Eleições 2022: conheça os pré-candidatos ao governo do Rio Grande do Sul

Veja quem são os pré-candidatos ao governo do Rio Grande do Sul nas eleições de 2022 e como está o cenário atual no estado.

Faltando pouco menos de cinco meses para as eleições de 2022, o Rio Grande do Sul é um dos estados com cenários mais incertos na disputa pelo governo, já que há dúvidas sobre a participação de alguns dos pré-candidatos.

Uma das principais dúvidas é justamente em relação ao candidato que irá representar a atual gestão, já que Eduardo Leite (PSDB) ainda pode pintar nesta corrida.

Publicidade

Publicidade

A seguir, confira como está o cenário atual de pré-candidatos ao governo do Rio Grande do Sul, o que ainda pode mudar nos próximos meses.

Eduardo Leite (PSDB)

Eleições 2022: conheça os pré-candidatos ao governo do Rio Grande do Sul
Veja quem são os pré-candidatos ao governo do Rio Grande do Sul em 2022. Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio do Piratini

Apesar de ter renunciado ao cargo para tentar uma participação mais ativa na corrida presidencial deste ano, Eduardo Leite pode disputar a reeleição em 2022.

Em 2018, o ex-prefeito de Pelotas foi eleito o governador mais jovem do Brasil, aos 33 anos. Recentemente, também se tornou o primeiro governador do país a se declarar homossexual.

Publicidade

Publicidade

Mas caso o tucano resolva não disputar a reeleição, o candidato da atual gestão deve ser Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), que assumiu o governo após a renúncia de Eduardo Leite.

Onyx Lorenzoni (PL)

O ex-ministro da Casa Civil e do Trabalho e Previdência deve ser o candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao governo do Rio Grande do Sul.

Um dos principais aliados políticos de Bolsonaro, Onyx lidera as intenções de voto para o governo gaúcho, segundo pesquisa Real Time Big Data divulgada no dia 18 de abril. Em um cenário com a presença de Eduardo Leite, ele aparece com 19% das intenções de voto, contra 13% do ex-governador.

Beto Albuquerque (PSB)

Ex-deputado federal por quatro mandatos, Beto Albuquerque também foi candidato a vice-presidente na chapa de Marina Silva nas eleições de 2014, assumindo a posição após a morte de Eduardo Campos.

Mas Albuquerque tem um obstáculo interno que pode dificultar sua candidatura. Isso porque é possível que o PSB, seu partido, forme aliança com o PT no estado, o que pode levar a uma candidatura única encabeçada pelo petista Edegar Pretto.

Edegar Pretto (PT)

Em seu terceiro mandato seguido como deputado estadual, Edegar Pretto tem boa presença em movimentos sociais e pode ser o candidato do ex-presidente Lula (PT) no estado.

Publicidade

Publicidade

Na pesquisa Real Time Big Data de abril, Pretto tem 5% das intenções de voto nos dois cenários sem considerar apoios de presidenciáveis, e chega a ficar atrás de Beto Albuquerque. No entanto, quando a pesquisa inclui o apoio de Lula, o deputado chega a 16% e aparece em segundo lugar.

Luís Carlos Heinze (PP)

Outro pré-candidato que pode disputar o apoio de um presidenciável é o senador Luís Carlos Heinze, que também é aliado de Bolsonaro no Congresso.

Entretanto, ao contrário de Onyx, Heinze só aparece com destaque na pesquisa Real Time Big Data nos cenários com o apoio do presidente, onde chega a marcar 23%. Mas nos cenários que incluem Onyx na disputa, Heinze aparece com 5% das intenções de voto.

Outros pré-candidatos ao governo do Rio Grande do Sul

Além dos nomes citados, a lista de pré-candidatos que podem disputar o governo do Rio Grande do Sul ainda inclui:

  • Romildo Bolzan Júnior (PDT);
  • Pedro Ruas (PSOL);
  • Marco Della Nina (Patriota);
  • Roberto Argenta (PSC);
Publicidade

Para conferir mais detalhes da pesquisa Real Time Big Data, veja os resultados de todos os cenários.

Publicidade

Veja também: Eleições 2022 – conheça os pré-candidatos ao governo do Paraná

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário