Eja 2022 Matrículas – O que é o Eja? Como Funciona? Para quem é Indicado?

A Educação de Jovens e Adultos tem como objetivo garantir o acesso à educação para pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar em período regular. 

Nesse caso, tanto jovens a partir de 15 anos quanto adultos podem se matricular em instituições de ensino que oferecem o programa EJA a fim de concluir os estudos

Publicidade

Publicidade

Aulas

De modo geral as aulas do EJA são ministradas no período noturno para que os alunos possam frequentar o ambiente escolar com mais assiduidade, especialmente aqueles que trabalham em horários distintos.

Além disso, o conteúdo programático é oferecido de forma direcionada e inclusiva para que os estudantes possam absorver os conhecimentos com facilidade e objetividade e, acima de tudo, que possam aplicá-los no mercado de trabalho.

Avanço social

Tal iniciativa é capaz de contribuir com o avanço social de milhões de famílias que se encontram em condições de vulnerabilidade social e econômica do país, tornando o EJA uma espécie de assistência educacional e profissional.

Publicidade

Publicidade

Prazo para matrícula e inscrição varia conforme os estados e municípios

O EJA também tem a intenção de colaborar progressivamente com os processos de estudos em níveis mais elevados. 

Com isso, o programa assegura o acesso à educação em diferentes momentos da vida de forma responsável e solidária entre as principais esferas de governo.

Alfabetização

Apesar de englobar diversos jovens, o EJA atua especialmente em processos de alfabetização tardia a fim de compensar e reduzir o índice e o impacto do analfabetismo no Brasil.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, atualmente o Brasil possui cerca de 11 milhões de analfabetos, sendo a maioria idosos, totalizando 18%.

Inscrição

Por conta da pandemia da Covid-19, o processo de inscrição para o EJA deve ser feito totalmente pela internet.

Para que sejam evitadas aglomerações e filas, as unidades de ensino também estão exigindo a pré-matrícula para 2022. 

Publicidade

Publicidade

Sendo assim, inicialmente o aluno deve escolher a instituição de ensino de interesse e informar alguns dados pessoais.

Depois disso deverá acessar o portal oficial da matrícula EJA 2022 do estado em que reside e informar a data de entrega dos documentos.

Vale lembrar que o procedimento deverá ser feito de acordo com o calendário que ainda não foi anunciado.

Quem preferir pode seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site Matrícula Fácil ou o portal da Secretaria de Educação do seu Estado;
  • Procure pela Modalidade EJA;
  • Clique em pré-matrícula;
  • Preencha os dados pedidos e envie.
Publicidade

A cidade que não oferecer o processo de matrícula online deverá oferecer o serviço presencial junto à secretaria da escola. 

Publicidade

Contudo, deve tomar os devidos cuidados sanitários para evitar casos de contaminação pelo novo coronavírus.

Consulta de vagas

Quem estiver interessado em consultar as vagas para o próximo ano pode realizar o procedimento pelo site da Secretaria de Educação do Estado. 

Para os casos em que o EJA é oferecido por escolas públicas cabe à prefeitura do município informar sobre o programa, bem como sobre a quantidade de vagas disponíveis.

Publicidade

Publicidade

Nesse caso a consulta de vaga deve ser feita pelo portal de cada prefeitura inscrita no EJA.

Calendário 2022

O calendário do EJA tem como objetivo orientar as pessoas interessadas em participar do programa sobre as datas da matrícula, bem como o período de realização das aulas.

Vale lembrar que o calendário para veteranos ocorre em prazos diferenciados de iniciantes. Além disso, o calendário para o próximo ano ainda não foi divulgado pela maioria das instituições que oferecem o programa.

Segundo Semestre

Em relação ao segundo semestre deste ano, nesta semana diversas instituições de ensino anunciaram a abertura do processo de matrícula para os jovens e adultos interessados em participar do programa de Educação de Jovens e Adultos.

As aulas estão sendo realizadas em diferentes modalidades, como presencial e virtual, por conta da pandemia, mas a determinação varia de acordo com as orientações estaduais.

Nesse caso, se você se inscrever para participar do EJA no segundo semestre de 2021 é importante consultar os canais de informações responsável pelo processo de matrícula do seu estado e município para efetivar sua participação nas aulas.

Fonte: Matrículas 2022

Julia é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e, no momento, atua como redatora para o portal NoDetalhe. Ao longo da carreira, a jornalista tem se especializado em produção de conteúdo otimizado para motores de busca e conversão, além de gerenciamento de mídias sociais e marketing digital.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário