Eleições 2022: conheça os pré-candidatos ao governo do Rio Grande do Sul
Veja quem são os pré-candidatos ao governo do Rio Grande do Sul nas eleições de 2022 e como está o cenário atual no estado.
Faltando pouco menos de cinco meses para as eleições de 2022, o Rio Grande do Sul é um dos estados com cenários mais incertos na disputa pelo governo, já que há dúvidas sobre a participação de alguns dos pré-candidatos.
Uma das principais dúvidas é justamente em relação ao candidato que irá representar a atual gestão, já que Eduardo Leite (PSDB) ainda pode pintar nesta corrida.
A seguir, confira como está o cenário atual de pré-candidatos ao governo do Rio Grande do Sul, o que ainda pode mudar nos próximos meses.
Eduardo Leite (PSDB)

Apesar de ter renunciado ao cargo para tentar uma participação mais ativa na corrida presidencial deste ano, Eduardo Leite pode disputar a reeleição em 2022.
Em 2018, o ex-prefeito de Pelotas foi eleito o governador mais jovem do Brasil, aos 33 anos. Recentemente, também se tornou o primeiro governador do país a se declarar homossexual.
Mas caso o tucano resolva não disputar a reeleição, o candidato da atual gestão deve ser Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), que assumiu o governo após a renúncia de Eduardo Leite.
Onyx Lorenzoni (PL)
O ex-ministro da Casa Civil e do Trabalho e Previdência deve ser o candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao governo do Rio Grande do Sul.
Um dos principais aliados políticos de Bolsonaro, Onyx lidera as intenções de voto para o governo gaúcho, segundo pesquisa Real Time Big Data divulgada no dia 18 de abril. Em um cenário com a presença de Eduardo Leite, ele aparece com 19% das intenções de voto, contra 13% do ex-governador.
Beto Albuquerque (PSB)
Ex-deputado federal por quatro mandatos, Beto Albuquerque também foi candidato a vice-presidente na chapa de Marina Silva nas eleições de 2014, assumindo a posição após a morte de Eduardo Campos.
Mas Albuquerque tem um obstáculo interno que pode dificultar sua candidatura. Isso porque é possível que o PSB, seu partido, forme aliança com o PT no estado, o que pode levar a uma candidatura única encabeçada pelo petista Edegar Pretto.
Edegar Pretto (PT)
Em seu terceiro mandato seguido como deputado estadual, Edegar Pretto tem boa presença em movimentos sociais e pode ser o candidato do ex-presidente Lula (PT) no estado.
Na pesquisa Real Time Big Data de abril, Pretto tem 5% das intenções de voto nos dois cenários sem considerar apoios de presidenciáveis, e chega a ficar atrás de Beto Albuquerque. No entanto, quando a pesquisa inclui o apoio de Lula, o deputado chega a 16% e aparece em segundo lugar.
Luís Carlos Heinze (PP)
Outro pré-candidato que pode disputar o apoio de um presidenciável é o senador Luís Carlos Heinze, que também é aliado de Bolsonaro no Congresso.
Entretanto, ao contrário de Onyx, Heinze só aparece com destaque na pesquisa Real Time Big Data nos cenários com o apoio do presidente, onde chega a marcar 23%. Mas nos cenários que incluem Onyx na disputa, Heinze aparece com 5% das intenções de voto.
Outros pré-candidatos ao governo do Rio Grande do Sul
Além dos nomes citados, a lista de pré-candidatos que podem disputar o governo do Rio Grande do Sul ainda inclui:
- Romildo Bolzan Júnior (PDT);
- Pedro Ruas (PSOL);
- Marco Della Nina (Patriota);
- Roberto Argenta (PSC);
Para conferir mais detalhes da pesquisa Real Time Big Data, veja os resultados de todos os cenários.
Veja também: Eleições 2022 – conheça os pré-candidatos ao governo do Paraná
Deixe seu comentário