando o e-mail institucional Rioeduca. — exemplo: [email protected] Para a senha, usa-se a mesma do e-mail.

Publicidade

Se surgir alguma dificuldade para acessá-lo, o Helpdesk da Secretaria Municipal de Educação é o canal de suporte disponível.

Informações adicionais

Caso o usuário conceda que uma configuração de conexão de rede privada virtual (VPN) seja configurada, ele deve clicar em “Ok” assim que visualizar uma mensagem quando logar no app.

A respeito do pacote de internet, é de extrema importância ressaltar que o estudante só vai ter gastos de sua própria internet ao efetuar downloads e login na plataforma.

Publicidade

Publicidade

Fora isso, dentro do aplicativo Rioeduca em Casa, o aluno não terá gasto algum com o consumo de internet.

Em vista de que o aplicativo está dando os seus primeiros passos, lembre-se de ficar atento aos upgrades que estão por vir.

Paulo Victor SilvaEstudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante de leitura e apaixonado por música.
Veja mais ›
Fechar